quarta-feira, 10 de março de 2010

Tremor de terra é sentido em 3 estados do Nordeste


Epicentro foi no Rio Grande do Norte, segundo laboratório sismológico.
Abalo teve reflexos em Pernambuco e Paraíba.

O tremor de terra registrado no Rio Grande do Norte, às 14h (horário de Brasília), teve reflexos em Pernambuco e na Paraíba. As informações preliminares do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) indicam que a magnitude do tremor atingiu 3,8 na escala Richter, mas os dados das estações medidoras seguem em análise dos técnicos.

Segundo Eduardo Alexandre Menezes, do laboratório sismológico da UFRN, o epicentro do tremor pode ter sido em Poço Branco (RN), Taipu (RN) e João Câmara (RN), região que já viveu o susto de um abalo no sábado (9).

(Correção: a primeira versão desta reportagem informou que o abalo foi sentido em quatro estados. Segundo Eduardo Alexandre Menezes, não houve registro de que o tremor tenha sido sentido no Ceará, como o G1 informou inicialmente.)

O tremor desta segunda-feira foi sentido em um raio de 300 quilômetros do epicentro e atingiu cidades dos estados vizinhos. "Estamos calculando a profundidade do tremor para sabermos a intensidade sísmica percebida pela população local", disse Menezes.

Após tremor, rachaduras surgiram na parede de casas em Poço Branco (RN) De acordo com Sérgio Leocádio, da Secretaria de Defesa Social de Natal, até as 17h (horário de Brasília), não houve registros de pedidos de socorro ou comunicação de imóveis danificados após o tremor na capital potiguar.

A administração do Natal Shopping informou que os clientes sentiram o abalo no horário de pico (almoço), quando algumas pessoas frequentavam a praça de alimentação. Por dia, cerca de 20 mil pessoas circulam pelo estabelecimento, mas não há como precisar quantas estavam no shopping no momento do tremor. Ninguém ficou ferido e não houve danos na estrututura do prédio.


Série de abalos

Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da UFRN, disse ao G1 que temia que novos tremores pudessem ser registrados no estado após o primeiro abalo ocorrido no sábado. Naquela ocasião, o tremor foi sentido em João Câmara, Poço Branco (RN), Taipu (RN), Ceará-Mirim (RN) e em alguns bairros de Natal.

Foto: Reprodução/Site do Observatório Sismológico Terra volta a tremer no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução/Site do Observatório Sismológico)O tremor de terra registrado no sábado foi maior do que os equipamentos apontaram inicialmente e teve epicentro em Taipu (RN), local diferente do que havia sido apontado pelas estações medidoras. Uma nova medição de técnicos potiguares indicou que o abalo atingiu magnitude de 2,7 graus, podendo chegar a até 3 graus na escala Richter.

A magnitude preliminar aferida pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi de 2 graus na escala Richter, com epicentro em João Câmara (RN).

O coordenador afirmou que os últimos registros de tremores na região ocorreram em 1997.

Tremores em 2010

Este foi o segundo registro de tremor no prazo de uma semana no país. No sábado (2), os equipamentos do observatório registraram um tremor em Sobral (CE), que atingiu magnitude de 2,7 graus na escala Richter.

Casos recentes

Dois equipamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) registraram dois abalos em Presidente Figueiredo (AM), em 30 de dezembro de 2009. Cada um dos tremores atingiu 2,4 e 3 graus na escala Richter.

Do G1, em São Paulo

Glauco Araújo

11/01/10 - 17h39 - Atualizado em 11/01/10 - 21h17

Foto: Emanuel Amaral/Tribuna do Norte/AE)

Foto: Reprodução/Site do Observatório Sismológico



3 comentários:

Glória disse...

Pois é Mazé, isso é uma prova de que estamos evoluindo, rsrsr, brincadeira...ATÉ AQUI NO NOSSO NORDESTE TEM TERREMOTO.

Mazé Silva disse...

Olá Glorinha!

Gostei da brincadeira menina! Rsrsrs.

Quem diria não é Glória? Lembro quando eu era menina, em uma cidade chamada Pereiro que fica perto de Limoeiro do Norte, a cidade onde nasci, aconteceram vários terremotos e sempre vem ocorrendo em outras cidades como Sobral, só que são terremotos de menor magnitude, entende?

Beijos minha amiga!!!!

Mazé Silva

Tony disse...

Nossa Senhora está avisando que uma tragédia ocorrerá no Brasil.
Vejam:
www.apelosurgentes.com.br

3.286- Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, transmitida no Rio de Janeiro- Museu Militar Casa de Deodoro transmitida em 01/03/2010

Queridos filhos, Eu sou a vossa Mãe e vos amo. Sois o povo eleito do Senhor e Ele vos ama. Voltai-vos a Ele que vê o oculto e vos conhece pelo nome. Conheço vossas dificuldades e pedirei ao Meu Filho Jesus por vós. Viveis no tempo das grandes tribulações espirituais. Confia plenamente no poder de Deus e chegareis a vitoria.Um fato assombroso se dará no Uruguai e se repetirá no Espírito Santo .A morte passará por três estados do Brasil e grande será a destruição . Dor maior não existiu. Não fiqueis afastados da oração. Eu preciso de vós. Sabei que tudo aquilo que fizerdes em favor dos Meus planos o Senhor vos recompensará generosamente. Não desanimeis. É preciso que tudo isso aconteça, mas por fim a vitória será do Senhor e dos seus escolhidos. Avante sem medo. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz