DESTAQUES

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nasa divulga foto de nascimento de estrela para comemorar 20 anos do telescópio Hubble


HOUSTON - Para comemorar os vinte anos de funcionamento do telescópio Hubble, a Nasa divulgou imagens inéditas do nascimento de estrelas na Nebulosa Carina. Elas capturam o momento em que um pilar de gás e poeira é "engolido" pela luz de estrelas vizinhas, enquanto de dentro do pilar estão saindo estrelas que acabaram de nascer.

Amanhã, o Hubble completa duas décadas de funcionamento. A Nasa divulgou hoje que o telescópio é uma dos mais bem-sucedidos projetos da agência espacial. Em 24 de abril de 1990, a equipe do STS-31 foi lançada ao espaço para colocar o Hubble em órbita. Desde então, o telescópio tem registrado imagens cada vez mais incríveis do espaço e abriu uma nova era nas pesquisas espaciais. Segundo a Nasa, as descobertas feitas com o auxílio do Hubble revolucionaram aspectos da Astronomia, desde a ciência planetária até a cosmologia.

Como parte das comemorações, a Nasa criou um site especial, com imagens, infográficos e vídeos interativos sobre o Hubble. Os internautas que acessarem o site também poderão deixar mensagem de parabéns para o Hubble e toda a equipe da agência espacial.

O Globo
23-04-2010

Nenhum comentário:

Adbox