sábado, 25 de setembro de 2010

Arqueólogos descobrem idioma perdido no Peru

Carta do século XVII traz números traduzidos para língua antiga.
Detalhes foram publicados na revista científica ‘American Anthropologist’.

Manuscrito traz lista de números em espanhol e sua
tradução para idioma extinto.
.
Arqueólogos anunciaram nesta quinta-feira (23) ter descoberto um idioma perdido falado por indígenas do norte do Peru.

Eles encontraram uma carta do século XVII, que trazia, no verso, números em espanhol e sua respectiva tradução para a linguagem desconhecida. O achado ocorreu em Trujillo, cerca de 560 quilômetros ao norte da capital Lima.

As escavações foram realizadas nas ruínas de um complexo habitado por monges dominicanos por cerca de dois séculos. A carta estava sob um amontoado de adobe (tijolo grande de argila acrescido de palha ou capim).

“Nossas investigações determinaram que esse pedaço de papel registra um sistema numérico de uma linguagem que foi perdido durante centenas de anos”, disse Jeffrey Quilter, arqueólogo do Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia da Universidade Harvard. O idioma nunca mais teria sido ouvido a partir do século XVI ou XVII, segundo Quilter.

A língua é aparentemente influenciada pelo quéchua (ou quíchua), ainda falado por milhões de pessoas da região andina. Pode, ainda, ser uma versão escrita de uma língua da era colonial à qual os espanhóis se referiam em registros históricos como “pescadora”.

A carta, enterrada nas ruínas da igreja de Magdalena de Cao Viejo, no sítio arqueológico de El Brujo, foi achada em 2008.

Mas os cientistas decidiram manter a descoberta em segredo até que a pesquisa apresentando evidências sobre o idioma perdido fosse publicada, este mês, na revista científica “American Anthropologist”.

“Acho que muitas pessoas não fazem ideia de quantas línguas eram faladas nos tempos pré-contato [entre colonizadores e nativos]”, disse Quilter.
.
.
.
Nota Elo ( Mazé Silva)
.
A Arqueologia é outra ciência além da Paleontologia, onde os estudiosos e pesquisadores fazem um trabalho minuncioso de escavações, em que os mesmos despertam suas curiosidades e que grande parte da humanidade, está atenta sobre esses achados de grande valor histórico culturais.
.
Essa descoberta que deu-se no Peru, possui um grande valor para o povo desse país, já que trata-se de achados referentes à linguagem de povos antigos, no caso indígenas que através desse pequeno pedaço de papel decifrou um idioma que à centenas de anos estava perdido.
.
Bastante intressante e curiosa a Arqueologia, certamente iremos postar inúmeras matérias sobre essa ciência fascinante, como já fizemos em outras oportunidades.

Nenhum comentário: