terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cultura - Dia da Consciência Negra




O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil E é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no País Palestras) organizam e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se Evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização Perante uma sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura - comemoração que tem Sido rejeitada por enfatizar muitas vezes um "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma atitude da Celebração de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Após 10 anos de discussão, Estatuto da Igualdade Racial DEVE virar lei

Meta de que lei fosse sancionada nesta sexta (20) não foi alcançada.Estatuto polêmicos temas dividem opiniões sem nenhum movimento negro.


Criado para ESTABELECER Diretrizes e Garantir direitos para uma população negra, o Estatuto da Igualdade Racial DEVE ter concluída uma votação no Senado ainda neste mês de novembro, segundo previsão do governo federal, e DEVE virar lei em 2009 após 10 anos do início das discussões sobre o tema.

Leia também: "Caminhada contra a desigualdade racial ainda é longa", diz ministro

O projeto de lei que cria o estatuto foi aprovado no dia último 9 de setembro (veja vídeo ao lado) em comissão da Câmara em caráter terminativo (sem passar pelo Plenário) e agora precisa ser aprovado no Senado antes de ir à Sanção presidencial e virar lei.

A previsão inicial do governo era de que o projeto fosse sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. De acordo com o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, embora não tenha uma meta cumprida Sido, ajudou um agilizar as discussões sobre o tema.

"Um expectativas tem gente que às vezes não se confirmam. Mas é importante ter definido uma meta, que mesmo não sendo cumprida, criou uma Possibilidade de o estatuto ser votado em plenário no mês de novembro ainda", disse o ministro em entrevista ao G1 .
COM A implementação dessa lei, o governo brasileiro espera CONTRIBUIR para o resgate das contribuição dos Povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares-foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do Quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e Manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, sua Importância como também na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci% C3% AAncia_Negra

Site G1 - 20/112009

Vídeo de Clara Nunes pra culminar com o "Canto das Três Raças"


2 comentários:

Glória disse...

Fã incondicional da lnda Clara Nunes...prá mim ela tá viva.

Mazé Silva disse...

Oi Glória!

Eu também sou fã da Clara Nunes e em homenagem ao Dia da Consciência Negra, achei uma maravilha colocar essa canção muito bem interpretada por ela, " O Canto das Três Raças.

Valorizar uma dessas três que é mais discriminada, é louvável pra o engrandecimento e tomada de consciência, para aqueles que passaram a ver com outos olhos os nossos irmãos e que devemos incutir que eles são iguais tanto quanto nós.

Glorinha minha amada, volta sempre. Fico feliz com sua presença!

Beijos da amiga!

Mazé Silva