Estudo revela que equipas de futebol têm mais possibilidades de ganhar se tiverem fortes apoiantes
O comportamento pode ser contagioso. Se virmos alguém a sorrir ou a bocejar, em questão de segundos acabamos por fazer o mesmo. Este tipo de ‘imitação’ também se pode verificar no local de trabalho ou num jogo de futebol. “Quanto mais convincente for a celebração de determinado sucesso com apoiantes que visem o mesmo objectivo, mais probabilidade tem uma equipa de ganhar”, segundo Gert-Jan Pepping, especialista em desporto e investigador em Ciência do Movimento Humano, na Universidade de Groningen (Holanda). O estudo foi publicado no «Journal of Sports Sciences».
Do ponto de vista evolutivo, este comportamento contagioso pode ser fácil de explicar. A habilidade de copiar formas de agir é importante para sobreviver em grupos sociais. Pepping diz ainda que pode ter outra função, como “aprendermos uns com os outros” – pode implicar que comunicamos individualmente e em grupo através de movimentos. Também “o comportamento de movimento emotivo, tal como animar, pode ser entendido desta forma”, referiu.
As emoções são muitas vezes compreendidas e explicadas no contexto daquilo que acabou de acontecer. No entanto, podem ainda influenciar o futuro, de acordo com o estudo levado a cabo por Pepping. A sua equipa de investigação centrou-se na forma como os jogadores de futebol expressam o seu deleito por um penalti bem-sucedido e como isso irá influenciar o resultado final. “O objectivo individual de marcar um golo serve directamente o do grupo, ou seja, de ganhar o jogo”, continuou o investigador.
Pepping estudou vários comportamentos durante jogos importantes, mas apenas enquanto o resultado se mantinha igual. Após cada marcação, os jogadores eram avaliados segundo o grau de felicidade e orgulho que expressavam.
O comportamento pode ser contagioso. Se virmos alguém a sorrir ou a bocejar, em questão de segundos acabamos por fazer o mesmo. Este tipo de ‘imitação’ também se pode verificar no local de trabalho ou num jogo de futebol. “Quanto mais convincente for a celebração de determinado sucesso com apoiantes que visem o mesmo objectivo, mais probabilidade tem uma equipa de ganhar”, segundo Gert-Jan Pepping, especialista em desporto e investigador em Ciência do Movimento Humano, na Universidade de Groningen (Holanda). O estudo foi publicado no «Journal of Sports Sciences».
Do ponto de vista evolutivo, este comportamento contagioso pode ser fácil de explicar. A habilidade de copiar formas de agir é importante para sobreviver em grupos sociais. Pepping diz ainda que pode ter outra função, como “aprendermos uns com os outros” – pode implicar que comunicamos individualmente e em grupo através de movimentos. Também “o comportamento de movimento emotivo, tal como animar, pode ser entendido desta forma”, referiu.
As emoções são muitas vezes compreendidas e explicadas no contexto daquilo que acabou de acontecer. No entanto, podem ainda influenciar o futuro, de acordo com o estudo levado a cabo por Pepping. A sua equipa de investigação centrou-se na forma como os jogadores de futebol expressam o seu deleito por um penalti bem-sucedido e como isso irá influenciar o resultado final. “O objectivo individual de marcar um golo serve directamente o do grupo, ou seja, de ganhar o jogo”, continuou o investigador.
Pepping estudou vários comportamentos durante jogos importantes, mas apenas enquanto o resultado se mantinha igual. Após cada marcação, os jogadores eram avaliados segundo o grau de felicidade e orgulho que expressavam.
Princípio pode ser projectado em qualquer situação
Mais entusiasmo significa mais sucesso
Segundo o cientista, isto revelou que os que mostravam claramente o seu entusiasmo – por exemplo, levantando os braços – pertenciam à equipa vencedora. “Este tipo comportamento afecta a equipa com uma atitude positiva”, sustentou e acrescentou ainda: “É também relevante no sentido de deixar o adversário mais inseguro”.
Se um golo for celebrado em frente daqueles que se pretender contagiar, os apoiantes mostram-se mais entusiasmados. “Mais importante é celebrar em conjunto, para que o sucesso seja ainda mais contagiante”, referiu.
Este mesmo princípio é facilmente projectado em outras situações, fora do campo, explicou Pepping. “Num escritório, podem motivar-se mutuamente através de um bom desempenho, dentro do mesmo grupo, partilhando os sentimentos de orgulho e confiança, que levantam níveis de competência”. De acordo com o investigador, não se deve exagerar de forma a extrapolar o entusiasmo. Tal como revelou o estudo, quando interesses individuais e em grupo coincidem, a reacção torna-se funcional. Mais entusiasmo significa mais sucesso.
Ciência Hoje
29-06-2010
Um comentário:
Prezado Armindo,
Eu diria quê: O comportamento é contagioso no local de trabalho.
Eu vivenciei isto durante meus 25 anos no meu local de trabalho, uma vez quê, enquanto estávamos trabalhando "cada um pra si e Deus pra todos", a empresa como um todo, não saía do vermelho.
Mas, a partir do momento em que todos leram um livro intitulado: "A Meta", e outros acerca da nova filosofia de trabalho, que seria trabalhar em equipe, tudo mudou dentro da empresa.
O que notei foi um efeito dominó, pois todos, inclusive aqueles egocêntricos, passaram a modificar seus comportamentos dentro da empresa, senão estariam fora do contexto,e, por conseguinte, sem produtividade, o que para o patrão não seria um bom negócio.
"A habilidade de copiar formas de agir é importante para sobreviver em grupos sociais."
Isto significa que temos que ser flexíveis em tudo na vida.
Claro que ser flexível, não significa ser " Maria vai com as outras", mas tentar assimilar o novo paradigma, naquilo que se faz.
Hoje a ciência já entende até o lado espiritual da coisa, pois pensamento positivo estimula os ânimos e os negativos deprimem.
Parabéns pela matéria publicada!
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