sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ramos da Geografia



A Geografia Física
.
É uma Ciência da Terra (geociência) que estuda o clima, a vegetação e a fauna, o solo, os rios, os mares e oceanos, as paisagens e como tudo isso se formou e se distribuiu no espaço.
.
De uma forma mais geral, podemos dividir o objeto de estudo da Geografia Física em:
.
1 - litosfera
.
A litosfera (do grego λίθος [líthos] = "rocha" + σφαίρα [sfaíra] = "esfera") é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
.
2 - Hidrosfera
.
Hidrosfera (do grego ύδωρ [hydor] = "água" + σφαίρα [sphaira] = "esfera") é o conjunto de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre.
.
3- Atmosfera
.
A atmosfera (do grego ἀτμός [Atmos] = "vapor de água, vapor, ar" + σφαῖρα [sphaira] = "bola, esfera"), é uma camada de gazes que cobrem a superfície da Terra graças à ação da força gravitacional.
.
4- Pedosfera
.
O pedosfera é uma parte da geosfera e descreve a interface entre a atmosfera e a litosfera. É uma zona fronteiriça da superfície da Terra em que a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera interagem entre si.
.
5- Biosfera
.
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres, ou seja, é a zona onde se encontra vida na Terra. Nela encontramos todos os seres vivos, suas interrelações e suas interações com o meio físico (litosfera, atmosfera e hidrosfera).
.
Diversas disciplinas se enquadram em maior ou menor grau no que chamamos de Geografia Física, dentre as quais:
.
Biogeografia
.
É o estudo da distribuição da biodiversidade no espaço e no tempo. Investiga onde vivem os organismos e sua abundância. Procura descobrir não apenas quais espécies vivem em uma determinada época e onde elas vivem, mas também o porquê de ela viverem onde vivem e não viverem em outro(s) lugares. Geralmente é possível explicar esses padrões de distribuição das espécies com base em fatores históricos como especiação, extinção, deriva continental,glaciação e captura fluvial.
.
Geografia física - Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Hidrografia, Geografia ambiental, Paleogeografia, Geografia, Astronômica.
.
Áreas de Suporte -
Cartografia, Toponímia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Geologia, Pedologia, Glaciologia, Hidrografia, Oceanografia, Meteorologia, Antropologia Sociologia, Filosofia e Estatística.

Continentes
.
Antártica, África-Eurásia, América, Austrália, África, Eurásia, América do
Norte, Oceania, Europa,Ásia, América do Sul.
.
Geológicos : GondwanaLaurásiaPangéiaRodínia
.

África: África Central, África Oriental, Grandes Lagos Africanos, Guiné, África Setentrional, Maghreb, Noroeste da África, Saara, África Meridional, Subsaariana e África Ocidental.
.
Americas: Mesoamérica, América Setentrional, América Média, América Anglo-Saxônica, América Latina, América Espanhola, América Portuguesa, América do Norte, Grandes Lagos, América Central, América Central Continental, Caribe Pequenas Antilhas Grandes Antilhas América do Sul Andes Bacia do Prata Cone Sul, Guianas, Norte Sul-Americano, Caribe Sul-Americano.
.
Eurásia: Anatólia, Península Arábica, Ásia Ásia Central, Ásia Oriental, Ásia Setentrional, Balcãs, Báltico, Benelux, Cáucaso, Escandinávia, Fino-Escandinávia, Europa nórdica, Europa celta, Europa latina, Europa eslava, Europa germânica, Europa, Europa Central, Europa Ocidental, Europa Oriental, Europa Setentrional, Ilhas Britânicas, Mediterrâneo, Oriente Médio, Subcontinente indiano, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e Sudoeste Asiático.
.
Oceania: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.
.
Pólos:
Ártico e Antártica




Geografia humana
.
É uma ciência humana que se consagra ao estudo e a descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço que a compreende, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade bem como o estudo do homem em que vivemos nos sentido da relação do homem com o espaço, o homem espacializado.
.
Teoria e Metodologia em Geografia Humana/Epistemologia da Geografia Humana
.
Dentro de cada campo da geografia humana se pode utilizar diferentes abordagens filosóficas para a pesquisa; por isto um geógrafo humano pode ser um geógrafo urbano marxista ou um geógrafo urbano feminista etc. Tais abordagens são:
.
Geografia do comportamento , Geografia crítica, Geografia feminista,Geografia marxista .

Uma grande pergunta na geografia humana é se existe uma unidade básica de estudos (ou escala "geral") para estudar/analisar o espaço), e quál seja esta unidade. A pergunta é cómo delimitar o espaço para que a sua análise seja mais fácil? Exemplos de escalas básicas de geografia humana podem ser:

Habitat, Local; Lugar; Meio (meio ambiente, meio cultural,...); Paisagem( campo visual)

A região é uma unidade de estudo tradicional (geografia regional francesa, Roger Brunet);
A "região" contém uma idéia de homogeneidade (por exemplo a região amazônica está principalmente coberta por mata); a região como unidade básica nos estudos da geografia humana foi criticada por Pierre Bourdieu na sua obra Poder simbólico;
Território: o território sendo uma área de jurisdição duma autoridade (no caso do Brasil por exemplo município, estado e federação; o território contém a conceição tradicional de poder (geografia política); o território e é uma construção militar, jurídica e ideológica; o "fora do território" se chama extraterritorialidade ou territorios em disputa; o território é uma escala fundamental;Urbano.

Método
Como em todas as ciências, na geografia humana se utiliza métodos e conceitos que servem para soster teorias.

Segundo Ron Johnston, existem três grupos de métodos na geografia humana: o "positivista", o "humanistico-hermeneutico", e o "estrutural".

Outros métodos em geografia podem ser (lista não exaustiva):
.

método estruturalista; fenomenológico; funcionalista; marxista; neopositivista; teoria de sistemas.

Campos da geografia humana
.
Como a geografia humana estuda a própria sociedade através do espaço (ou a espacialidade da vida social), as dimensões do estudo da geografia humana são as dimensões básicas da sociedade, ou seja a dimensão económica, a dimensão política, e a dimensão cultural da sociedade, entre outras coisas; resultam a geografia económica, a geografia política, e a geografia cultural, entre outros campos da geografia humana:

Geografia econômica, Economia, Geografia cultural, Antropologia, Geografia social, Sociologia, Geografia histórica, História, Geografia rural agronomia, Geografia ambiental Estudos ambientais, Geografia médica,Medicina e Saúde, Geografia política e Geopolítica, Ciencia política, Geografia estratégica, Geoestrategia, Urbanismo, Arquitectura, Ecologia humana, Geografía humana.

Geógrafos Importantes na Geografia Humana

Carl Ritter (1779 – 1859); Paul Vidal de la Blache (1845 - 1918) - Fundador da Escola Francesa de Geoploítica e possibilismo; Halford John Mackinder (1861 – 1947);

Carl O. Sauer (1889 – 1975) - Crítico do determinismo ambiental; Walter Christaller (1893 – 1969); Richard Hartshorne (1899 – 1992);

Torsten Hägerstrand (1916 - 2004); Waldo R. Tobler (*1930); David Harvey (*1935); Edward Soja (*1941); Doreen Massey (*1944); Nigel Thrift (*1949).

Milton SantosRitter (1779 – 1859); Paul Vidal de la Blache (1845 - 1918) - Fundador da Escola Francesa de Geoploítica e possibilismo; Sir Halford John Mackinder (1861 – 1947).

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_humana

http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Geografia

http://vestibular.wikidot.com/a:subdivisoes-da-geografia

Vídeo: Geografia: Geopolítica - Web Sapiens (Prof. Toid) -

Geopólitica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc...É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação.

Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder.
Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.Vídeo sem fins lucrativos, apenas educativos.www.professortoid.blogspot.com



2 comentários:

Eduarda Melo disse...

mt bom!!

Mazé Silva disse...

Olá, Eduarda Melo....!!!

Seja bem-vinda ao Elo Geográfico. Obrigada pela visita, embora não esteja atualizado por motivos superiores, mas se deus quiser em breve voltaremos...!!

Beijos...!!!