DESTAQUES

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia Mundial da "Agua" - pensar e refletir sobre a preservação desse bem precioso para a humanidade

Dia Mundial da Água




     Por Mazé Silva
     Elo Geográfico




O dia Mundial da Água, foi criado como uma alerta, um dia chave ou "D", para que nos alertemos para os riscos que a humanidade corre com o uso indevido da água.

A ideia de celebrar o Dia Internacional da Água surgiu em 1992, durante a Conferência de Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas no Rio de Janeiro, Brasil.

Desde então, neste dia tem-se chamado à atenção global para a importância da preservação e economia da água.

Sendo o bem mais precioso da humanidade, cabe a cada um de nós tomarmos consciência e procurar por em pratica o Estatuto da água criado pela ONU, onde estabelece as regras ou normas a ser seguida para que o Planeta não entre em colapso em relação a existência da água, que antes não imaginávamos que um dia pudéssemos ficar sem ela, se o homem não cuidar bem do Planeta e não usar adequadamente esse líquido indispensável para a vida dos seres vivos aqui na terra.

A ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

O nosso planeta como sabemos é composto de 3/4 de água, que são formados pelos oceanos, rios, lagos, mares, lagoas e uma parte que forma o lençol freático, que são as águas subterrâneas; apenas 1/4 é formado de terra que são os continentes e ilhas.

Diante de tamanha exuberância e riqueza do H2O( que são dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio), onde forma a molécula da água, temos que ficar em alerta, pois o consumo é tão intenso pela humanidade e usada de forma desmedida que corremos o risco de ficarmos sem água potável.

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?

Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.

Se formos refletir sobre os dados apresentados, podemos ver que a água própria para o consumo é uma quantidade mínima em relação a quantidade de água que possui o planta Terra, que por existir essa imensidão de água que chamamos de Planeta Água.

Devemos atentar para a grande importância que esse líquido precioso tem para os habitantes do planeta, seja vegetal, animal e o ser humano.

O Dia Mundial da Água é uma oportunidade única para chamar a atenção e para criar uma dinâmica que envolva os governos, a comunidade internacional, a sociedade civil e os indivíduos para melhorar a gestão dos recursos hídricos.

É neste contexto que o tema do Dia Mundial da Água 2011 se insere.

Esta campanha global almeja a promoção de esforços no sentido de aumentar a atenção e a participação no desafio de manter e melhorar os serviços de distribuição de água e saneamento no contexto da rápida urbanização.

Há mais de 1 bilião de pessoas que não têm acesso à água potável.

No dia 22 de março haverá eventos em vários países e este tema éuma boa oportunidade para se discutir o uso racional da água.

Devemos tirar uma lição da declaração dos direitos da Água, para que saibamos utilizá-la, pois a intensidade e diversificação do uso da água é muito grande. A população aumenta a cada dia, o desenvolvimento e urbanização das cidades, contribui também para o aumento do consumo.

Se cada um utilizar a sua consciência e não desperdiçar nenhuma gota de água, podemos ter o nosso Planeta, livre de sofrer essas mudanças evitando a falta de água e preservando a nossa vida, a Ecologia e afinal a existência de nosso planeta Terra livre de ficar sem possibilidade de haver vida por mais milhares e bilhares de anos.

"Por mais pequena que seja as nossas ações, lembre-se: Uma gota d'água também eleva o nível do oceano".


Planeta Água - Guilherme Arantes

2 comentários:

Eneide disse...

Mazé parabéns pelo assunto. Os dados nos deixamassustados em relação a quantidade d´água potável. Ainda mais com a situação atual. E o povo do Jaão em! Jápensou ficar sem água é ficar sem vida. Vamos torcer e fazer contenção mesmo para não faltar estafonte em nossas vidas.
Que vídeo lindo! envieparamim ok!
Abraço damana

Mazé Silva disse...

Olá minha irmã!

Desculpa a demora em responder, pois eu não estava entrando nos Blogs por problemas de saúde.

É, a questão da água é preocupante e muitos ainda fazem descaso.

A água é a fonte indispensavel aos seres vivos, daí a necessidade de preserva-la e economizar enquanto temos em abundância.

Eu também achei o vídeo lindo, vou enviar mesmo pra ti.

Beijos e abraços da sua mana,

Mazé Silva

Adbox