DESTAQUES

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CE doa 46 milhões de euros para atenuar necessidades humanitárias no Sudão



Bruxelas, 7 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje uma contribuição no valor de 46 milhões de euros ao Programa Mundial de Alimentos, para atender a emergência humanitária no Sudão.

A comissária europeia de Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, e o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran, apresentaram hoje em Roma este acordo, o maior financiamento assinado até hoje pelos dois organismos.

O dinheiro será utilizado para proporcionar ajuda alimentícia à população da região de Darfur e do sul do Sudão.

"As necessidades humanitárias no Sudão dispararam, portanto é vital mobilizar fundos adicionais", ressaltou Georgieva em comunicado.

A comissária ficou "preocupada" com a situação dos civis afetados pelos combates recentes em algumas partes do oeste e do sul de Darfur, em particular em Jbeil Marra, que obrigaram milhares de pessoas a se deslocar.

A crise humanitária no Sudão é complexa, dada à persistência de conflitos internos e além das fronteiras que fazem com que milhões de pessoas sigam dependendo da ajuda alimentícia.

Estes 46 milhões de euros fazem parte do Plano Global para o Sudão, aprovado este ano, que conta com um orçamento de 114 milhões de euros.

Por outro lado, a CE também anunciou hoje em comunicado que se reunirá amanhã com a Comissão da União Africana (UA) para reforçar sua cooperação institucional e impulsionar o plano de ação da estratégia União Europeia (UE)-África 2008-2010, com medidas concretas para apoiar o desenvolvimento do continente.

Este encontro, que acontece em Adis-Abeba, contou com a participação do presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, acompanhado de oito comissários: de Indústria, Antonio Tajani; de Meio ambiente, Janez Potocnic; de Desenvolvimento, Andris Piebalgs; de Energia, Günter Oettinger; de Ampliação, Stefan Füle; de Agricultura, Dacian Ciolos; de Comércio, Karel de Gucht, e a própria Georgieva.

Os participantes também dedicaram tempo para preparar a terceira cúpula entre os dois continentes, que será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, assim como avançar no desenho do plano de ação conjunto para o período 2011-2013.

EFE

7/6/2010 10:03 a 2013.

Nenhum comentário:

Adbox