DESTAQUES

domingo, 23 de maio de 2010

Novo foguete da Nasa para missões na Lua chega à plataforma de lançamento

Ares I chegou à plataforma de lançamento após percorrer 6,7 km;
será testado na semana que vem.
.
O foguete Ares I-X, da Nasa (agência espacial norte-americana) chegou nesta terça-feira (20) à plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). O equipamento faz parte da nova frota de veículos espaciais que os Estados Unidos estão desenvolvendo com o objetivo de enviar astronautas para missões na Lua até 2020.

O Ares I passou toda a noite viajando do hangar em que foi montado até a plataforma – a distância de 6,7 km levou cerca de seis horas para ser concluída. É a primeira vez em 34 anos que um veículo que não os ônibus espaciais, como Atlantis e Discovery, é colocado na plataforma de lançamento 39-B.

O equipamento faz parte do programa Constellation, que tem o objetivo de substituir os atuais ônibus espaciais da Nasa que serão aposentados no ano que vem, depois de quase 30 anos de operação e dois graves acidentes que mataram 14 pessoas.

O foguete, que tem custo de US$ 445 milhões (R$ 776,5 milhões) será o encarregado de carregar as novas cápsulas Orion, em que os astronautas vão viajar — essas naves são uma versão mais moderna dos veículos espaciais Apollo, que levaram o homem à Lua entre 1969 e 1972.

Mas pode haver mudanças nesses planos. Um grupo de especialistas deve apresentar ainda nesta semana ao presidente do país, Barack Obama, uma lista com opções possíveis ao programa.

Na próxima terça-feira (27), será realizado o primeiro teste com o foguete. Ele será lançado e vai fazer um voo de dois minutes e meio para verificar como uma parte do primeiro estágio do veículo se comporta.

Do R7, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Adbox