sábado, 28 de novembro de 2009

Estação Espacial fotografa Glaciar Upsala, na Argentina, formando icebergs

Grandes fragmentos de gelo flutuam no Lago Argentino.
Região também apresenta sinais de aquecimento, diz Nasa.

Glaciar Upsala flui do campo de gelo do sul da Patagônia até o Lago Argentino (Foto: ISS/Nasa)

Foto tirada pela tripulação da Estação Espacial Internacional registra a região final do Glaciar Upsala, na Argentina, com icebergs se formando no Lago Argentino.

Como muitos outros glaciares da região, passou por um significativo encolhimento durante o século passado, informa a Nasa, a agência espacial americana.


Região também é afetada por aquecimento, diz Nasa

(Foto: GUY Christian/hemis.fr)


Os glaciares são “rios de gelo” que escoam das montanhas para regiões mais baixas, onde o gelo pode derreter, se romper na forma de icebergs ou reforçar uma plataforma.

Os glaciares funcionam como escavadeiras, empurrando terra e rochas à sua frente e deixando destroços nas duas margens.

O Upsala flui desde o campo de gelo do sul da Patagônia, que também dá origem ao Glaciar Perito Moreno, até o Lago Argentino.

A imagem foi obtida em 25 de outubro com uma câmera digital Nikon D2Xs, e divulgada nesta segunda-feira (16).

Do G1, em São Paulo

Vídeo - Aquecimento Global - Desgelo



4 comentários:

manuel disse...

Oi querida Mazé! terriveis sinais de alerta como disse aquele que a gente conhece.Mazé a gente tem mesmo que despertar porque embora estas imagens sejam espétaculares para ver no presente mas tambem e sobre tudo sao tristes para pensar no futuro.Por isso vamos ser optimistas para que a natureza continu-e a ser natural que a gente nao seja triste pense so no bem que assim a felicidade um dia vem.Beijos e abraços

Mazé Silva disse...

Oi meu querido Manuel!

É Manuel são imagens lindíssimas, e que sabemos que precisamos de um SOS Mundial pra a destruição do planeta, que a cada dia alastra-se e a humanidade tem dificuldade de concientizar-se quanto ao perigo que estamos correndo.

AS catástrofes já estão ai, tudo em consequencia do mal uso da natureza.

E O nosso Rei Roberto Carlos sempre foi sensível para esses problemas como falastes o trecho "Terríveis sinais de alerta!" Bem lembrado meu amigo!

Beijinhos pra você!

Mazé Silva

Eneide disse...

Há pouco tempo atrás se falava neste sutuação como se fôssemos sentir tão longe! Jé estamos sentido o resultado pelo descaso com a natureza. Eu fico muito triste com isso e até desanimo às vezes mas ainda é tempo de lutar para minimizar os agravos.
Abraço da mana

Mazé Silva disse...

Olá minha Mnha Ir. Eneide!

Isso mesmo que você falou. Pensávamos que estava tão longínquo essa realidade que víamos apenas nos livros ou na TV.

Já estamos sentindo na pele o despreso que o homem tem com a natureza, pensando só no progresso e sem ter limites das ações devastadoras.

Valeu Eneide pela sua participação positiva.

Um beijo grande da sua mana,

Mazé Silva