DESTAQUES

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas – Queresma e a Campanha da Faternidade

Quaresma - Jesus no deserto

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, que tem início nesta Quarta-feira de Cinzas com celebrações por todos cristãos que vivenciam as comemorações da Igreja. Recebemos as cinzas em sinal de humildade e simplicidade, para chegarmos mais perto de Deus, para nos converter em Cristo Senhor, sabendo que o sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)

O período da Quaresma é aquele que antecede quarenta dias da maior festa cristã, que é a “Ressurreição de Jesus Cristo”, isto é até o sábado Santo. A Quaresma é tempo de conversão, de mudanças e poderemos nos sacrificar através de atos e atitudes voltadas para o bem, procurando cada um doar-se aos irmãos necessitados, fazendo uma doação, um gesto de amor, como visitar enfermos, asilos de idosos, os encarcerados que precisam de nossa força que buscamos espiritualmente para vivenciar na vida cotidiana. Já que não fazemos e nem tomamos essas atitudes durante o ano inteiro, vamos nos preparar para termos uma Páscoa verdadeiramente cristã, assim fortalecemos o nosso espírito para que possamos meditar e realizar os nossos desejos de amor ao próximo durante este período da Quaresma.

Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca.

Sacrifícios, poderemos fazer de diversas formas, dentro da nossa própria casa, fazendo abstinência seja de alimento seja jejuando, deixando de fazer algo que nos dar só prazer da carne e outros vícios, afinal de conta nós não vivemos apenas por instinto e sentidos, mas temos um espírito que é o mais importante, que se não agirmos só pelas intuições, não nos tornaremos filhos de Deus verdadeiramente. Vamos nos doar mais e nos sacrificar de coração aberto, com demonstração de amor, no intuito de agradar aos olhos do Senhor e a si mesmo. Fazendo algo de útil para a humanidade, como fazer o bem sem olhar a quem, orar pelos oprimidos, fazer a caridade que são atos que Deus quer que nós pratiquemos em nossas vidas.


A Campanha da Fraternidade, é sempre lançada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na Quarta-feira de Cinzas e estende-se durante todo período da Quaresma, que é o caminho que nos leva ao senhor que foi crucificado e ressuscitado.

Neste ano de 2012, a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.

A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde.

Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.

Na apresentação do texto-base, Dom Leonardo, explica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Texto redigido tendo como referência:
CNBB

Vídeo - Quaresma tempo para amar

4 comentários:

CLEUZA disse...

Sra Redatora Mazé Silva

Embora seja neófita nas profundezas da religião,mas o bom Cristão, é aquele que leva a sério os ensimentos do nosso Mestre Jesus. Este texto nos encaminha extamente para isto,para que reflitamos sobre os nossos atos e compromissos com ELE.A Quaresma é um excelente momento, para esta introspecção.Segundo o Evang.de MT.6,1-6.16-18,"Não pratiqueis vossa justiça diante dos outros,só para serdes notados.Assim não recebereis recompensa de vosso Pai nos céus."Procuro seguir à risca estes preceitos,mesmo errando muito,recomeço para consertar os meus estragos.Como o próprio texto,bem elaborado e coeso diz:Do pó viemos e para lá retornaremos. Obrigada por esta dádiva de leitura e de verdade.Bjs

Mazé Silva disse...

Olá, minha querida amiga Cleuza!!!

Estou bastante feliz pela sua visita ao Elo e já na certeza de que veio fazendo a sua vontade e a de Deus, que nos chama sempre para aplaudir e contemplar os acontecimentos abordados aqui de forma que venha alertar os seguidores da nossa Religião que é a católica e a todos os cristãos, para uma tomada de consciência mais profunda para o verdadeiro sentido desta Quarta-feira envolvida por temas como a Quaresma e a Campanha da Fraternidade!

Menina Cleuza, que grandeza de comentário, onde em poucas palavras você disse com verdadeira segurança que apesar de procurarmos viver a cristandade, sempre estamos errando e na busca de tentar melhorar, enxergando os nossos erros que são muitos, mas de forma sensível tomamos atitudes que sejam do agrado do Senhor!

Parabéns pelo magnífico comentário de uma boa entendedora do nosso papel de cristão e de evangelizadora aqui na terra!
Você é é uma pessoa muito amiga, verdadeira e conhecedora da palavra de Deus e temos muitas coisas em comum como já sabemos de outros sites e possuidora de uma sensibilidade que fiquei mais ainda sua admiradora!

Beijos e abraços em Cristo!!!

Da amiga de sempre!!!

Mazé Silva!!!

CLEUZA disse...

Amiga querida Mazé
Fiquei bastante sensibilizada com as suas palavras.Muito obrigada.A única coisa que tenho absoluta certeza é do grande amor que nutro pelo SENHOR NOSSO DEUS,O MESTRE JESUS E A VIRGEM MARIA.Tenho relatos(próprios) lindos para contar, mas só os farei, quando O SENHOR indicar o momento certo. Desejo ser uma evangelizadora da forma que DEUS quer que sejamos: Sem imposição,sem ostentação e sem questionamentos sobre outras religiões,respeitando cada conviccção, mas que ELE coloque em minha boca, e nas linhas que eu escrevo, a verdeira fé,pura e sem mácula,pois acredito na fé de modo absoluto.Estamos aí,juntas em Cristo,e com certeza breve seremos milhões.
Meus sinceros agradecimentos com as bênçãos do SENHOR!
Cleuza

Eneide disse...

Querida mana Mazé, parabéns por ter postado sobre este tempo tão importante para nós cristãos que é a Quaresma. É um tempo muito rico para nos examinarmo e eliminar tudo aquilo que nos separa do amor de Deus. Preparemo-no bem para a grande festa da Ressurreição. Gostei muito do comentário da sua amiga.
Abraço da mana Eneide.

Adbox