DESTAQUES

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ceará no caminho do crescimento



Pós-crise num estado nordestino de um país em desenvolvimento. Mesmo assim, o cenário não tem nada de negativo. Com investimentos de bilhões, o Ceará se firma diante da economia nacional e é destino certo para Empreender com sucesso

Não faz muito tempo, "seca" e "pobreza" eram os termos Ceará o que lembravam. Mas isso está mudando e O Estado vem se destacando nos cenário regional e nacional em diversos aspectos econômicos. A soma dos resultados de crescimento se transforma em desenvolvimento, o que deixa os empreendedores e investidores com olhos atentos para a Terra da Luz.

De acordo com Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste (BNB), o Ceará está praticamente atingindo o limite de 30% em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) que pueden ser aplicados num mesmo Estado.

"Antes era uma Bahia que sempre atingia esse limite, lembra Soares. Para o presidente do BNB O crescimento do Brasil em 2010, estimado para 5 a 6%, será superado pelo crescimento do Nordeste. Somente de recursos em programas como o Crediamigo, do BNB a previsão é de fechar 2009 com recursos emprestados da ordem de R $ 400 milhões para 305 mil empreendedores. São pessoas que acreditam em mudanças.

Gente que quer crescer e percebe uma Possibilidade no Momento Atual. `` O Estado mudou sua cara, avalia Isidro Moraes, superintendente do BNB.

"O Ceará é a bola da vez, confirma Carlos Cruz, superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).

Ele lembra que uma Entidade no Estado foi responsável por mais da metade de todos os Capacitações e treinamentos realizados no ano este Nordeste. `` E mais do que isso, todas as Instituições e Órgãos Governamentais Unidos estão construindo uma autoestima do cearense.

Autoestima se constrói com o tijolo da educação, da saúde, da segurança e nós merecemos isso, afirma. "Ele avalia que a crise foi avassaladora para Europa e Estados Unidos. No Brasil não foi tão ruim, no Nordeste e ainda menos, no Ceará, a gente quase não percebeu".

No Foco


O Ceará volta a largar na elite também econômica da corrida No cenário internacional. Os resultados do Estado não Incluem o páreo de Disputas Empreendedoras de grandes investidores.

São empresas asiáticas e europeias que direcionam o olhar à Terra da Luz.

"O Ceará volta para a mesa de interesse de qualquer empreendedor. TEM CAPACIDADE de investir em infraestrutura e acelera o processo de Investimentos no espaço econômico, argumenta Antonio Balhmann, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE).

E Mais

- O Crediamigo é um Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, que funciona com o aval solidário, quando um grupo se forma e assumir uma responsabilidade conjunta não pagamento das prestações. Os valores variam de R $ 100 a R $ 4 mil. Mil O empréstimo pode ser renovados e chegar até R $ 15.

- Em todo o Ceará o ano de 2009 DEVE fechar cerca de R $ 400 milhões emprestados para quase 305 mil empreendedores.

- Em Limoeiro do Norte São 5,300 clientes e uma carteira de Empréstimos de R $ 3,8 milhões.

- A atuação do FNE envolvem os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, mais os municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo incluídos na área de atuação da extinta Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

- O fundo um crédito com desconto Taxas de juros que variam, em Função do porte do mutuário, de 8,75% a 14% ao ano, para as Operações RELATIVAS aos setores industrial, agroindustrial, turístico, de infra-estrutura, comercial e de Serviços.

NÚMEROS

1,7 Bilhões de Reais FOI O VOLUME DE INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E MELHORIAS ESTE ANO DO GOVERNO DO ESTADO EM 2009

VINTE MIL PESSOAS FORAM CAPACITADAS PELO SERVIÇO DE APOIO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CEARÁ (SEBRAE-CE).

3,4 Bilhões de Reais APROXIMADAMENTE FORAM INVESTIDOS SOMENTE NO CEARÁ PELO BANCO DO NORDESTE (BNB) e QUASE AO DOBRO EM RELAÇÃO A 2008

2,5% DEVE SER O Produto Interno Bruto DO CEARÁ EM 2009 - MAIS DO QUE O DOBRO DO BRASIL, QUE ESPERA FECHAR O ANO COM AVANÇO DE 1%.

Não faz muito tempo, "seca" e pobreza "os" eram termos Ceará o que lembravam. Mas isso está mudando eo Estado vem se destacando nos cenário regional e nacional em diversos aspectos econômicos.

A soma dos resultados de crescimento se transforma em desenvolvimento, o que deixa os empreendedores e investidores com olhos atentos para a Terra da Luz.

De acordo com Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste (BNB), o Ceará está praticamente atingindo o limite de 30% em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) que pueden ser aplicados num mesmo Estado.

"Antes era uma Bahia que sempre atingia esse limite", lembra Soares. Para o presidente do BNB o crescimento do Brasil em 2010, estimado para 5 a 6%, será superado pelo crescimento do Nordeste. Somente de recursos em programas como o Crediamigo , uma previsão do BNB é de fechar 2009 com recursos emprestados da ordem de R $ 400 milhões para 305 mil empreendedores. São pessoas que acreditam em mudanças.

Gente que quer crescer e percebe uma Possibilidade no Momento Atual."O Estado mudou sua cara", avalia Isidro Moraes, superintendente do BNB.

"O Ceará é a bola da vez", confirma Carlos Cruz, superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).

Ele lembra que uma Entidade no Estado foi responsável por mais da metade de todos os Capacitações e treinamentos realizados no ano este Nordeste.  E mais do que isso, todas as Instituições e Órgãos Governamentais Unidos estão construindo uma autoestima do cearense.

Autoestima se constrói com o tijolo da educação, da saúde, da segurança e nós merecemos isso afirma. "Ele avalia que a crise foi avassaladora para Europa e Estados Unidos. No Brasil não foi tão ruim, no Nordeste e ainda menos, no Ceará, a gente quase não percebeu".

O Povo Online
12/12/2009



Clipe Italo & Renno Ceará Terra da Luz Participação de Fagner

Nenhum comentário:

Adbox