DESTAQUES

sábado, 26 de março de 2011

A Hora do Planeta - 2011




                                                                                                                  
Por Mazé Silva
Portal Splish Splash

Já faz quatro anos, que o mundo aderiu a uma campanha em prol da preservação do Planeta, que nomeou-se de " A Hora do Planeta".


Este ano está sendo realizado no dia de hoje, 26/03/2011 em todo mundo civilizado, esse ato simbólico provido em todo planeta terra, organizado pela ONG WWF, em uma demonstração e preocupação com o aquecimento global, que todos nós sabemos que está agravando-se ainda mais à medida que o mundo torna-se mais industrializado e mais desenvolvido.

 A determinação e o uso da consciência de todos os povos de apagar as luzes por uma hora ou seja durante 60 minutos. Envolve governos, empresas e a população que conscientemente tomarão medidas cabíveis para que tenhamos um mundo melhor, mais ecológico, e progressivamente sustentável.

A União faz a força e os países que mais poluem, que mais consomem energia e provocam catástrofes ecológicos são os que deverão ter mais seriedade em relação a esse assunto primordial para a humanidade, digo sim, para o Planeta Terra.

Esperamos que este ano haja uma maior adesão de países e pessoas que conquistaram aderir a esse pequeno sacrifício, diante do tamanho de problemas que o planeta vem enfrentando.

O Aquecimento Global é uma consequência do mal uso do que usufruímos. E com o enriquecimento e aumento do capitalismo, o egoísmo tornou-se maior do que a sensibilidade com os males e os danos que provocamos no planeta.

As geleiras estão derretendo, o nível de água dos oceanos estão aumentando, o ar que respiramos não está mais puro pelo grande números de indústrias que poluem, e em decorrência da urbanização, aumento do número de pessoas, e aumenta o consumo, a produção de lixo, os gases decorrentes do grande número de veículos que trafegam muitos ainda soltando gases poluentes, assim como as indústrias que jogam à céu aberto detritos industriais e também jogam ao ar o dióxido de carbono, de enxofre, o monóxido de carbono, o chumbo, o iodo onde as enxurradas conduzem para os rios lagos e mares, levando à morte peixes e animais, além da vegetação aquática, como as algas os planctos e consequentemente havendo uma quebra em toda cadeia alimentar.

Monumentos e símbolos arquitetônicos de diversos países, como Alhambra, Torre de Tóquio ou Cristo Rei juntam-se à iniciativa Hora do Planeta e desligam as luzes às 20h30 de 26 de Março para alertar contra o aquecimento global.

O objetivo da Hora do Planeta, que será entre as 20h30 e as 21h30, é levar os cidadãos a desligarem as luzes, assinalando o seu compromisso com o planeta, partilharem histórias e ações que beneficiem a Terra, através da internet, e adaptarem comportamentos diários sustentáveis, como explica a WWF, a associação ambientalista promotora da iniciativa.

Gateway of India ou o Cristo Redentor, no Brasil, Torre Eiffel, em França, Ponte da Liberdade, na Hungria, a Sinfonia de Luzes de Hong Kong (maior luz permanente do mundo) são exemplos de pontos de referência mundiais que se associam à defesa do planeta, enquanto em Portugal a WWF refere centenas de monumentos de 40 cidades.

Em Lisboa, a Ponte 25 de Abril, as Estações do Rossio e de Santa Apolônia, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro D. Maria II, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos estarão às escuras.

Àqueles «pontos de referência irão juntar-se a centenas de milhões de pessoas, de empresas, comunidades e governos, em todo o mundo, que desligarão as luzes durante a Hora do Planeta, transcendendo as barreiras de raça, religião, cultura, sociais, geracionais e da geografia, numa celebração global do compromisso com a proteção da única coisa que nos une a todos - o planeta», salienta um comunicado da WWF.

Nepal, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Vietname, Finlândia, África do Sul, Japão, China, Turquia, Hungria são outros países onde será visível a participação na iniciativa.

Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

A ideia é chamar atenção para o consumo exagerado de energia e o consequente aquecimento global.

Participar dessa campanha é está lutando conta o aquecimento global, com as mudanças climáticas, com a preservação dos Ecossistemas e pensar na preservação da fauna e da flora, é querer contribuir para um mundo sustentável, isto é progredir sem agredir, conciliando os bens econômicos, ecológicos e industrializados, assim teremos uma vida mais longa e melhor para toda humanidade.

Vamos todos juntos contribuir com esse ato simbólico, onde muitos países desde cedo já fizeram a sua parte, devido a diferença de fuso horário.

Vídeo Oficial da Hora do Planeta 2011

Nenhum comentário:

Adbox