DESTAQUES

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Descoberto planeta capaz suportar vida

Visão artística do sistema Gliese 581, por Lynette Cook

Está a 20 anos-luz de distância da Terra e chama-se Gliese 581g

A descoberta de um planeta com características habitáveis, a 20 anos-luz da Terra, é hoje dada a conhecer num artigo do «Astrophysical Journal». Este planeta do tamanho do nosso é um dos dois recentemente estudados que fazem parte de um conjunto de seis que orbitam a estrela Gliese 581.

De lembrar que já em 2007, este sistema revelou-se importante com a descoberta do primeiro planeta com algumas características favoráveis à existência de vida, tal como a conhecemos: o Gliese 581c.

O estudo, que decorreu ao longo de 11 anos, foi realizado pelo Carnegie Institution for Science e pela Universidade da Califórnia. O chamado Gliese 581g parece possuir todas as condições favoráveis à existência de vida.

Localiza-se a uma distância do seu sol suficiente para ter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície ou a pouca profundidade. Tem gravidade e a sua temperatura varia entre os menos 31º e os menos 12º centígrados.

O período orbital é de 36 dias e a relação com a sua estrela faz com que tenha sempre uma face com luz e outra escura. A área mais provável para existir vida será no limite entre o dia e a noite.

In Ciência Hoje

3 comentários:

Mazé Silva disse...

Meu querido Armindo!

Grande e importante está o desenvolvimento da Astronomia para humanidade.

Quanto avanço da tecnologia espacial e o investimento no aperfeiçoamento nesse campo tornando astronautas e cosmonautas com maior aprofundamento no estudo desta ciência e na busca de novas descobertas como esta descrita neste importante poster.

Parabéns pela postagem Armindo, muito rica em informações astronômicas.

Beijos e abraços!!!!

Mazé Silva

Manuel disse...

Olà Mindo! pà està tudo muito bem, mas tu ve là se me encontra um planeta com temperaturas positivas porque de negativas estou jà eu cheio delas aqui no inverno.Abraços! e beijinhos pra potroazinha Mazézinha.

Bottary disse...

Ola! Amigão,

Sou fascinado por tudo que existe no Universo!

Uma coisa eu tenho em minhas convicções, acerca de outros planetas habitados. Eles existem!

Existem, em outras dimensões, como também existem aqueles que são idênticos à Terra, porém, não estão ao nosso alcance, nem em nossa imaginação.

A única filosofia de vida que me esclareceu de uma maneira clara e racional acerca de outros mundos habitados foi a Doutrina Espírita, até porque ela tem como base a tríplice aliança da ciência, com a filosofia e mais a religião.

Recomendo ler o livro: A Caminho da Luz, de Chico Xavier.

Um grandioso abraço!

Adbox