DESTAQUES

domingo, 29 de novembro de 2009

Buracos negros gigantes nasceram em 'casulos estelares', diz estudo

"Perspectiva da Visão artística de um buraco negro (Abril de Hobart, a Nasa, Chandra X-Ray
Observatory) "

Um estudo feito nos Estados Unidos propõe uma nova teoria para uma formação de buracos negros "supermassivos" - massas com milhões ou até bilhões de vezes maiores que a do Sol -, sugerindo que eles se formaram em "casulos" de gás dentro de estrelas.

O estudo, da Universidade do Colorado, na cidade de Boulder, apresenta uma alternativa à teoria mais aceita hoje em dia sobre a formação desses eventos cósmicos, a eles que de Surgiram a partir da união de um grande número de pequenos buracos negros.

O astrônomo que liderou o estudo, Mitchell Begelman, analisou os buracos negros Surgidos a partir de estrelas supermassivas surgidas nos primórdios do Universo.
Segundo ele, em alguns casos, o núcleo dessas estrelas entra em colapso, formando buracos negros - que, Devido ao tamanho dessas estrelas, já nascem maiores buracos negros que comuns.

Em um segundo estágio de formação, esses buracos negros passam uma engolir a matéria ao redor, dentro da estrela, formando um "casulo" e inchando até engolir o que restou do material que formava uma estrela.

"O que é novo aqui é que acreditamos ter encontrado um novo mecanismo Relativamente rápido de formação desses gigantes", Begelman disse.

Os buracos negros são objetos cósmicos extremamente Densos formados, acredita-se, pelo colapso de estrelas, e com um campo gravitacional tão forte que nada, nem mesmo a luz, é Capaz de escapar da sua atração.

Esses eventos também não detectados pelos astrônomos Diretamente, mas sim por sinais como movimento de matéria estelar girando em torno deles.

Nenhum comentário:

Adbox