sábado, 14 de agosto de 2010

Curiosidades de Astronomia

Universo e Planetas



O Universo tem, segundo a astrofísica, mais de 15 bilhões de anos.

A grande explosão que teria dado origem ao universo foi chamada de big-bang.

O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea.

Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2500 estrelas a olho nu.

O Sol fica a 30.000 anos-luz do centro da Via Láctea.

Para se ter uma idéia da distância, um ano-luz equivale a simplesmente 9.460.500.000.000 de Kms.

A Via Láctez tem uma extensão aproximadamente de 100.000 anos-luz(algo em torno de 950 quatrilhões de Kms)

Os cientistas calculam a existência de mais de 100 bilhões de galáxias como a Via Láctea.


Fonte: O Guia dos curiosos, Ed. Cia. das Letras -
Folhinha Sagrado Coração de Jesus - Lojas Paulinas, BH/MG



Nota do Bottary:


Há muito que entendia que as coisas foram feitas única e exclusivamente por acaso da natureza e nada mais. Questionava o por quê de tudo isso, pois, se não estaria valendo de nada para a humanidade quê, sempre, pelo menos desde quando me entendo por gente, passa por necessidades materiais que por incrível que nos pareça, temos aqui de sobra para uma vida auto-sustentável?
Tenho hoje novos conceitos e deles tiro minhas conclusões do por quê que existe então esta imensidão do Universo.

Há uma frase que ouvi ontem na novela Escrito nas Estrelas, da rede Globo, de Pierre Teilhard de Chardin, um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entre ciência e teologia: " Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana".

3 comentários:

Mazé Silva disse...

Olá Bottary!!!

Os mistérios do Universo sempre deixaram-me curiosa pra desvendar diversos segredos que acho até hoje os cientistas não revelaram.

Também vinham-me as intrrogações: -

-Onde será que começa esse céu tão azul e onde termina esse vasto firmamento com tantos astros espalhados e que sendo observado sem enrgia elétrica, como já tive essa oportunidade de ver e observar essa beleza que a natureza criou para servir de manto para os habitantes desse planeta?

Fomos criados entendendo que foi Deus que criou tudo isso; a luz, as trevas o sol, a lua,as estrelas, os animais e o ser humano.

As nossas crenças estava na Bíblia, na religião, mas com o passar do tempo, depois que já estava em contacto com a Ciência, descobridoras dos enígmas do Universo e de tudo que queremos descobrir científicamente.

Apasar de ser católica, mas pelos estudos da humanidade, passei a creditar mais na Ciência do que nos ensinamentos bíblicos que aprendi quando crança. Isso sem perder a fé e a crença de que existe um ser supremo, superior, que nos guia para o caminho certo.

Bastante interessante e questionadora, essa frase do Padre, filósofo, teólogo, paleontólogo:

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual,somos seres expirituais vivendo uma experiência humana".

Depois dessa frase aí parece que ficou tudo mais complexo, mas quem sabe ele tenha razão, já que sepre é dito por estudiosos da Bíblia, que a nossa vida aqui é só uma passagem e a outra vida que fica conflitante em nossas mentes de como seria, ou será esse outro existencialismo.

Ficará essa icógnita em nossas mentes para refletirmos sobre essa frase desse grande estudioso da espiritualidade e também da ciência.

Bottary, meu amigo você agora complicou mais ainda com essa frase. Ehehehehe

Pra você, acho que ela está bem nítida, sem precisar de argumentação não é?

Beijos da amiga!

Mazé Silva

Bottary disse...

Minha Amiga Mazé,

Na verdade, minha querida, não devemos nem pensar onde começa e onde termina o céu azul que conhecemos, pois nossa mente está muito aquém do que seria este infinito, entende?

O que eu poderia dizer-lhe é que não podemos abandonar tudo aquilo que tivemos a oportunidade de conhecer, seja através da Bíblia ou através da ciência.

Isto porque nos serve de referência para analisarmos novos conceitos que por ventura venha-nos pra nossa análise.

Não tive a intensão de complicar-lhe mais ainda seus questionamentos, mas vc mesma sendo uma estudiosa no assunto da ciência cósmica poderá sim questionar, porque o Pai Celestial teria feito tantos planetas, e aqui eu coloco os que estão fora do nosso sistema solar e que a ciência já descobriu.

Será que o Pai Celestial os fez, para simples capricho?

É de fato algo espetacular o que o padre Pierre Teilhard disse, pois que o próprio Cristo disse aos apóstolos que: " Há muitas moradas na casa de Meu Pai Celestial".

O que na verdade ocorre é que ainda a ciência não descobriu e muito ainda falta pra descobrir outra forma de vida espiritual, mais avançada moral e intelectualmente em relação à esta forma humana que conhecemos.

É necessário que venhamos a estudar paulatinamente outras filosofias espiritualistas, tais como o Budismo, o Xintoísmo, o Hinduísmo, e no caso, a Doutrina Espírita que nos foi dita pelos próprios espíritos, sob a codificação do eminente cientísta e humanista, Allan Kardec.

Independentemente de estudarmos ou não certas verdades, sobretudo aquelas que se referem ao Nosso Criador, elas existem por si só.

Na verdade o que devemos procurar na vida é Amar de verdade os nossos semelhantes e quando se fala em amar de verdade é respeitar o próximo, sabendo entendê-lo em sua ignorância, em sua simplicidade e em sua sabedoria.

A questão é o ensinamento do Cristo, quando nos legou: " Fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem".

Então tá fácil: tratar bem aos outros, pois é assim que gostaríamos, não é mesmo?

Independentemente de como estamos sendo tratados, é ensinado em qualquer religião e/ou doutrinas que façamos exatamente o contrário.

Por conseguinte, devemos então entender que não exista somente a Terra pra nos ensinar formas de comportamentos.

Existem outros mundos planetários por quais ainda vamos passar que nos darão oportunidades de sermos mais felizes naquilo que fazemos.

Assim agora acredito de forma mais racional, entende?

Mais ainda e entendendo que a Alma ou Espírito, como queiram nominar, está num processo em evolução moral e intelectual possui as mesmas moradas mais evoluídas do que a Terra e, sendo assim, poder-se-ía explicar a imensidão deste Universo Cósmico, que possui moradas para estes bilhões de almas, em estágios de evolução de acordo com cada uma.

Os Espíritos mais evoluídos possuem moradas mais evoluídas, enquanto os mais atrasados possuem moradas de acordos com suas necessidades materiais.

Espero, querida amiga Mazé, poder ter dito algo que possa melhorar os seus questionamentos acerca do Universo e de seus enigmas.

Um abraço!

Armindo Guimarães disse...

Olá, Bottary!

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana".

Essa frase no final do texto diz tudo!

Parabéns pelo post.

Abração