DESTAQUES

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Congresso Nacional e internacional das Santas Casas de Misericórdias e Hospitais Filantrópicos


Congresso reúne 600 em Fortaleza



O IX Congresso Internacional das Misericórdias e o XIX Congresso Nacional das Santas Casa de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas começou ontem (24), em Fortaleza, Ceará.

O CIM 2009 reúne 600 pessoas de várias nacionalidades para discutir questões acerca da filantropia no mundo, até sexta. Palestrantes da Espanha, Ucrânia, França, Luanda, Portugal, Índia, Itália e Brasil já estão na cidade para transformar o Conclave num espaço de profundas reflexões.

As temáticas abordadas referem-se ao futuro de nossas Organizações, como:

As Santas Casas e Entidades Filantrópicas: no contexto da globalização; Terceiro Milênio: Missão e Presença das Santas Casas; Responsabilidade Social – Profissionalização de Gestão e Marketing; Missão estratégica e Institucional: Relação Público, Privada Empresarial e Empresariado Social; Princípios espirituais e formativos das Misericórdias a nível mundial.

“Reconhecemos o papel histórico das Santas Casas e Filantrópicos no Ceará, por isso estamos presentes reforçando a parceria do Governo do Estado com o setor”, afirmou o secretario estadual de saúde, João Ananias Vasconcelos Neto, representando o governador do estado, Cid Gomes, na cerimônia de abertura.


O governador Cid Ferreira Gomes será o palestrante de abertura do IX Congresso Internacional das Misericórdias e XIX Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas que ocorrerão de 24 a 27 próximos, no Hotel Vila Galé. Confirmou, nesta terça-feira, o presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, deputado federal José Linhares (PP).

Segundo disse, o encontro reunirá delegações de mais de cinco países, que discutirão temas relacionados ao futuro das organizações filantrópicas.

O ministro José Gomes Temporão (Saúde), de acordo com o deputado federal José Linhares, virá encerrar o encontro. Quem comemora mesmo é o setor turístico local que, nesse período de baixa estação, tem surpreendido em termos de movimento por conta de congressos. Pontos para a Secretaria do Turismo do Estado e o Fortaleza Convention Bureau.



“Quem sabe faz a hora...”

De 24 à 27 – são os nossos Congressos.

Entramos na contagem regressiva. Dentre poucos dias o Brasil e o Mundo se abraçarão para celebrar, respectivamente, o IX Congresso Internacional das Misericórdias e o XIX Congresso das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

Serão dias entremeados com muito estudo, novas visões, experiências compartilhadas e, sobretudo, de vivências e encontros marcados pelo idealismo, pela fraternidade, pelo afeto e ânimo que entusiasmam nossa caminhada.

Você é conhecedor, que o templo que edificamos é, simultaneamente, obra da graça benevolente de Deus e do esforço solidário que cada um despende para manter sempre acesa a pira do amor ao próximo.

Sua presença é insubstituível, não pode ser delegada, você é o patrimônio maior de nossas Instituições, é o arcano sagrado que traz consigo o mistério e o milagre que supera a transitoriedade do tempo e nos lança na infinitude do eterno.

Todo sacrifício para se fazer presente aos nossos Congressos, será amplamente recompensado pela gama de conhecimento que vai adquirir, mas sobretudo, pelo revigoramento de seus propósitos que incendeiam a generosidade de seu idealismo.

Venha, já prelibamos a alegria do Encontro. Dos dias 24 a 27 de Novembro, seremos a grande orquestra, cantando e dançando a Sinfonia da Vida.
Com carinho e com afeto,

Dep. Pe. José Linhares Ponte Antônio Brito
Presidente da CIM



Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza


Cartão-postal Panorâmico da Santa Casa e Passeio Público em 1932.
A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza é um hospital da cidade de Fortaleza. É o primeiro hospital da cidade e foi construído inicialmente com recursos públicos fornecidos à província para resolver os problemas decorrentes da última epidemia de febre amarela.

História

O hospital foi inaugurado em 1861, a princípio com 80 leitos, tinha como mantenedora a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. O Dr. Joaquim Antônio Ribeiro foi o primeiro médico nomeado para trabalhar na Santa Casa, em 12 de março de 1861. Formado em medicina pela Universidade de Harvard em 1853.

No começo do século XX a Santa Casa de Fortaleza enfrentou a grande calamidade pública que foi a seca de 1915 que passou a atender uma grande massa de retirantes sofrendo das mazelas da seca.

Dez anos depois da grande seca, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital de alta tecnologia ao ser o primeiro no estado a introduzir o serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1925 aparelho de Raios X.

Em 1961, a Santa Casa de Fortaleza completou 100 anos e contava então com 300 leitos tornando-se então um hospital de grande porte. Na década de 70 passou por modificações em seus estatutos quando foi desligado da Arquidiocese de Fortaleza. Em março de 1971 foi inaugurado um centro cirúrgico que em pouco tempo fez com que fosse o hospital a realizar o maior número de cirurgias em todo o Ceará.

Nos anos 80 a Santa Casa passou a integrar um modelo de atendimento médico baseado no Sistema Único de Saúde – SUS e vivenciar a séria crise que a saúde pública vem sofrendo no Brasil desde então.

Ligações externas

Este artigo é um esboço sobre um hospital ou uma instituição de saúde. Você pode ajudar a Wikipédia .


Palavra do Provedor


A Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza busca a satisfação dos seus usuários, colaboradores e parceiros a fim de ser reconhecida pela sociedade como uma instituição filantrópica de saúde, que busca proporcionar esta satisfação, com ética, respeito e cooperação. Este é um site de saúde, fruto de experiências profissionais adquiridas ao longo de 147 anos de atuação na assistência ao doente e docência da área.

2 comentários:

Eneide disse...

Mazé muito obrigada por ter colocado o nosso congresso no blog.
Foi muito bom com participantes de todo Brasil e daqueles que voce colocou.
Abraço

Mazé Silva disse...

Oi minha irmã Eneide!

Era pra ter colocado antes mas não tive tempo.

Ainda pensei em me estender no assunto, falando da Santa Casa de Aracati colocar sua foto, falar da Santa Casa do Porto ou de Lisboa, já que tivemos participantes e palestrante de lá.

Mas fiquei só nisso aí. Manda as fotos e o resultado do Congresso que eu posto aqui como matéria importante para o Ceará, Brasil e o Mundo.

Não tem que agradecer, fiz apenas uma obrigação, já que as Santas Casas ajudam a tantas pessoas carentes e como entidade filantrópica merece ser divulgada.

Beijos da mana!

Mazé silva

Adbox