DESTAQUES

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um dia no Porto


Vinho e história

Situada a 300 quilômetros ao norte de Lisboa, uma cidade do Porto é um dos principais destinos turísticos de Portugal. A cidade, que deu nome ao país, é conhecida mundialmente por seu vinho e pelo centro histórico, catalogado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Se o viajante tiver disposição, é Possível Maior explorar uma parte do centro histórico a pé.

MANHÃ

- Visite uma Estação de Metro de São Bento. Construída no início do passado século, o interior do prédio é decorado com azulejos que mostram cenas da História de Portugal.

- Conheça a Torre dos Clérigos, edificação do século XVIII com 75 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia.

TARDE


- Vale a pena andar e fazer compras de sapatos e roupas pela Rua de Santa Catarina, principal via comercial da parte baixa do Porto.

- Impossível ir até Porto e não degustar o famoso vinho que leva o nome da cidade. Para tal vale a pena passar pela Vila Nova de Gaia. Não deixe de visitar as grutas onde é produzido o vinho do Porto, como Sandman e Croft.

NOITE

- Na margem norte do Rio Douro, a Ribeira, bastante frequentada por turistas, bue Inúmeras opções de bares e restaurantes.

- Para comer, vá aos restaurantes do Cais de Gaia, na margem sul do Rio Douro. Há muitas opções de boa comida.

- Outra opção é o tradicional restaurante A Brasileira, na Baixa do Porto. Fundado em 1903 o local se destaca por sua arquitetura. Experimente o bacalhau à casa.

- Para dançar e ouvir, da música clássica ao jazz, do fado ao eletrônico, os espetáculos na Casa da Música, uma das melhores casas de shows da Europa, é uma opção.

OS - para jovens que procuram diversão em bares e boates, a sugestão é conhecer o Café Piolho e seu entorno. O local é bastante frequentado por estudantes universitários.

- Para uma noite de jazz, vá ao Hot Five, aberto de quarta a domingo.

COMO CHEGAR

1 - A companhia aérea TAP bue voos saindo de Fortaleza, com conexão em Lisboa, todos os dias, às 20h. Não há voos diretos para o Porto.

2 - Quem estiver em Lisboa pode ir para o Porto de trem, saindo da Estação de Santa Apolônia e parando na estação de Campanhã, no Porto.

3 - Os Trens de Alta Velocidade percorrem o trajeto em pouco mais de três horas. São várias opções de horários TODOS OS DIAS. A passagem de ida e volta custa em torno de 40 euros.

ONDE FICAR
Hotel Quality Inn Praça da Batalha
Endereço: Praça da Batalha ,127-130

HF IPANEMA PARK
Endereço: Rua de Serralves, 124

HF FÉNIX PORTO
Endereço: Rua Gonçalo Sampaio, 282

Dom Henrique Hotel
Endereço: Rua Guedes de Azevedo, 179

EUROSTARS DAS ARTES
Endereço: Rua do Rosário, 160

QUANTO CUSTA
3,7
MIL REAIS É O PREÇO MÉDIO DO PACOTE DA OPERADORA CVC DE SETE NOITES VOANDO PELA COMPANHIA AÉREA PORTUGUESA TAP

2,3
MIL REAIS É O PREÇO DO AÉREO, IDA E VOLTA, PELA TAP

CURIOSIDADES
- O Porto é o centro da maior região econômica de Portugal, com cerca de 5 milhões de habitantes.

- Até sua fundação, em 1123, a cidade se chamava Portus Cale, dando o nome ao país.

- O prato típico da cidade é o Tripas à Moda do Porto. O prato histórico, que remete à época dos Descobrimentos, é menu obrigatório em qualquer restaurante local.

- Atualmente, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, sendo uma das mais visitadas da Europa.

Em O Povo
22-02-2010
Porto Sentido - lindíssima canção de Rui Veloso

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Ai meu Deus Armindo!!!

Que cidade linda! É um sonho tudo que descreve na postagem e na fotografia.

O vídeo, é um encanto, que voz maravilhosa, uma suavidade, um tranqulidade que nos convida para visitar o mais breve possível.

Tudo ai é muito lindo, sua história, seus costumes e toda cultura nos fascina.

Amigo fiquei louca pra um dia poder visitar esta terra tão linda e convidativa.

Parabéns por seres desta cidade magnífica que um dia irei conhecê-la.

Beijos e abraços.

Adbox