sábado, 28 de agosto de 2010

Prevenção de uma prática esportiva frequente

Atividade Física


A prática freqüente de atividades físicas é sobremaneira importante ao ser humano, uma vez que beneficia toda uma estrutura organizacional biomecânica. Neste aspecto esta prática, do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Auxilia, também, na perda de peso e do percentual de gordura no corpo, reduz a pressão arterial, melhora do quadro de diabetes, contribuindo com isso na prevenção e no controle de doenças, havendo com isso uma importante redução do índice de mortalidade, para aqueles que as praticam. Nas crianças, por exemplo, elas podem ajudar no seu desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Natação para crianças

A Natação ajuda na regulação de substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue para o cérebro, bem como, ajuda na capacidade de lidar com problemas do quotidiano e com o estresse. Assegura e exerce influências no convívio social do individuo, tanto no que diz respeito ao ambiente de trabalho, quanto ao ambiente familiar. Esta prática excedeu o simples divertimento para inse-rir-se num contexto mais abrangente, como fins terapêuticos, na recuperação de atrofias musculares e no tratamento de problemas respiratórios.


Práticas de atividades físicas

A natação é o ato de mover-se e sustentar-se na água, por impulso próprio, com movimentos combinados de braços e pernas. É de suma importância como exercício de desenvolvimento do corpo, como meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento.


Jogos Olímpicos

Seu surgimento na antiguidade era tida mais como uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os Assírios, Egípcios, Fenícios e outros, eram exímios nadadores. Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos mais importantes exercícios para o desenvolvimento harmonioso do corpo. Era também incluído no treinamento dos guerreiros. Em Roma, a natação também configurava um método de preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano, praticada em magníficas termas, construções suntuosas onde ficavam as piscinas. Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo, esta prática declinou até praticamente desaparecer durante toda a Idade Média. No Renascimento surgiram em muitos países as piscinas públicas, sendo que a primeira delas foi construída em Paris, no reinado de Luiz XIV.

Termas Romanas em Bath

Quanto aos cuidados que se deve ter na prática da natação, é importantíssi-mo lembrar do mergulho, como sendo de maiores possibilidades de uma lesão gra-ve, sobretudo quando é a cabeça e a coluna vertebral que são as mais lesionadas.



Coluna Vertebral

A primeira questão então, é observar com propriedade a profundidade suficiente-mente segura da piscina, para então mergulhar. Na natação é abordado os seguin-tes assuntos nas aulas teóricas, com o objetivo de prevenir lesões que poderiam ser causadas pela natação: alongamentos gerais e 3S, aquecimento e flexiteste adaptado. Um programa de conscientização deve ser feito neste sentido, além de ressaltar-se os aspectos importantes de uma boa dieta, bem como de uma boa postura nas atividades de vida diária. As pessoas que adotam esta prática, com estas disciplinas, podem atingir índices excelentes de flexibilidade corporal, redução de dores antes existentes e melhorando inclusive sua performance psicofísica.

A prática de esportes, de uma maneira geral, é algo de extremo valor sócio-cultural, na medida em que reduz consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do organismo corporal. Para uns é a oportunidade de se garantir um corpo perfeito e já para outros, esta prática é a melhor arma para a manutenção de uma vida social relativamente saudável.

Atividade física na terceira idade


Acredita-se que durante a adolescência e a idade adulta, caminhar e nadar continu-am sendo as melhores atividades para quem deseja se exercitar de uma forma cor-reta e equilibrada. A melhor forma de se obter bons resultados através de atividades físicas é praticar com o máximo de moderação.

O ESPORTE É VIDA!



Referências Bibliográficas:
www.portaldaeducação.com.br
www.saudenarede.com.br


Nota de Bottary:
Trabalho realizado pelos alunos do 4º período de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira - Campus em Belo Horizonte/MG - ( Colaborador: Bottary)

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Meu amigo querido Bottary!

Matéria super importante essa que você postou, quando observamos que está referindo-se a prática do esporte para á saúde humana.

Muitas vezes nos acomodamos e deixamos pra lá esquecendo os benefícíos que ela nos trás.

Eu estou com problemas seríssimos na coluna que posívelmente se não cuidar, terá que fazer uma cirugia. Então os exercícios físicos que citaste, de alongamente, flexibilidade irá fortalecer a musculatura da coluna, prolongando ou adiando a cirirgia prevista.

Excelente trabalho, onde enfatiza várias modalidades esportivas, mostrando também a historicidade dos Jogos Olímpicos.

Parabéns ao Bottary, que coordenou essse trabalho realizado pelo aluno da Universidade e postou aqui está maéria bem elaborada.

Brilhante e mais uma vez parabéns!

Beijos!!!!

Mazé Silva