DESTAQUES

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fóssil de ancestral de dinossauros é encontrado no RS


Em Dona Francisca, foi encontrado num vale um fóssil do tecodonte, que era a criatura mais temida a pisar na Terra, há 180 milhões de anos atrás. Ele teria sido soterrado alguns dias após sua morte.

O animal pertence ao grupo dos tecodontes, ancestrais dos dinossauros, era adulto e media cerca de 7m. ClicRBS

O Prestosuchus era quadrúpede e um carnívoro feroz.

Um fóssil localizado em uma área às margens da rodovia ERS-348, na localidade de Linha do Soturno, em Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi apresentado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) na manhã desta segunda-feira. Trata-de do fóssil de um Prestosuchus, ancestral do dinossauro que viveu na região central do Rio Grande do Sul há 238 milhões de anos.

A descoberta foi feita há cerca de um mês pelo paleontólogo Sérgio Cabreira, da Ulbra de Canoas, e pelo biólogo Lúcio Roberto da Silva, da Ulbra de Cachoeira do Sul. O animal pertence ao grupo dos tecodontes, ancestrais dos dinossauros, era adulto e media cerca de 7m de comprimento, 1m60cm de altura e pesava em torno de uma tonelada. O Prestosuchus era quadrúpede e um carnívoro feroz.

O animal está depositado em um bloco de rocha que deve ser retirado do local na quinta-feira e levado em um caminhão para o Museu de Ciências Naturais da Ulbra de Canoas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Mazé,

É sobremodo emocionante para estes cientistas vivenciar estes momentos em suas vidas.

São provas incontestes de que o planeta Terra possuiu a era destes animais, muito antes da dos primeiros bípedes, os quais deram origem à raça humana.

Prabéns pela postagem, foi de muita utilidade esta sua matéria.

Abraços Dinossaurianos!

MUNDO DA ARQUEOLOGIA disse...

Estou publicando um pouco desta reportagem em meu blog. Maravilhosa essa descoberta

Adbox