DESTAQUES

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia do Idoso - 27 de Setembro

Origem do DIA DO IDOSO - 27 de setembro
"Parabéns ao Idoso"
.
Neste dia dedicado ao Idoso, o Elo Geográfico dedica todo carinho, admiração, reconhecimento, respeito e dignifica todas essas pessoas da terceira idade, que têm muito pra nos oferecer, ensinar de suas experiências adquiridas ao longo de suas vidas e que como grande vencedores, hoje estão em todos os cantinhos desse Planeta que chamamos de Terra, para nos contar de seus momentos vividos seja de alegria ou tristezas.
.
Temos a certeza que são uns vencedores que muitos apresentam estampados em seus rostinhos onde o tempo deixou suas marcas, uma felicidade e contentamento por ter alcançado e até ultrapassado as expectativas de vida previstas por cada nação de acordo com o seu poder aquisitivo e tendo e em vista o IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).
.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e expectativa de vida ao nascer. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população

Nota Elo - Mazé Silva
----------------------------------------------

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento.

No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.

Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.

Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional.

Em Portugal, o dia do idoso é comemorado no primeiro dia do mês de outubro.

(Fonte: Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo-RJ).http://www.portaldafamilia.org.br/datas/avos/origdiaidoso.shtml


6 comentários:

Manuel disse...

Olà querida Mazé!claro que vi e teu pedido no splish-splash como nao ia ver comentando esse mesmo post. Mas é verdade Mazé que estes ultimos tempos tenho andado a correr por todo lado resolvendo varios assuntos por isso nao quero ser comparado com ninguem cada um de nos temos os nossas tarefas pessoas que nos acupa as horas vagas e jà nao ha tempo para mais nada.Mas é com muito prazer que pude passar aqui hoje! mas estàs a ver ja nao vai haver tempo para o slpish-splash.No entanto fez-me bem passar por aqui e descobrir que tambem se festeja no Brasil o dia do idoso.E quando vi algumas imagens no video senti-me muito mais jovem ainda.Beijinhos e nao te priocupes que eu ainda nao vos esqueci.E tu principalemente ficaràs para sempre uma amiga de coraçao!chaoooooooooooo

Mazé Silva disse...

Olá meu querido Manuel!

Estou muito feliz com a sua visita aqui no Elo.

Eu sei que tu és muito atarefado e cheio de responsabilidades, mas sempre que puder dê um pulinho aqui que será muito bem vindo, pois você sabe que gosto muito de você e dos seus comentários.

Eu ri quando falastes que ao ver o vídeo sobre o idoso, sentiu-se muito mais jovem! Ehehehehehe. Bem que eu também senti-me. Rsrsrsrs

Outra felicidade ao ler o seu comentário, foi de saber que não esquecestes de mim e que me considera como amiga do coração, assim como eu o considero.

Que bom e você será sempre o meu amigo do peito, viu Manuel!

Que pena que temos amigos que afastaram-se de mim e por isso eu estou muito triste, pois estes que falo não são amigos de agora, mas de muito tempo antes mesmo dos blogs que frquentamos existir.

Tenho que suportar essa distância e aguentar a saudade Manuel. Só eu sei como está sendo difícil pra mim.

Obrigada pelo carinho, pela sua linda amizade e deixo um beijo grande no teu coração!

Da amiga de sempre!

Mazé Silva

Eneide disse...

Mazé, chegou o dia de visitar
seu blog. gostei do artigo sobre o idoso. Na verdade são merecedores de nosso respeito, carinho e atenção. Com eles aprendemos muito pois tiveram experiências valiosas.
Eu já estou entrando nesta fase pelos anos vividos mas me considero jovem de espírito e com coragem de viver uma vida bem vivida. Parabéns!
Abraço da mana

Anônimo disse...

Ola! Amiga Mazé,

Folgo em estar aqui novamente, depois de umas certas férias que me deram lá no outro blog e aqui também, claro.

Fiquei imensamente feliz por esta homenagem aos idosos.

Meus pais são da terceira idade.

Infelizmente o meu pai tem o mesmo problema que tenho na coluna, mas o que mais importa pra ele e ele fala com muito orgulho, foi ter trabalhado durante 50 anos como marcineiro e carpinteiro.

Já a minha mãe, ainda faz caminhada, faz exercícios no parque municipal de Belo Horizonte e ensina crochêt.

O que mais me deixa triste é realmente o que foi falado, ou seja, a desvalorização por parte do governo brasileiro,no tocante aos salários dos idosos.

Mas, eu diria, na defesa aos idosos que: "Deixa estar jacaré! A lagoa há de secar e aí eu te pego."

Aguarde! Quem viver verá!

Mazé Silva disse...

Oi minha querida Mana Eneide!

Você sabe o quanto fico feliz quando vens aqui no blog e deixa o seu comentário!

Fico feliz por você ser uma pessoa de coragem de fibra, que abraça qualquer trabalho e relaiza com competência e coragem.

Sempre quando me sinto fragilizada e vejo a sua coragem em realizar suas terefas e ainda ajuda aos outros. Admiro-te muito, pois além de seres mais velha do que eu, acho que você tem mais força espiritual, mentalmente e fisicamente.

Gostei da frase que dissestes que já está perto da terceira idade, mas tem ainda um espírito jovem.

Eu acho que você é jovem não só de espírito, mas a sua fisionomia não aparenta a idade que você tem. Está muito jovem ainda e eu quero que viva por muitos e muitos anos, minha conselheira! Ehehehehehe

Obrigada por ter gostado do post sobre o Idoso e pela sua presença iluminada!

Beijos no teu coração da sua mana que muito lhe quer bem.

Mazé Silva.

Mazé Silva disse...

Olá meu amigo Bottary!

Que você voltou, menino! Já estava com saudades. Pensei que tinha nos esquecido! Ehehehehe

Só pensa no netinho, esqueceu até das responsabilidades! Ehehehehehe
Vou baixar o salário, está ganhando muito( pouco)! Ehhehehe

Obrigada Bottary, por ter gostado da homenagem que fiz aos Idosos.

Você falou da sua mãe e lembrei da minha que tem 87 anos e gosta muito de fazer crochêt e de ler a Bíblia e outros livros e revistas ligadas a Igreja, como "O Mensageiro do Coração de Jesus", pois ela é do Apostolado da Oração e um dia por acaso eu vi uma foto dela nessa revista que é editada no sul e tinha um grupo da Igreja de Limoeiro, do qual ela faz parte. E as fotos estavam lá na revista. Fiquei orgulhosa dela da minha mãezinha querida.

Você sempre filosofando não é menino? Gostei da frase:

Mas, eu diria, na defesa aos idosos que: "Deixa estar jacaré! A lagoa há de secar e aí eu te pego."

Aguarde! Quem viver verá!

Ehehehehehe Você é demais Bottary!!!

Um beijo e um abraço nos teus pais e não esqueça os netinhos lindos que você tem.

Beijos e abraços pra você também.

Mazé Silva

Adbox