DESTAQUES

terça-feira, 15 de junho de 2010

Real passa euro e fica atrás apenas do dólar em derivativos



LONDRES (Reuters) - O real é agora a segunda mais importante moeda nas bolsas internacionais de derivativos financeiros em termos de posições em aberto, atrás apenas do dólar norte-americano e à frente do euro, disse o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

O volume de posições em aberto em contratos futuros e de opções da moeda brasileira subiu 41 por cento nos primeiros três meses de 2010 para 0,14 trilhão de dólares, disse o BIS em seu relatório trimestral publicado neste domingo.

"A importância do real no segmento de moedas do mercado de futuros e opções se deve ao fato de haver comparativamente poucos negócios no mercado de balcão", informou o banco.

O real não é uma moeda totalmente conversível, mas possui um mercado futuro bem desenvolvido e bastante líquido.

O volume total de contratos em aberto nos futuros e opções de moedas subiu 29 por cento no primeiro trimestre do ano, ultrapassando em muito o percentual de 11 por cento para o crescimento do mercado de futuros e opções como um todo, que movimentou 9 trilhões de dólares.

O volume de contratos em aberto de futuros e opções do dólar dos EUA alcançou 0,33 trilhão de dólares ao final de março e o montante em euros chegou a 0,10 trilhão de dólares.

A moeda brasileira é atraente para investidores devido à força da economia do país, à sua alta taxa de juros --que foi acima de 10 por cento na semana passada-- e ao seu status de moeda atrelada às commodities. O real, no entanto, continua sendo uma moeda vulnerável em tempos de grande aversão a risco nos mercados financeiros.

Por Jessica Mortimer

Por Reuters, reuters.com,
Atulizado: 13/6/2010 17:38

3 comentários:

Bottary disse...

Minha querida Amiga, Mazé

Na verdade eu não entendo muito bem de economia, quando se trata desse assunto em pauta, mas gosto de conversar também sobre economia, quando do capital x trabalho.

O que estaria ficando favorável ao brasileiro com esta notícia que ora minha amiga acaba de colocar no blog?

Desculpe-me esta curiosidade, mas tenho, dependendo de sua resposta, outras pra lhe fazer a este respeito, ok?

Eu não lhe disse que vc seria minha professora doravante? ehehehe!

Abraços Reais!

Mazé Silva disse...

Meu amiguinho querido!!!!

Bottary, não seja modesto, pois eu sei que tu és capaz de debater sobre qualquer assunto. Já presenciei isso o quanto tens facilidade de escrever e argumentar.

Eu também não sou Economista, mas eu acho que a nossa moeda tornando-se forte sendo superada apenas pelo Dòlar, já é um bom caminho pra que haja uma estabilidade da economis no que se refere a inflação,juros mais baixos e um futuro promissor para termos um aumenro de salário mínimo condizente com os trabalhadores injustiçados, aumento de emprezas gerando mais empregos e dando oportunidade para que grande patte da população, aumente ou melhore o seu poder aquisitivo.

Doravante meu amigo querido Bottary serei sua professora sim no que me diz respeito dentro dos meus conhecimntos, ok?

Mas que menino currioso ! Eu gosto do seu jeito atento a todos os detalhes e assuntos a que nos referimos nas postagens.

Falar nisso, quando é que meu amigo do peito vai começar a postar as suas tão sábias matérias? Estou louca pra ver, que sei irão ser muito produtivas.

Ehehehehehehe

Você veio mesmo pra revolucionar o blog, mas isto é bom, pois investigamos, pesquisamos e aprendemos mais.

Beijos Realíssimos!!!

De sua amiga,

Mazé Silva.

Da amiga que admira-te muito!!!!

Mazé Silva.

Bottary disse...

Minha queridíssima Amiga, Mazé
Na verdade, eu estou lhe falando a verdade, ou seja, nem sei o que é derivativos, mas entendi perfeitamente o que vc falou, sobretudo quando se referiu ao aumento do salário mínimo condizente com as necessidades básicas dos trabalhadores; aquelas necessidades básicas relacionadas na Constituição de 1946, quando Getúlio Vargas a fez.
Segundo o IBGE, este salário teria que ser hoje de 2.100,00.

Quanto às postagens no blog do patrão, ainda não comecei o treinamento.

Un passan, não sabia que vc tinha um Bar aqui em Belo Horizonte, pois ao passar hoje pela Praça Raul Soares, vi lá escrito: " Assita aos jogos da copa no Mazé Bar". Quando vc vier aqui pra tratar de algum assunto, favor me ligar pra eu ir lá de conhecer, pô!

Um grande abraço! rsrsrs

Adbox