DESTAQUES

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tempestade Solar pode afetar a Terra em 2013

             Onda emitida pelo Sol pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos - e levar a um caos tecnológico

Por Bruno Garattoni

Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer - e causado pelo Sol.

Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. 

Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética - que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro.

Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.


"O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares", diz o físico Richard Fisher, da Nasa.

Elas já aconteceram antes.

Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo.

A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência - em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.

Tempestade solar intensifica aurora boreal no hemisfério norte

Da Agência Lusa

As tempestades magnéticas resultantes das erupções solares --que nos dois casos desta semana avançaram em direção à Terra a velocidades estimadas entre 6,4 milhões e 8 milhões de quilômetros por hora-- provocam interferências nas comunicações e colocaram em alerta o setor de energia, mas também promoveram auroras boreais espetaculares.

No hemisfério norte, grande parte da Europa tem conseguido avistar clarões avermelhados nos céus, resultado do impacto no campo magnético terrestre da energia liberada pelas erupções solares. As cores destas auroras variam de azul e verde a vermelho, roxo e violeta, conforme o tipo de vento solar que atinge o campo magnético terrestre.

O fenômeno costuma se produzir apenas nas zonas mais próximas dos pólos, acima dos 60 graus de latitude, como no Canadá e na Islândia. Isso porque "o campo magnético terrestre puxa a energia [recebida durante a tempestade solar] para os pólos", diz o astrônomo Sandro Batista, do Observatório Astronômico de Coimbra.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ah Mazé, não gostei nada dessa tempestade solar, tanta coisa ainda boa pra acontecer, vem esse sol, que admiro tanto, com tempestade? Que ela vá atingir outros planetas, menos nossa bela morada terra, já tão castigada, tão devastada pela ação do homem! Mas, como existe um Ser superior, Nosso grande Pai do Céu, vai nos proteger dessa tragédia!
Que Deus livre o nosso planeta de tantos males! Bjs!

Júlio César disse...

Pois é...este nosso sol tão maravilhoso com uns 4 bilhões de anos de vida ainda e quer já castigar a todos nós. Enquanto não estiver em risco a vida humana...tudo bem.

Eu no Divã disse...

Olá Mazé Silva, minha conterrânea... Ôh terrinha maravilhosa. Não troco por nada nesse mundo. Olhe! confesso que só encontrei palavras agora depois que li seus comentários... Puxa!! ainda estou lisonjeado com as mesmas, ainda me sentindo óh! kkkkkkkk... Olha escrever... escrever... é um complemento do meu eu... não sei viver sem o encantamento das palavras, logo porque Camocim é terra de escritores renomados, sabia? teve escritores daqui que ja ganharam vários prêmios, inclusive em Lisboa. Olha, quer me fazer um menino feliz? só preciso de três coisas: papel, caneta e minha paisagem preferida (o mar de Camocim), além de minha esposa e filha, claro. ainda sou um escritor tímido, fazendo ainda amizade com as palavras, mas creio que um dia chego lá... Tô preparando meu livro, mas estou a procura de patrocinadores... mas conseguirei... olha, parabéns pelo blog, inclusive coloquei o banner no meu blog! Limoeiro do norte é massa, conheço e muito. Muito quente, mas lindo... um grande abraço! do amigo Eudin. Encerro minhas palavras com uma frase de Emily Dickinson. "Todo meu patrimônio são meus amigos" . Beijão!!!

Mazé Silva disse...

Olá minha amiga Zélia!

Apesar de não ter identificado-se, mas já sei que és tu, menina!Rsrs
Não seja supersticiosa, por ser um ano que termina em 13, mas as previsões podem dar errada, e se Deus quiser nada de mal vai ocorrer com o nosso Planeta.

Já chegam as catástrofes naturais e as provocadas pelo homem, não é!

Vamos pensar que o mundo é tão belo e bom de apreciarmos!

Beijos da amiga!

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Olá Júlio César!

Que bom ver você de volta ao nosso Blog! És sempre bem vindo.

Nada na vida é de perfeita harmonia. Existem as coisas boas e ruins.

O Sol é nossa fonte de vida e a Deus querer vai perdurar ainda por milhares de anos sem que haja malefícios para o nosso Planeta, já tão sofrido, não é mesmo Júlio?

Valeu a sua contribuição deixando aqui o seu belo comentário!

Obrigada, uma Feliz Páscoa para você e sua família!

Um beijão!

Mazé Silva.

Mazé Silva disse...

Olá meu amigo Eudin!!!

Para você ver, o destino nos traça cada uma! Nós, dois cearenses, fomos nos conhecer num Portal de Portugal. Ehehehehe. Engraçado mesmo não é?

Quanto a nossa Terra, é boa mesmo e o meu Limoeiro apesar de pegar fogo mas é um lugar muito bom de gente amiga, acolhedora, gente inteligente e a Educação lá é considerada boa, tem muita gente hoje ocupando grandes cargos nesse Brasil, e fora dele também, que são limoeirenses.

Quanto às palavras que escrevi sobre ti, são merecedoras, pois realmente és um escritor que só falta mesmo publicar o livro, pois o resto você já tem que é, talento, competência e gosta do que faz, fazendo com amor tudo sai melhor e bem feito, não é?

Você é muito modesto! Ehehehe. Mas merece todos os nossos aplausos. E já estou curiosa para ver o seu livro pronto e ter acesso ao mesmo.

Vou torcer pra você conseguir logo patrocinador para publicar logo a sua obra literária.

Não sabia dos escritores de Camocim. Manda dizer o nome de alguns pra mim! Ehehehehe. Já tenho um bem próximo, que é você que não tem nada de tímido, a sua habilidade com as letras já estão mais do que explícitas.

Gostei e achei interessante quando falastes, que para te ver feliz, basta papel, caneta e o Mar, especialmente o de Camocim. Ehehehe Coisa de escritor, de gênio!

Obrigada Eudin, por teres vindo aqui no meu Blog. Você é muito simpático, um encanto de pessoa na sua simplicidade de um homem sábio.

O meu email é: maze_silva@hotmail.com

Quando quiser comunicar-se comigo pode escrever. Estou curiosa para saber como conheceu o Armindo. Nós nos conhecemos já faz mais de três anos. Um cara sensacional.

Uma Feliz Páscoa, para você e sua família!

Um beijo grade da amiga!

Mazé Silva!

Eu no Divã disse...

Olá amiga Mazé! Voltei pra lhe responder. Com relação aos escritores, são vários, mas vou citar alguns (Inclusive temos uma Academia de Letras na cidade) ACCAL-Academia Camocinense de Ciências Artes e Letras. Eis alguns escritores: Raimundo Bento Sotero (um fera, ja lançou varios livros); RPires; Raimundo Silva Cavalcante; Carlos Augusto entre outros. Na realidade eu não conheci o Armindo, ele que me conheceu e não sei como. Rsssss... Quando percebi, recebi um comentário dele me pedindo permissão para publicar um texto meu (ao som de Eduardo Lages) amo piano e Eduardo Lages tocando então? eu gosto de escrever ouviando Eduardo Lages e cada canção me dá uma certa inspiração. Ai ele publicou um, dois, tres e me convidou pra ser representante do Portal idealizando a etiqueta "AO SOM DE EDUARDO LAGES" Inspirado na minha idéia e, ficou... srrrrsrss... estou te mandando um link da ultima publicação do livro de RBSotero(http://camocimdopovo.blogspot.com/2009/11/secretaria-de-cultura-promove.html)e o link da Academia, tá desatualizado, mas vale (http://www.literario.com.br/acl/acl.htm). um grande beijo e estou as ordens!!! e com relação a Limoeiro é isso mesmo, conheço, só tiro a quintura rsrsr. beijão!!

Eneide disse...

Mazé! voceme assusta com estas noticias! Sabe que sou medroza e lendo este artigo sobre o sol....verifiquei bem o ano aí!
Mascomo voce disse: Deusé misericordioso e não nos deixará sofrer demais. Defato nossa terra passa por tantos problemas e já pensou chegar a esta situação!
Gostei demais do comentário deste Eudin
Um abraço da mana

Mazé Silva disse...

Enede!

O Eudin, é um rapaz que escreve poemas lindíssimos ao som das músicas de Eduardo Lages e ele envia para o Armindo e posta no Splish Splash.

Ele escreve divinamente bem e vai publicar um livro de poemas.

Ele é de Camocim no Ceará e e falou que lá tem muitos escritores famosos.

Obrigada por ter vindo aqui e um grande beijo da mana.

Mazé Silva.

Adbox