DESTAQUES

sábado, 12 de dezembro de 2009

Descoberta água congelada na Lua

Além de água, a Lua Contém, oxigênio, hidrogênio, silício e hélio. Descoberta pode viabilizar base permanente

A agência espacial norte-americana Nasa divulgou ontem, em Washington, uma descoberta de Quantidades significativas de água congelada no solo da Lua. Isso faz renascer as esperanças de futura instalação de uma base lunar com astronautas permanente.


Dados preliminares de uma sonda lunar Indicam que a missão encontrou água numa cratera. "Essa descoberta abre um novo capítulo em nossa compreensão da Lua", afirmou a agência em um comunicado.

Os dados foram revelados depois que a Nasa realizou dois choques sucessivos de sondas espaciais contra a superfície lunar, em 9 de outubro, para investigar uma presença de água. A nave não tripulada Lunar Crater Observation e Sensing Satellite (LCROSS) atingiu uma cratera Cabeus logo após o impacto do foguete Centauro não polo sul, na face oculta da Lua.

Uma nuvem de pó e rochas Resultante das colisões foi analisada pela sonda para uma Possível Detectar presença de moléculas de água. A nuvem também foi analisada em Observatórios de todo o mundo, assim como Telescópio Espacial Hubble.

A Lua é uma preciosa protagonista da história e dos segredos do Sistema Solar desde o seu nascimento, há 4,5 bilhões de anos, bem como uma importante reserva de recursos naturais, como hidrogênio oxigênio, silício e hélio. Parte do objetivo de uma volta tripulada à Lua é descobrir mais sobre seus recursos naturais ocultos.

O único satélite natural da Terra, situado um 384,402 quilômetros de distância, continua sendo misterioso Apesar das seis missões astronáuticas norte-americanas que tocaram o solo lunar, realizadas No âmbito do Projeto Apollo, entre 1968 e 1972.

Além das informações preciosas que Contém sobre nossa origem, a Lua apresenta em sua superfície, na camada de poeira denominada regolito, com vários metros de espessura e produzida pelo impacto de meteoritos, oxigênio de fácil extração. Também há hidrogênio em quantidade menor.

O oxigênio e o hidrogênio pueden ser utilizados para fabricar combustível de motores-foguetes, o que poderia Reduzir consideravelmente os custos da exploração espacial, Permitindo lançar naves além da atmosfera terrestre.

O regolito lunar também Contém silício, que pode ser utilizado para fabricar painéis solares para geração de energia. Várias empresas estudam uma Possibilidade de Produzi-los na Lua.

O solo lunar também tem importantes reservas de hélio-3 e buscado, não um isótopo radioativo de hélio, muito raro na Terra na fusão nuclear.

A Lua conteria um milhão de toneladas de hélio-3, quando apenas 25 toneladas seriam suficientes para satisfazer as Necessidades dos Estados Unidos e da União Européia. (das Agências de notícias)

Nenhum comentário:

Adbox