quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fóssil de ancestral de dinossauros é encontrado no RS


Em Dona Francisca, foi encontrado num vale um fóssil do tecodonte, que era a criatura mais temida a pisar na Terra, há 180 milhões de anos atrás. Ele teria sido soterrado alguns dias após sua morte.

O animal pertence ao grupo dos tecodontes, ancestrais dos dinossauros, era adulto e media cerca de 7m. ClicRBS

O Prestosuchus era quadrúpede e um carnívoro feroz.

Um fóssil localizado em uma área às margens da rodovia ERS-348, na localidade de Linha do Soturno, em Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi apresentado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na manhã desta segunda-feira. Trata-de do fóssil de um Prestosuchus, ancestral do dinossauro que viveu na região central do Rio Grande do Sul há 238 milhões de anos.

A descoberta foi feita há cerca de um mês pelo paleontólogo Sérgio Cabreira, da Ulbra de Canoas, e pelo biólogo Lúcio Roberto da Silva, da Ulbra de Cachoeira do Sul. O animal pertence ao grupo dos tecodontes, ancestrais dos dinossauros, era adulto e media cerca de 7m de comprimento, 1m60cm de altura e pesava em torno de uma tonelada. O Prestosuchus era quadrúpede e um carnívoro feroz.

O animal está depositado em um bloco de rocha que deve ser retirado do local na quinta-feira e levado em um caminhão para o Museu de Ciências Naturais da Ulbra de Canoas.



2 comentários:

Bottary disse...

Ola! Mazé,

É sobremodo emocionante para estes cientistas vivenciar estes momentos em suas vidas.

São provas incontestes de que o planeta Terra possuiu a era destes animais, muito antes da dos primeiros bípedes, os quais deram origem à raça humana.

Prabéns pela postagem, foi de muita utilidade esta sua matéria.

Abraços Dinossaurianos!

MUNDO DA ARQUEOLOGIA disse...

Estou publicando um pouco desta reportagem em meu blog. Maravilhosa essa descoberta