sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Descoberto dinossauro de 15 chifres

Cientistas americanos revelaram na quarta-feira este fóssil de um dinossauro que tinha 15
chifres, o kosmocerátops.

Eles também descobriram outro animal, o utahcerátops, que tinha cinco chifres em seu crânio de dois metros de largura.

O tamanho do corpo desses dinossauros, parentes do conhecido tricerátops, ficava mais ou menos entre o de um elefante e um rinoceronte.

O curador do museu de História Natural de Utah, Scott Sampson, afirmou que a maioria dos chifres do kosmocerátops provavelmente não eram usados como armas, mas sim como adornos para atrair companheiros do sexo oposto.

Espécies chifrudas

Os fósseis têm cerca de 76 milhões de anos e foram descobertos no Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, no sul do estado americano de Utah.

Scott Sampson disse que atualmente dinossauros com chifres estão entre os fósseis mais cobiçados por paleontólogos.

Em 2004, eram conhecidas apenas 15 espécies chifrudas. Hoje, o número praticamente dobrou.

Ao todo, são conhecidas entre 800 e 850 espécies de dinossauro, mas acredita-se que na época Mesozoica este número ficasse na casa dos milhares.

Por BBC, BBC Brasil
.
Nota Elo ( Mazé Silva)
.
O estudo da Paleontologia, sempre despertou a curiosidade dos estudiosos, por ser seres que viveram a milhares de anos aqui na terra e que muitas vezes ainda fica a icógnita de como realmente esses animais entraram em extinção e a espécie evoluiu de uma forma que novos habitantes terrestres tivessem seus tamanhos bem regredidos capaz de viver com maior comodidade na superfície do planeta.
.
Hoje continua ainda mais acentuada ou intensificada o estudo dessa espécie extinta e que através de pesquisas e achados está sendo comprovada a diversidade dos dinossauros, como esses fósseis que foram encontrados e que são mais cobiçados pelos palenontólogos por possuirem chifres um forma bem exótica.
.
Vídeo: Museu em Utah, nos EUA, revela fósseis de 76 milhões de anos

Nenhum comentário: