domingo, 23 de maio de 2010

Foto mostra choque de sonda da Nasa com a Lua



...Foto mostra choque de sonda da Nasa com a Lua
Pesquisadores da agência analisam se cratera tem sinais de água com gelo

Imagem mostra local de choque da sonda com a Lua
e a nuvem de poeira que se formou após a colisão.
.
A Nasa (agência espacial dos EUA) revelou a primeira imagem dos destroços causados pelo choque de um foguete com uma cratera do Polo Sul da Lua, no último dia 9, em missão para investigar a presença de água no local.

As imagens mostram fragmentos de uma espécie de poeira que subiu logo depois do impacto. Os pesquisadores ainda vão estudar as prováveis substâncias que fazem parte do material e continuar a busca por sinais de água na região.

A foto de má qualidade, revelada neste final de semana, foi capturada pelas câmeras da sonda LCROSS, que acompanhava o aparelho e também despencou sobre a cratera.

A imagem, registrada 15 segundos após o impacto, mostra uma faixa com muito brilho e de cerca de 6 km a 8 km. Anthony Colaprete, o diretor científico do projeto LCROSS, diz que “há indicações nítidas de uma ejeção de vapor e de finos fragmentos”.

Eles esperavam que a nuvem que subiu com a chegada da sonda atingisse uma altura de 10 km, mas foram registradas alturas bem menores.

Colaprete disse à revista New Scientist que foi identificado hidrogênio um pouco acima da superfície lunar.

- Foi registrada a presença de hidrogênio a 70 cm do solo, próximo dos pólos lunares. Portanto, há chances de ter água.

Outras imagens transmitidas pela LCROSS indicam que a cratera, que resultou do choque do projétil de 2,3 toneladas, é de cerca de 28 metros de comprimento.

Uma análise final dos dados conseguidos pelo impacto da sonda LCROSS ficará pronta em novembro.

Nenhum comentário: