DESTAQUES

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Universo teria três vezes mais estrelas do que se pensava, diz estudo



O Universo pode ter três vezes mais estrelas do que o antes calculado pelos cientistas, diz estudo publicado no site da revista "Nature" nesta quarta-feira. Segundo as novas estimativas, elas seriam pelo menos 300 sextilhões, ou o número três seguido de 23 zeros.

Os novos cálculos, realizados pelo astrônomo Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, colocam em dúvida um dos pontos-chave que os cientistas geralmente usam ao fazer estas estimativas, o de que a maioria das galáxias tem características parecidas com a nossa Via Láctea.

Isso porque grande parte da compreensão que temos do Universo tem por base observações feitas dentro da nossa galáxia e que depois são extrapoladas para as outras.

Van Dokkum focou seu estudo nas chamadas anãs vermelhas, pequenas estrelas com cerca de um quinto do tamanho do Sol e que queimam mais lentamente, brilhando menos mas por bem mais tempo do que as estrelas maiores. Na estimativa anterior, os cientistas presumiram que todas as galáxias teriam mais ou menos a mesma proporção de anãs vermelhas que a Via Láctea, que é uma galáxia espiral.

O problema é que aproximadamente um terço das galáxias do Universo são elípticas, que teriam uma composição bem diferente das galáxias espirais, afirma o astrônomo. Usando o telescópio Keck, no Havaí, Van Dokkum analisou oito galáxias elípticas distantes e descobriu que elas têm mais estrelas anãs, muitas mais.

- Estamos vendo de 10 a 20 vezes mais estrelas - diz o astrônomo, que assim elevou as estimativas para o número de estrelas no Universo dos anteriores 100 sextilhões para 300 sextilhões.

A afirmação de Van Dokkum, no entanto, não tem agradado muitos astrônomos, que preferem imaginar o Universo como um lugar mais ordenado e homogêneo, conta Richard Ellis, do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Segundo ele, o estudo de Van Dokkum dá crédito "à ideia de que o Universo é mais complicado do que imaginamos". Ele admite, no entanto, que os cálculos fazem sentido.

Sua principal fraqueza seria o fato de Van Dokkum presumir que a composição química das estrelas anãs é a mesma tanto nas galáxias elípticas quanto nas espirais, o que pode não ser verdade, aponta Ellis. Mesmo assim, responde Van Dokkum, a proporção de estrelas anãs nas galáxias elípticas ainda seria cinco vezes maior do que o antes pensado pelos cientistas.
.
.


Todo O Céu De Estrelas - Flávia Wenceslau

Somente o coração
tem a resposta certa.
O fio da razão
é o que te faz alerta.
Quem sabe a emoção
é quem faz suas descobertas.
E nada é em vão,
nem mesmo o grito
que ainda te resta pra contar
todo o céu de estrelas
e ainda restará
anoitecer pra vê-las,
de todo o azul do mar
serás segredo e calmaria
e ainda restará
pedir a paz de um novo dia,
amanhecendo pra dizer
que a esperança há de renascer
prá quem confia
por querer fazer valer
a bênção que é viver.


2 comentários:

Brasil Desnudo disse...

Olá, querida MAZÉ!!

Obrigado por sua visita lá No desnudo e, pelos elogios e o comentário de forma tão carinhosa!!!

Quanto ao seu post, defino- em três partes...

Primeiro a informação postada sobre as novas constelações existentes, essenciais!

Segundo quanto ao Poema, reverenciando as estrelas, Lindo!

Terceiro o Vídeo, entre o poema e os acordes do violão, tudo ficou mais claro e gostos, e o Final, fechou com chave de ouro...

Ficou simplesmente lindo!!

Uma linda noite pra Ti, querida Mazé...

Bjs


MARCIO RJ

Mazé Silva disse...

Olá meu querido Márcio!

Peço-lhe as minhas desculpas em demorar a responder o seu comentário tão carinhoso e amável.

Passei uns dias sem vir ao blog e estou em dívida com vocês.

Gosto muito quando você vem aqui e minunciosamente faz um comentário tão lindo, que eu gosto tanto!

Gostei da divisão que fizestes da matéria, para fazer mo seu comentário inteligente.

Gostei dessa observação quando no poema faz referência às estrelas. Que lindo! Ehehehe.

Menino, Marcio fiquei sem palavras diante de suas frases claraS e condizentes e o fechamento com chave de ouro, deixou-me arrepiada, viu amigo!

Você é demais! Que pena não respondi no mesmo dia!

Desejo-lhe uma excelente semana pra você Marcio querido!

Beijos no teu coração!

Mazé Silva

Adbox