DESTAQUES

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Atolado em Marte


Você se lembra dos jipes Opportunity e Spirit em Marte que estão desde janeiro de 2004? Planejados para durar uns 3 meses, eles ainda estão lá trabalhando, enfrentando os rigores de um clima bastante inóspito para Equipamentos Eletrônicos.

Além da idade dos equipamentos, o desgaste pela contínua exposição à radiação de alta energia do Sol, BEM COMO O acúmulo de poeira sobre os painéis solares, que com Têm feito uma enguia percam eficiência ao longo dos anos. Mas ainda estão ativos.

Agora o problema é outro e bem inusitado. O Espírito está atolado em Marte! Na verdade desde o dia 23 de abril ele está preso em uma região batizada de "Troy" (Tróia). Desde 2006, uma das 6 rodas do jipe (um frontal direita) se quebrou e desde então tem o Espírito andando de ré, puxando uma roda defeituosa.

Em abril deste ano, ao caminhar sobre a superfície, o jipe atingiu uma área que se partiu. Era uma crosta que não resistiu ao peso do jipe e não seria grande problema, se por baixo não houvesse areia fina.

Essa areia como fez patinarem rodas. O resultado das primeiras tentativas de desatolar o jipe foi ele que afundou na areia fina. Diante disso, os cientistas da Nasa DECIDIRAM parar tudo e começaram a quebrar a cabeça para tentar Livrar o Espírito.

Desde então, Centenas de simulações foram feitas com uma réplica do jipe em Pasadena, na Califórnia. Existe uma área que simula as Condições do relevo marciano, que é usada para planejar as manobras dos jipes, executadas antes de Serem. Apesar de muito realistas, esse tanque de testes não é Marte, a começar pela gravidade que aqui é muito maior.

O plano atual é dar força total à frente, e ir derrapando o jipe em que uma direção para uma rampa suave, como rodas tenham tração suficiente para movimenta-lo. Só que fazer isso a milhões de quilômetros de distância, com algumas horas de intervalo entre o comando e a ação, não é tarefa fácil.


Além disso, ninguém sabe como será o comportamento do jipe com uma arrancada nesta roda defeituosa. Os Próprios cientistas dessa missão de desatolamento estão pouco otimistas.

Por outro lado, com o retiro forçado, o Espírito teve oportunidade de fazer um estudo detalhado de seu tanque de areia. A região onde está atolado é um lugar com uma grande concentração de sulfatos. Provavelmente, era uma nascente com água fervente ou uma saída lateral de um vulcão que produziu um tal crosta que se partiu com o peso do Espírito.

Vamos aguardar mais notícias. As tentativas começaram há alguns dias.


Nenhum comentário:

Adbox