DESTAQUES

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável

Conferência Mundial - A Rio + 20


       Mazé Silva
    Elo Geográfico

Hoje teve início na cidade do Rio de Janeiro, a maior Evento para o desenvolvimento sustentável da história do Planeta, depois da que aconteceu em Estocolmo em 1972, sendo esta a primeira a realizar-se, a ECO – 92 que teve como sede a cidade do Rio de Janeiro em 1992 e a de Johanesburgo em 2002.

Duas décadas após a Conferência da Eco -92, que tinha como objetivo, a busca de meios que permitisse o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza, que de forma abrangente chamou-se desenvolvimento sustentável. Essa conferência foi motivo para que tornasse notório no Brasil e em diversos países do mundo, as questões ambientais, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável. Então vinte anos depois desse grande encontro de repercussão mundial está acontecendo a Rio + 20, que vai de hoje 13 à 23 de junho, novamente na cidade maravilhosa, onde estarão participando chefes de Estados de inúmeros países que integram a ONU(Organização das Nações Unidas)

Este grandioso evento ou a maior conferência Mundial que terá amplo espaço para debater, discutir, e incentivar a por em prática medidas para que tenhamos um mundo melhor, voltado para a Sustentabilidade, isto é, um plano em defesa do meio ambiente. A expectativa está sendo grande e a população e todas as nações em conjunto já devem ter a consciência de que a chegada do Progresso com o avanço tecnológico e aumento populacional, houve um aumento na emissão de gases que causam o Efeito Estufa, diminuição da Camada de ozônio, acúmulo de resíduos causando a poluição de rios, mares, mangues, provocando a diminuição rápida das reservas pesqueiras, ameaçando a Biodiversidade do Planeta, como a falta de água potável, destruição dos ecossistemas, etc.



Durante a realização dessa conferência Rio + 20, a cidade do Rio de Janeiro será considerada a capital mundial, onde todas as preocupações estarão voltadas para o que está sendo realizado em prol do bem comum.

A conferência Rio + 20 tem como objetivo, assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Os dois temas em foco na Conferência serão: 

(a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; 
(b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Na reta final do encontro, 130 chefes de Estado e de governo estarão presentes. Até lá, será realizada a Cúpula dos Povos. Será quando dezenas de milhares de membros de ONGs, industriais, militantes e representantes de povos indígenas discutirão sem as amarras da Geopolítica mundial a agenda eco-global. Esta será a quarta Cúpula de desenvolvimento sustentável da história.

A consciência ecológica tem que partir desde a educação na infância para que cada um seja instruído a fazer a sua parte e para isto a disciplina Ecologia deverá fazer parte do currículo escolar em todo mundo, sendo assim teremos uma vida melhor e um Planeta sem riscos de faltar o que é de mais essencial aos seus habitantes.

Deixo duas interrogativas que surgiram após conversa, debates, seminários, reflexões e criticidade, diante de tantas tentativas para melhorar o ambiente:
- Rio – 92, para onde foi?
- Rio + 20, para onde vai?

Texto redigido por Mazé Silva com base:

No site WWW.rio.20.info/2012/objetivos-e-temas
Jornalzinho de “Socioambiental” – O Povo – mês de junho


Apresentação "O que é a Rio+20?" - Romélia Souza

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mazé! Uma linda postagem, sobre um assunto actual que é da competência de todos, para melhor o mundo em que vivemos!!! Adorei! Beijos

Dina Ramos

CLEUZA disse...

Amiga querida Mazé

É muito prazeroso ver a preocupação de quem, por dever e obrigação, se reunem em pró de uma causa justa e nobre, em pró do futuro de todos nós. Mas,o que mais nos deixa em observação e expectativa são as situações ora apresentadas,às vistas de todos, o que está acontecendo no nosso planeta,pois espera-se que as propostas debatidas e sacramentadas, não fique somente no papel.Se eles se propuserem a implementar medidas severas, e que sejam compreendidas pela população mundial, vamos ter muitas coisas bonitas de se viver.Sou o tipo de pessoa que creio para ver.conforme aprendi com o meu SENHOR DEUS, portanto vamos dar um crédito de confiança para os dias melhores que virão.Parabéns pelo belo texto e excelente pesquisa.Bjs

Bottary disse...

Ola! Amiga Mapazepe!

Que bom que vc melhorou da saúde, e volta com toda força dando o seu ar da graça, para todos nós, aqui no seu Elo, digo, nosso Elo, eheheh!!!

Este negócio de somente ficar no Face, não nos leva a nada(ou leva?), dado que lá, não vemos nenhuma matéria neste naipe, que ora acabo de ler.

Acerca deste assunto em pauta na ordem do dia, eu só tenho a expressar que a humanidade sairá ganhando com melhor qualidade de vida em todos os sentidos, na medida em que o progresso consciencial de todos os governantes que detêm o poder para fazer ou não acontecer os acordos, se concretizarem efetivamente.

Outrossim, de acordo com os meus conhecimentos espitirualistas, hoje, adquiridos nos livros sobre este assunto, entendo que o Brasil será o celeiro mundial e, dele, irradiará pensamentos e comportamentos dignificantes que sobreporão todas as idéias negativas contrárias ao progresso da humanidade, moral e intelectual.

O IIIº Milênio que ora adentra, será um mundo de certezas com mais esperanças, sem a turbulência ora vigente. Nele, reinará atitudes voltadas ao Bem-Maior do cidadão, o que fará que se concretize a máxima Crística: " Conhecereis a Verdade e ela vos fará livre". E isto quer dizer: livre do egoísmo; da inveja; do ódio; do desequilíbrio mental, porque passa a humanidade. É isso que entendo que Ele falou há 2000 anos atrás, lá no mar da Galiléia.

Parabéns pela grandiosidade da matéria!
Bottary

Profª Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira disse...

Olá tenho um blog de ensino de Geografia e gostaria de lhe conviar para participar.
http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/

Mazé Silva disse...

Olá, amiga Dina...!!!

Que bom você gostou da matéria que como bem dissestes é um tema de interesse de todos os habitantes da Terra.

Obrigada pela visita e um beijo grande da amiga de sempre...!!!

Mazé Silva!!!

Mazé Silva disse...

Querida amiga Cleuza...!!!

Gosto muito dos seus comentários, que são sempre convincentes e está sempre a elevar o nosso trabalho, que é uma forma de incentivo para tentarmos fazer algo melhor e procurar postarmos assuntos relevantes e que conduzam os leitores a procurar tomar consciência e refletir buscando ver o mundo com olhos voltados para o bem comum.

Obrigada querida, e volte sempre com suas belíssimas opiniões...!!!

Beijos da amiga que muito admira-te...!!!

Mazé Silva!!!

Mazé Silva disse...

Olá Bottary...!!!

Esperamos que a mentalidade de toda humanidade, possa mudar sempre para melhor e que os dias surgirão com um esplendor, tornando um mundo voltado para o bem de todos, e que não só as autoridades preocupem-se com uma economia Verde, mas que os que detêm o poder, não deixe a ganância tomar conta de seus projetos, mas que eles possam agir em conjunto com todas as nações, levar ao crescimento, mas que não haja perdas em nenhum dos lados, seja econômico, social e ecológico.

A esperança é como dizes, é sempre um sentimento que a humanidade jamais deverá perder, pois enquanto há vida, existe esperança em cada um de nós...!!!

Obrigada...!!!

Mazé Silva!!!

Mazé Silva disse...

Olá minha querida amiga Gabriela...!!!

É com o maior prazer que recebo aqui no Elo Geográfico, uma companheira dessa missão tão difícil, mas gratificante, que é o magistério, onde buscamos sempre por em prática o que adquirimos de experiência e repassamos para os nossos educandos da melhor forma possível, pois além de professores somos educadores preparando o indivíduo para o exercício consciente de sua cidadania.

Agradeço de coração, o seu convite para participar do seu Blog de Geografia, essa ciência que muitos até hoje não compreenderam a importância que ela possui e que a sua abrangência faz interagir com muitas outras ciências a ela relacionadas.
Seja bem vinda e espero que esteja sempre que puder nos visitando!!!

Um grande beijo...!!!

Mazé Silva!!!

Adbox