DESTAQUES

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

No Ceará - Chuvas da pré-estação atingem 106 municípios


Como pré-estação da chuvas começaram a cair sobre todo o Ceará. De ontem para domingo, choveu em 106 municípios, de acordo com uma Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Só em Maracanaú, choveu 95 milímetros e, em Pacatuba, 91. Em Pindoretama foram 80 milímetros. `` A chuva das últimas 24 horas, foi mais distribuída no litoral de Fortaleza e na Região dos Inhamuns e Sertão Central ``, ontem Afirmou um Meteorologista da Funceme, Zilourdes Lopes.

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas para a Região Sul do Ceará. Mais próximo ao Norte e em Ibiapaba, existe apenas uma Possibilidade de chover.

De acordo com Zilourdes, o que tem causado chuvas em todo o Estado é um fenômeno típico da pré-estação, de dezembro a janeiro, chamado vorx Ciclónico de ar superior. `` É um sistema típico da pré-estação e do Ceará, Dependendo da sua formação, favorece uma criação de nuvens de chuva ``, Zilourdes explica.

Segundo ela, o justifica fenômenos como chuvas durante todo o feriado, em várias Regiões do Ceará. E ainda o principal fenômeno que causa chuvas na pré-estação. `` Também há influência de frentes frias.

Quando uma frente fria chega à Bahia, se deslocando pelo Brasil, estabiliza o sul do Ceará, favorecendo uma formação de chuvas por ali Zilourdes ``, explicou.


ONDE MAIS CHOVEU

Maracanaú: 95 mm
Pacatuba: 91 milímetros
Pindoretama: 80 mm
Maranguape: 73,6 milímetros
Cariús: 68 mm
Itaitinga: 61 mm
Itatira: 61,8 milímetros
São Gonçalo do Amarante: 61,2 milímetros
Independência: 60 mm
Beberibe: 60 mm
Cascavel: 55 mm
São Luís do Curu: 52 mm

FONTE: Fundação Cearense de Meteorologia

FUNCEME


2 comentários:

Manuel disse...

Olà querida Mazé! estas imagens sao sempre um pouco tristes de ver e sobre tudo quando atingem as habitaçoes das pessoas.De ver agente com as coisas que podem salvar nos braços é emovante e dà vontade de ir ajudar mas eu estou longe , se nao sim que o faria.Esperando dias mais alegres para essa gente toda que se encontra nessas situaçaoes que Deus os ajude ainda mais daqui para o futuro.Beijos e abraços

Mazé Silva disse...

Olá meu amigo Manuel!

O clima do Planeta está todo mudado, devido a degradação do homem ao meio ambiente, tudo isso vem ocorrendo.
Temos locais totalmente seco, outros com inundaçãoes e as catástrofes estão a aumentar em todo mundo.

Ai na Europa e na àsia o frio mata muita gente que não tem condições de abrigo.

Manuel, fiquei sensibilizada com seu gesto de querer ajudar, mas só em lembrar e saber que queres ajudar, já é o bastante pra quem não pode estar aqui como você meu amigo.

Que Deus te abençoe, por teres um coração tão grande e tão humano. Por tudo que escreves, já deu pra perceber o excelente ser humano que você é, com muito amor no coração.

Mil beijos e abraços!

Mazé Silva

Adbox