DESTAQUES

quinta-feira, 24 de março de 2011

Google presta homenagem ao ilusionista Harry Houdini pelo 134º aniversário




Por Mazé Silva
Portal Splish Splash

Ao entrar na internet nesta noite de quarta-feira, observei que a página inicial  do Google, estava diferente, com o nome ilustrado de cores não comuns e do lado a foto de um senhor bem vestido com roupas que identificava o desempenho de alguma atividade que não erá-me desconhecida.

Além do mais ele estava algemado e preso por correntes e abaixo do nome Google aparecia uma corrente e um cadeado que tinha sido quebrado a propósito. Ao clicar sobre a foto, aparecia uma frase que dizia o seguinte:

"134º aniversário de Harry Houdini". Se já tinha visto o ilustre personagem que está sendo homenageado, não lembro, só sei que veio-me a curiosidade de saber quem era esse homem que o Google está homenageando e ao descobrir quem era, despertou-me a curiosidade pela vida do Harry Houdini, já que sua profissão acho super interessante e como tal gosto sempre de descobrir algo novo sobre o tema.

Imaginem que tudo tem a ver com o patrãozinho, pois o prestigiado no final da quarta-feira e o dia de quinta-feira, é um dos maiores ilusionista da história e um famoso escapista, daí o símbolo da corrente que o Google mostrou por ser uma de suas especialidades.

Eu sempre gostei do ilusionismo e quando conheci o Armindo esse grande ilusionista português, o meu interesse aumentou, pois ele mostrou aqui vídeo com suas brilhantes atuações, inclusive na TV SIC, apresentando um belíssimo número que deixou todos admirados mais ainda pelo ilusionista e pela pessoa do Armindo, que é um ser humano cheio de qualidades, habilidades e tudo que vai fazer faz com perfeição acima de tudo.

Para além do nosso amigo Mindo, temos também o nosso amigo Humberto, ambos ilusionistas e fãs do Roberto Carlos. Fiquei feliz de encontrar esse assunto como uma homenagem ao maior ilusionista da história e não poderia deixar de lembrar do Humberto e em especial do meu amigo do peito que tanto amo, o meu patrãozinho do Splish Splash.

Não faz muito tempo que prestei uma homenagem para nosso amigo fenomenal pela passagem do dia do ilusionista e postei um vídeo seu aqui. Se eu tivesse outro vídeo com ele fazendo a malta rir dos seus truques e ter a curiosidade de tentar desvendá-los, eu postaria na hora, pois ele merece todos os nossos mimos, que além de amiga, sou fã, sua "funcionária" e temos em comum o nosso ídolo maior que é o Rei Roberto Carlos.

Os valores do meu querido amigo são incontáveis, vou deixar os outros que não citei, para vocês lembrarem e guardarem com vocês.

Gente, para concluir a postagem sobre o Harry Houdini, quero afirmar que o mesmo nasceu na Hungria, em 24 de março de 1874 em Budapeste, e morreu no dia 31 de Outubro de 1926, em Detroit. Teve uma infância muito pobre, o que o obrigou a trabalhar desde cedo.

Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista. Foi também ferreiro e nesse ofício ele aprendeu os truques que mais tarde o transformariam no maior ilusionista do mundo, além de dublê, ator, historiador, produtor cinematográfico, piloto, espiritualista e desenganador.

Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar seus truques por completo, mesmo depois dele ter escrito boa parte dos segredos em livro.

Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar. E foi numa destas demonstrações de suas habilidades - a "incrível resistência torácica" - que ele morreu.

Após apresentar o número para uma platéia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos.

Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e quase uma semana depois ele morreu, num hospital de Detroit. Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu.

Ocupava o seu tempo livre estudando mágica, disputando competição de atletismo, natação e corrida. Por muito tempo, passou aperfeiçoando e treinando um truque em que escapava de algemas, incorporou este truque ao seu show e logo passou a desafiar qualquer pessoa que pudesse algemá-lo com eficiência, inclusive oferecendo centenas de dólares caso ele não conseguisse escapar. Nunca teve que pagar.

Quando Houdini fazia vibrar sua plateia com suas exibições, demonstrava também que o gênio humano era capaz de superar as amarras que o limitam. Ainda que efêmera, é a vitória da inteligência sobre o poder, a polícia, o Estado.
Se o ilusionista estivesse vivo, aliás, não seria nada mal que algum republicano sugerisse a um democrata de passagem pela Casa Branca que Houdini, perigoso por demonstrar a fragilidade do poder norte-americano, deveria ser levado à base de Guantánamo. De onde, claro, ele escaparia, num show em homenagem ao melhor da humanidade.

Apesar de seus esforços por desmistificar o espiritismo, Houdini estabeleceu um código secreto com sua esposa Bess, que no caso de sua morte, permitiria que ele estabelecesse contato com ela do além.

Em 9 de janeiro de 1929 o jornal The Detroit News apresentava uma reportagem informando que Bess havia recebido mensagens no código secreto, durante uma sessão.
Houdini também atuou como um desenganador, ou seja, desmascarando pessoas que alegavam possuir poderes sobrenaturais tais como médiuns.

"Dorothy Young, a última assistente de palco ainda viva do famoso mágico ilusionista Harry Houdini, morreu aos 103 anos, anunciou nesta quarta-feira (23) um porta-voz da Universidade 

Drew, nos Estados Unidos.  Young morreu no último domingo em sua casa, na comunidade de Tinton Falls, em Nova Jersey.
A dançarina juntou-se à companhia de Houdini aos 17 anos, depois de se candidatar para uma sessão de testes durante uma viagem com a família a Nova York."

Texto redigido, a partir da fonte:
google.com.br
24-03-2011

Dedico este post com muito carinho a todos os ilusionistas do mundo e em especial ao meu amigo e "patrãozinho" Armindo Guimarães, administrador do Portal Splish Splash.

 

Nenhum comentário:

Adbox