sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Arqueólogos amadores encontram maiores pegadas de dinossauro do mundo

Paleontólogos amadores encontram maiores pegadas de
dinossauro do mundo, confirmadas por especialistas

Uma dupla de caçadores amadores de fósseis da França descobriu o que se acredita serem as maiores pegadas de dinossauro já encontradas no mundo.
.
A descoberta de Marie-Helène Marcaud e Patrice Landry, no vilarejo de Plagne, perto de Lyon, em abril, foi confirmada na terça-feira (6) por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês).
Raguet Hubert/CNRS Photothèque
.
Paleontólogos amadores encontram maiores pegadas de dinossauro do mundo, confirmadas por especialistas.
.
Segundo os cientistas, as pegadas se estendem por uma distância de centenas de metros e foram deixadas por saurópodes --herbívoros gigantes de pescoço comprido.
.
"Vamos fazer mais escavações nos próximos anos e esperamos que elas revelem que o sítio de Plagne é um dos maiores do tipo no mundo", disse Jean-Michel Mazin, pesquisador do CNRS.
.
Jurássico
.
Os cientistas informaram que as pegadas têm formas circulares com diâmetros que variam de 1,2 metro a 1,5 metro, o que significa que foram deixadas por animais de até 40 toneladas, e com mais de 25 metros de comprimento.
.
As bordas das pegadas têm um sedimento calcáreo, que data do período Jurássico (há cerca de 150 milhões de anos), quando a região era coberta por um mar morno e raso.
.
Apesar de o rastro ter sido deixado por animais gigantescos, eles não foram os maiores dinossauros já conhecidos.
.
Alguns cientistas acreditam que o Amphicoelias fragillimus, também da família dos saurópodes, pesavam até 122 toneladas e teriam de 40 a 60 metros de comprimento.

.FolhaOnline-BBC BRASIL

07/10/2009 - 09h08

Atualizada em 20 de novembro de 2009

2 comentários:

manuel disse...

Oi querida Mazé!parece realemente impossivel mas foi real essa descoberta cà em França.Beijos e abraços

Mazé Silva disse...

Olá meu amigo querido!

Que felicidades, receber a sua ilustre visita, pois você sabe o quanto eu te considero e sei da pessoa maravilhosa que és.

É Manuel, foi uma grande descoberta. Parece mesmo inacreditável.

Fiquei feliz, e volte sempre, tá?

Beijos e abraços!

Mazé Silva