domingo, 10 de janeiro de 2010

Arqueólogos egípcios encontram duas tumbas de 2,5 mil anos no Egito


Arqueólogos encontraram tumba de 2,5 mil anos em Saqqara, distante 20 quilômentros do Cairo, capital do Egito (Foto: SUPREME COUNCIL OF ANTIQUITIES/AFP)

Esqueletos e águias mumificadas foram encontradas no local.
As duas tumbas descobertas pertencem à 26ª dinastia dos faraós.

Arqueólogos egípcios encontraram duas tumbas de 2,5 mil anos em Saqqara, distante 20 quilômetros do Cairo, capital do Egito. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pelo Conselho Superior de Antiguidades (CSA) do país.

As tumbas pertencem à 26ª dinastia dos faraós e foram descobertas em Ras el Guesr, cavadas nas rochas, afirmou o diretor da CSA, Zahi Hawass. A primeira delas "é a maior tumba descoberta em Saqqara", disse.

No local - uma imensa sala de onde partem várias passagens e câmaras - foram encontrados vários esqueletos e águias mumificadas.

Na segunda tumba, de tamanho menor, foram encontrados recipientes de barro cozido. Essa descoberta demonstra que "Saqqara segue guardando segredos", avaliou Hawass.


A região de Saqqara é uma grande necrópole na região da antiga Memfis, onde se encontram numerosas tumbas e as primeiras pirâmides faraônicas.

O governo do Egito vai examinar a múmia com equipamentos de raio X e ressonância magnética. A expectativa é encontrar amuletos e peças de ouro.

Site - G1

04/01/10 - 15h05

Atualizado em 05/01/10 - 10h19

Vídeo Relacionado ao Tema

video

Nenhum comentário: