DESTAQUES

domingo, 14 de novembro de 2010

Hubble fotografa galáxia com a borda voltada para a Terra


Essa galáxia é parte do Aglomerado de Virgem, a 60 milhões de anos-luz

O Telescópio Espacial Hubble fotografou a galáxia NGC 4452, que parece estar coma borda voltada diretamente voltada para a Terra.

O resultado é uma imagem de bilhões de estrelas vistas em um ângulo incomum.

O núcleo brilhante pode ser visto ao centro, junto com um disco muito fino, que parece uma linha reta do ponto de vista da imagem. Um halo de estrelas na periferia da galáxia parece fazer a linha brilhar.

NGC 4452 foi observada pela primeira vez por William Herschel em 1784, na Inglaterra. Ele descreveu o objeto como uma nebulosa brilhante, pequena e alongada.

Essa galáxia é parte do Aglomerado de Virgem, que tem esse nome porque muitas das galáxias que o integram aparecem na constelação de Virgem. Esse aglomerado está a cerca de 60 milhões de anos-luz e contém cerca de 2.000 galáxias.

Acredita-se que o Grupo Local, quer inclui a Via-Láctea, esteja na periferia do Aglomerado de Virgem, e que será atraído para seu interior, pela ação da gravidade.

09/11/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Ilustre Professora, Mazé

Conforme lhe disse desde quando a conheci, por intermédio daquele blog mais melhor do mundo e arredores, que é do nosso querido Portuga, gosto de trocar informações a respeito de tudo e de todos, se for o caso.

Sou fascinado pelas coisas do Universo e como tal, gostaria de que me explicasse melhor esta última frase:

"Acredita-se que o Grupo Local, quer(?) inclui a Via-Láctea, esteja na periferia do Aglomerado de Virgem, e que será atraído para seu interior, pela ação da gravidade."

Esta frase não está bem elaborada, deixando margem de dúvidas no enunciado.

Quem é este Grupo Local que foi citado e quem é esta Via Láctea.

Por que cita a ação da gravidade? O enunciado quer dizer é sobre os
buracos negros?

Qual a diferença de Galáxia para Via Láctea?

No aguardo de uma resposta agradeço sua prestimosa e honrosa atenção!

Manuel disse...

OLà querida Mazé!resolvi fazer-te uma visita hoje e é verdade que jà à bastante que nao tive acasion.E realemente eu gosto de ver estes teus potes sobre assuntos da nossa Galàxia; mas ao mesmo tempo sao coisas que ficam tao misteriosas para mim que eu me sinto incapaz de te fazer uma pergunta como foi a caso do nosso amigo Bottary.Mas seria bom talvez tu teres uma so pergunta desse tipo por Mes.Porque para a pergunta do Botarry talvez vao ser preciso 10 pàginas e mesmo assim nao sei se tudo vai ficar claro ao final; eu digo isto para mim claro, nao duvido da vosso saber nem da vossa inteligencia, porque para isso sois meus amigos, nao por isso.Beijinhos para ti e abraços para o Botarry

Adbox