DESTAQUES

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tremor é registrado na Zona Norte do Ceará



A terra voltou a tremer um na Zona Norte do Ceará. Um tremor de 2,5 graus na escala Richter foi registrado nos municípios de Sobral e Coreaú, às 00h28min de ontem.

Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Revelam que o fenômeno atingiu uma área de 30 quilômetros sem entorno do local de origem do terremoto epicentro ().

Sismógrafo
Ao contrário de ocorrências anteriores, o tremor não se Originou na Serra do Jordão, em Sobral, mas sim na zonal rural de Coreaú.

Para Francisco das Chagas Brandão, chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, os abalos sísmicos estão migrando, após quase dois anos de atividades intensas naquela região.

"Novas áreas epicentrais estão surgindo, lá pelos lados de Coreaú", explica,.

"Uma Existência de novos pontos de origem dos tremores é um desafio para os especialistas da área. Para estudar o fenômeno com mais profundidade, novas estações sismográficas estão sendo implantadas", acrescentou Brandão.

Leia ainda:

Terra volta a tremer em Sobral
Pequeno tremor de terra atinge o interior do Estado
Sobral: Quase mil abalos registrados de janeiro até este mês
São 503 abalos sísmicos registrados no Estado

O Técnico em Enfermagem Antonio Clerton, morador do bairro da Coelce, em Sobral, pensou que o barulho provocado pelo tremores Tivesse Sido causado por um caminhão. "Foi muito rápido, muita gente estava dormindo naquela hora", afirma,. Segundo O POVO apurou, o abalo foi sentido ainda nos bairros Junco e Domingos Olímpio.

Em outubro, um terremoto de 2,8 graus foi observado em Sobral. Desde janeiro de 2008, cerca de 2,100 tremores foram registrados naquela cidade.

Fonte:



O Povo online

04 de janeiro de 2010 - 01h14min

TV Jangadeiro

Nenhum comentário:

Adbox