DESTAQUES

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Humildade e o Orgulho


Po Mazé Silva
Elo Geográfico


Um dos benefícios para os leitores de Blogs, sites, é de que os mesmos fujam da rotina do que está proposto na temática escolhida para ser postada, pois muitas vezes sentimos a necessidade de falarmos sobre algum tema que mesmo sem ser proposital, servirá, de reflexão, estudo, análise, principalmente para muitos de nossos irmãos que olham a vida ou o mundo com outros olhos que o nosso pai não gostaria que assim o fosse.

Se tirarmos um tempinho para fazer uma exposição de pensamento, sobre determinado valor importante na vida do ser humano, só trará benefício, pois a grandeza que poderíamos adquirir ao longo de nossa caminhada, as vezes não nos damos conta de que estamos tendo uma visão errônea desse valor que bastaria talvez uma simples leitura e ter uma certa compreensão da veracidade, valerá como uma alerta e um aviso pra que se possa ter outra visão da anterior.

A postagem do nosso amigo Adailton Moura, um amigo colaborador e possuidor de muitos valores, dentre os quais ele citou da sua humildade que estaria postando com simplicidade a matéria anterior, embora seja sua modéstia forma de agir diante das circunstâncias. E essa palavra Humildade, surgiu como um tema que pensei de ser abordado aqui pela sua relevância diante da humanidade que convivemos hoje.

A Humildade é a mais nobre de todas as virtudes e cada indivíduo deixa transparecer, através de seu comportamento, suas ações e seus atos diante dos outros. O orgulho é soberbo e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola e mais medíocre vaidade. Julgando-se superior, nega tudo que a humildade defende.

Perante a cristandade, a humildade é a essência da vida que Jesus nos ensinou com sua sabedoria de Pai, de mestre, onde todos os cristãos, no convívio com seu irmão, demonstrar que, não é perfeito e sem pecados. Aqueles que, glorificam-se pelo que sabe e possui, pelo status que ocupa dentro da sociedade discriminadora, agem de maneira errada, pois ninguém é melhor que o seu semelhante e veremos que o glorioso, é o Deus pai todo poderoso, o criador e o ser Supremo que deixou tudo muito bem feito para que o homem soubesse aproveitar com dignidade.

Quando Jesus por intersecção do Pai veio habitar entre nós, ele já aparecera de coração aberto, humildemente espalhando amor em nossos corações. Poderíamos nos perguntar: - O que faríamos para nos tornarmos humildes diante dos irmãos? Ela é algo que o ser humano externa, e que são vibrações que o seu coração libera e que o faz ser glorioso, mas humilde diante do esplendor e do poder e da supremacia do altíssimo.

Todos estes sentimentos são valores externos e que poderemos perceber o quanto somos minúsculos, impuro, pecador, ou posso dizer que não serei nada, diante de sua onipotência e onisciência, onde o mesmo é o consumador de nossa fé. Se nós, no ato de nosso desprendimento de sermos imperfeitos e certificarmos dessa verdade, não haverá lugar para o orgulho, para a arrogância, a prepotência, e o glorioso mestre com sua benevolência, estará contemplando a nossa verdadeira fé, a nossa solidariedade e respeito ao próximo.

Mazé Silva – Elo Geográfico

Texto redigido através de análise principalmente do Valor Humildade, e fazendo algumas referências ao orgulho com elemento de oposição ao tema.

----------------------------------------------------------------------------------

Pensando em tornar mais completo o assunto aqui proposto, pensei em finalizar a minha análise e o pensamento de alguns estudiosos, enfocando alguma citações sobre o ORGULHO, que é o oposto da HUMILDADE.

Frases de Humildade

Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.
(Charles Chaplin)

A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.
(Confúcio)

O topo da inteligência é alcançar a humildade.
(Textos Judaicos)

A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.
(Miguel Cervantes)

O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.
(Augusto Cury)

A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.
(Paulo Freire)

"O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita pela qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não tem!"
(Arthur Schopenhauer)

Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.
(Rabindranath Tagore)

O orgulho divide os homens, a humildade une-os.
Henri Lacordaire

"Após a experiência dos ataques repetidos, convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida."
Vincent Van Gogh

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.
(Clarice Lispector)

A gratidão é o único tesouro dos humildes.
(William Shakespeare)

Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.
(Leonardo da Vinci)

Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.
(Bob Marley)


Vídeo: A humildade de Deus

2 comentários:

emocoesdevaleria disse...

Mazé adorei a tua análise.
Grande momento de reflexão para mim, que sou cadeirante.
Bjs.

Mazé Silva disse...

Olá amiga Valéria!!!

Fiquei tão feliz agora na madrugada, quando entrei por acaso no meu Blog, onde nunca mais tive coragem para atualizar e vejo o seu comentário, foi como se algo despertasse em mim, e senti algo forte, chamando-me para luta e deixar de ficar desvanecida com os problemas da vida.

Que bom você gostou da matéria e a sua vinda aqui e dizer essas palavras me fez refletir mais sobre a vida e dar mais valor a minha própria vida, que no momento sinto-me fragilizada e você é uma pessoa forte e que admiro muito e não é por ser cadeirante, que deixará de ser especial para os amigos e para todo o mundo cristão.

Obrigada e beijos no seu coração!!!!

Da amiga de sempre!

Mazé Silva!!!!

Adbox