DESTAQUES

domingo, 26 de setembro de 2010

Governo chileno planifica fase final do resgate dos 33 mineradores



Agência EFE:
Governo chileno planifica fase final do resgate dos 33 mineradores

O ministro de Mineração do país, Laurence Golborne, e o de Saúde, Jaime Mañalich, foram hoje à mina San José para planejar com as equipes de resgate a última fase da operação de salvamento e os cuidados médicos que os mineradores receberão assim que saírem da jazida.

Mañalich explicou aos jornalistas que descerão à mina um socorrista e outro médico, especialistas em trabalhos de resgate, "para assistir aos mineiros na sua entrada na cápsula".

A Marinha irá fabricar a espécie de três gaiolas para o resgate, que foram batizadas com o nome de Fênix. A primeira delas tem previsão de chegar à mina ainda hoje.
O ministro de Mineração explicou que as cápsulas são equipadas com um tubo de oxigênio e com microfone e alto-falantes, para manter a comunicação com o exterior durante o resgate.

Quanto aos trabalhos de resgate, a máquina T-130, encarregada do "Plano B", alcançou os 175 metros no alargamento do túnel de 632 metros que escavou com sucesso na primeira etapa de sua tarefa.

A perfuradora Strata 950, do "Plano A", chegou a 442 metros de profundidade, de um total de 702 metros que deve cavar para depois alargar o conduto. Já a máquina petrolífera RIG 421, que executa o "Plano C" e é a única que cava diretamente um túnel de 66 centímetros de diâmetro, chegou neste sábado a 62 metros de profundidade.
.

Nota Elo ( Mazé Silva )

Esse drama vivido pelos trabalhadores mineiros no Chile, tem causado sofrimentos e exaustão para os mesmos nos seus limites máximos de estresses, para suas famílias e para a população mundial, quase com uma totalidade, onde os nossos corações sentem-se afligidos por esses seres humanos que queremos ver um final feliz para esse desastre caótico dentro dos seus próprios locais de trabalho para sustentar suas famílias, que além de serem humildes sofredoras, passam dias na espera de sempre ter de volta os seus entes queridos.

Estamos orando e pedindo para que todos eles saiam ilesos e que esta operação de resgate tão bem planejada, tenha o verdadeiro sucesso almejado por todos nós.
Tragédia que teve como começo a situação econômica dos donos do capital onde com pagamento de míseros salários exploram os seres humanos na busca de sempre querer ter mais, enriquecer as custas de homens que realmente precisam trabalhar arriscando as suas próprias vidas.

Agora em seguida veio os problemas também geológicos do local onde situa-se a mina e por fim um problema social onde toda a sociedade está empenhada no salvamento dos nossos irmãos que estão presos no subterrâneo, sem imaginar se estão perto ou longe de sair daquele local escuro, frio, desolador.
Que Deus abençoe a todos e possa dar-lhes a esperança e a tranquilidade de que realmente serão salvos o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Adbox