DESTAQUES

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro - Dia dedicado ao Professor


Valorização profissional

Desejo a todos os meus colegas de magistério, "Um Feliz Dia do Professor", nesse dia 15 de outubro dedicado a todos nós, que diante de tantos obstáculos, estamos sempre de pé e na esperança de formarmos cidadãos consciente de seus direitos e deveres na sociedade.

Embora arduamente desempenhamos esse papel tão importante dentro da sociedade, mas temos o orgulho de que seremos recompensados, quando passamos a ver os nossos objetivos alcançados, que é o resultado positivo no processo Ensino Aprendizagem.

Que as crianças e os jovens incorporem todos os valores que transmitimos e que estão a servir de suporte no seu desempenho como ser humano e capaz de após esses ensinamentos, busquem a sua autonomia com ser dentro da sociedade e consigam por em prática o que foi transmitido pelos seus mestres.

Na verdade sentiremos felizes ao ver que nossos educandos já são capazes de tomarem iniciativas próprias diante de situações vividas, como também possam desenvolver o seu lado reflexivo, critico, participarivo, e que através de análises e questionamentos sejam capazes de refletir e agir dentro de um mundo difícil de se conviver e vencer na vida, com tantos conflitos que nos cercam.

Estes são os meus votos de Parabéns a todos os Mestres ou Professores que abraçaram essa profissão com coragem, otimismo e no compromisso de fazer o melhor possível para que se tenha uma educação de qualidade e na formação do indívíduo como um todo.

Mazé Silva

“Dia do Professor” é a data que se celebra hoje, no Brasil, em homenagem aos abnegados profissionais da Educação, que nas escolas públicas, filantrópicas e particulares fazem de seu saber ferramenta a serviço do conhecimento e do desenvolvimento intelectual de seus alunos.

Categoria que nunca teve o devido reconhecimento oficial, que nunca foi remunerada como deveria, que sempre esteve presente no cotidiano brasileiro exercendo sua profissão com dedicação, empenho e, não raramente, enfrentando problemas até mesmo para chegar à escola, o professor merece o respeito e a gratidão de todos.

A Educação brasileira avançou. Prédio mais modernos e adaptados para portadores de necessidades especiais foram construídos para abrigar escolas, alunos ganharam salas mais confortáveis, quadras poliesportivas se espalham pelas unidades de ensino. Essas melhorias são inegáveis e, embora ainda existam escolas precárias, de modo geral a rede física nos estados e municípios tem boa estrutura.

O avanço da Educação não é um todo. Nele existem áreas que se enquadram aos padrões universais, mas o elemento mais importante dessa cadeia, o professor, não recebe a devida valorização salarial.

Enquanto o Brasil não fizer clara opção pela Educação será país distante das nações mais desenvolvidas. Para optar por essa área o primeiro e mais importante passo é valorizar o professor, pois em caso contrário de nada valerá o moderno prédio escolar.

O Brasil insiste na Educação a partir do segundo andar, quando se sabe que sua base é o professor. As autoridades precisam se espelhar na lição mundial dada pela Coreia do Sul, que em 1953 ao sair de sangrenta guerra com a vizinha homônima do Norte registrava índice de analfabetismo próximo a 100% e que buscou o caminho do ensino valorizando o professorado, para que pudesse encontrar o caminho do desenvolvimento.

Em meados dos anos 1980 e trranscorridas três décadas da opção pela Educação A Coreia do Sul despontou para o mundo enquanto nação industrializada, dominando tecnologia de ponta e apresentando invejável qualidade de vida.

A Coreia do Sul é um pequeno país asiático, com área equivalente ao Pernambuco, enfrentou longa ocupação japonesa, passou por uma guerra tecnicamente ainda existente, mas seus produtos industrializados estão presentes nos quatro cantos do mundo, o que lhe confere o 13º lugar entre as economias.

A data dedicada ao professor na Coreia do Sul é 15 de maio, quando alunos reverenciam seus mestres e ex-alunos lhes rendem homenagem. O governo sul-coreano credita ao seu professorado o patamar alcançado pelo país e o remunera à altura.

Quando o governo em todas as suas esferas e as escolas particulares e flantrópicas reconhecerem salarialmente o trabalho do professor o Brasil encontrará o caminho do desenvolvimento por onde passou a Coreia do Sul.

Enquanto o Brasil não fizer clara opção pela Educação será país distante das nações mais desenvolvidas

jmnews

diariodecuiaba.com.br



5 comentários:

Everaldo Farias disse...

Olá Mazé,

Como professor, agradeço imensamente a belíssima homenagem que nos prestou!

Agradeço também sua visita lá no Blog e fico feliz em ver que teu espaço tá cada vez mais rico e bonito, um capricho só!

Parabéns para nós que enfrentamos uma profissão tão difícil e sempre recebemos de Deus força e criatividade para criarmos coisas como essas!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Anônimo disse...

Ola! Amiga Mazé,

Sabe porque ainda não fiz aqui os meus comentários?

Hoje são 19 de outubro e somente agora consegui pegar, novamente no meu cpu.

Lembre-se sempre que sempre admirei os meus professores, sobretudo aqueles que de uma forma ou de outra marcaram em minha vida, algum detalhe.

Pra te dizer a verdade, dois deles são de Geografia.

Como eu gostava de estudar esta matéria!

Como sabes, sou fascinado a tudo que se refere ao Universo.

Como poderia esquecer estes dois professores?

Tenho muitas lembranças boas e algumas ruins de vários professores, inclusive lembro até hoje de minha primeira aula do primeiro ano primário.

À todos vcs professores que estejam ou que não estejam navegando neste eclético blog,
O MEU FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS VOCES!

Bottary

Mazé Silva disse...

Olá meu querido amigo Everaldo!

Mais uma vez estou bastante feliz de receber aqui no blog, a sua ilustre visita.

Hum, Everaldo, fiquei orgulhosa pelos seus elogios prestados ao meu blog. Palavras lindas e de incentivo tinha que partir de pessoas tão amáveis e sensíveis quanto você.

Pois é Everaldo, neste dia você também estava de parabéns pelo trabalho árduo que desempenhas com compromisso, responsabilidade e capacidade!

Obrigada por ter aceito o meu convite de vir prestigiar o nosso post.

Assim que puder estarei visitando o seu cantinho que tembém acho muito rico e gostoso.

Beijos da amiga,

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Olá amigo Bottary!

Eu sei do seu problema com o computador, não tens o que se explicar, não há necessidade de tanta justificativa.

E quanto o seu facínio pela Geografia, já percebi isso desde o início, principalmente na área da Astronomia, que eu também sou fascinada.

Obrigada pelas felitações pelo dia do Professor.

Que férias hem, vovô?

Agora mãos a obra me querido colaborador! Ehehehe

Espero a sua volta!

Mazé Silva

Anônimo disse...

Mazé esqueci de parabenizar pelo dia do rofessor. É uma profissão que deveriaser mesmo muito reconhecida. Hoje ainda é mais difícil, acho um grande desafio pois o professor tem que fazer o papelde pai na sala de aula. Como as crianças hoje são elétricas e não a formação emcasa se torna mais difícil não é! Percebo que voce ama a profissão mesmo sendo desafio grande. Parabéns é bom fazer o que gostas e para o bem dos outros.
Abraço da mana.

Adbox