DESTAQUES

domingo, 14 de dezembro de 2014

O Elo - Em Tempo de "Advento"

Mensagem do Elo Geográfico

Mazé Silva
maze_silvaa@hotmail.com

Passado alguns meses sem que houvesse nenhuma postagem no nosso Elo Geográfico, estou sentindo-me feliz, já que diante de um momento importante que estamos vivenciando, resolvi atualiza-lo justo no “Tempo do Advento”, que são quatro semanas que antecedem o Natal e que todos estão com preparativos para comemorar esta data de tamanha relevância para a humanidade. Enquanto queria sentir-me encorajada para voltar a este cantinho, que por problemas de saúde e também acomodação, deixei de trazer conteúdos, textos que talvez fosse do interesse de alguns leitores que aqui visitam, mas senti algo estranho, temerosa para recomeçar.


Estar de volta, é como renascer, ressurgir, sair de uma fragilidade, acreditem que, senti-me incentivada ao receber uma pequena mensagem da minha mana, "Ir.Eneide", e de uma amiga de Cuiabá por quem tenho uma grande amizade e admiração, "Cleuta Paixão". Ir.Eneide, sempre com sua fé renovada e com sua vida espiritual  voltada para a cristandade, para os pobres e oprimidos, jamais esquece de enviar para os irmãos, mensagens por mais singela que seja, lembrar de compartilhar conosco alguns escritos dentro da temática religiosa que a Igreja comunga ou festeja.Tudo isso veio  como uma motivação que é um processo mais interno e espiritual. Agradeço a Deus por ela ser uma mensageira que nos faz pensar, refletir e cada um tomar suas decisões que as consideram precisas para as suas ou nossas individualidades.

Eis a sua mensagem: 

Queridos manos,
Estamos iniciando novo Ano Litúrgico, entrando no Advento, tempo de renovar as esperanças, na expectativa da vinda de Jesus.
"Vigiai" é uma forma de advertência do próprio Jesus, a seus discípulos. Todo momento é bem vindo para acolher o Salvador.
O ADVENTO corresponde às quatro semanas que vêm antes do Natal, ou seja, antes do nascimento de Cristo. O evangelho fala que o servo vigilante é aquele que vence o egoísmo pela prática do amor-serviço.
O tempo do Advento é propício para avaliar as nossas atitudes cotidianas, pois somos servidores "vigilantes" ou somos egoístas "dorminhocos"?
Reflitamos durante este tempo sobres nossas ações como cristãos.
Abraço a todos e uma boa preparação, para o Natal do Senhor.”
Da mana, Ir. Eneide.

-----------------------------

Quem já adentrou ao Blog, pode deparar-se com algumas matérias ou postagens voltadas para a Religião. Até poderia surgir alguma interrogação: -Se o Blog é Geográfico, por que preocupa-se em trazer assuntos como estes e outros particulares? Eu diria aos visitantes, que o objetivo de nossas postagens está ligada ao ramo da Geografia e as ciências afins, isto é que estão dentro dessa ciência que é muito abrangente e que de acordo com nossas Etiquetas, se propõe a expor temas também Religiosos e que se formos analisarmos, veremos que faz parte da História da Cristandade e a História em si. Os "Momentos Elo" – é quando quero explicitar algum acontecimento da minha família ou da minha vida que trouxe-me alegrias ou tristezas.

Então, voltando a falar de forma bem sucinta sobre o “Advento”....deixo alguns lembretes que muitas vezes deixamos esquecidos, pois pensamos em bens materiais sem viver um momento que é de preparação para a vinda do Salvador, e saber que estamos nos redimindo para festejar “O Maior Acontecimento histórico de todos os Tempos”. São muitos os valores que, identificam-se para este momento, e que poderíamos agir de modo que agrade a Deus e ao nosso semelhante. Preparar nossos corações com alegria, brandura, mansidão, prudência, esquecer o egoísmo e pensar na partilha, na fraternidade, sermos doadores e cooperativos para que celebremos o Nascimento de Cristo sem pensar só em presentes, roupas novas, mesa farta, carros novos, mas viver o verdadeiro sentido dessa Festa Cristã.

A humildade, a simplicidade, a caridade, a união, dizer não a prepotência, a arrogância e entender que aquele que nasceu em um berço de palha, na maior pobreza e perseguição, é o maioral, pois a luz que brilhou no firmamento mostrando o caminho, era também anunciando que “Ele estava pra chegar”.....”O Salvador", que veio ao mundo para remissão dos nossos pecados e que com toda sua sabedoria e poder espiritual morreu pra nos dar a vida.

É tempo de Esperança, de otimismo e as velas que são acessas uma a cada domingo, que estão arrumadas em forma de Coroa com ramos verdes, que vem simbolizar as diversas etapas da salvação e as velas acesas simbolizam a nossa fé e significa que estamos felizes, alegres com a Santa Noite de Natal – Ele está pra chegar e aguardamos com ansiedade, pois sua luz vai brilhar mostrando o caminho e iluminando cada ser que vier a este mundo.

Este Menino veio nos trazer o  Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade. É uma oportunidade de buscarmos a nossa fé e o arrependimento de nossos pecados.

Desde longas datas as discriminações, a ganância, a soberba, já existiam e ainda perduram porque o poder é supremo pra quem os tem em suas mãos, não importa se tem gente morrendo de inanição, que são dizimados por lutarem por um pedaço de chão pra plantar e que sabemos que jamais essa sociedade tornar-se-á igualitária, só se houver uma mudança dos intrínsecos valores da humanidade. Todos nós somos iguais diante de Deus. Ninguém levará nada material, quando se for desta para outras dimensões.

Que o Advento, a preparação, a maneira como estamos celebrando, seja real, de renuncias, conversão do nosso modo de pensar, de agir e com amor incorporar  novos modelos de vida. Com aqueles que te magoaram, seja humilde para conceder o perdão, seja sábio para que sua luz possa juntar-se a que virá de forma suprema a clarear os horizontes, como um aviso que brevemente chegará, a do nosso Salvador – Jesus, o Messias e já serão 2015 vezes que, festejam-se e celebram-se a triunfal chegada de “Jesus Cristo”.
Se soubermos darmos o verdadeiro e justo valor a tudo que Deus criou, torna-se mais fácil olhar firmemente, fixar e entrelaçar  ao olhar do Cristo Senhor nosso.

Lembretes:

Ao celebrar o “Advento”, estejamos alegres de forma mais discreta e não tão intensa, deixando para fazê-la em toda sua plenitude na “Festa de Natal”. Ai sim, intensificaremos os aplausos, glórias e louvores com os anjos entoando Hinos Divinais, que será algo de novo que estamos realizando.

Fazendo e agindo dessa forma não estamos antecipando agora a real e plena alegria do Natal de Jesus Cristo. A vinda do Salvador, do Libertador vai ser um momento de sublime oração, de brilhos, não de ornamentos de luxúrias, mas o brilho da estrela maior que culminará a vossa chegada.

Que todos tenham uma preparação intensa, valorosa, generosa, lembrando que o perdão, a renuncia, o amor, possa converter a todos a ter uma vida modificada, não só com palavras, mas com atos e atitudes.

Amém...!!!

--------------------------

*Outra forma que o Blog Elo Geográfico celebrar “O Advento”, além da mensagem acima, é também louvando com uma canção tão bela do meu grande ídolo Roberto Carlos – “Ele Está pra Chegar” –vídeo belíssimo...!!!

Ele Está pra Chegar
Roberto Carlos

Se ilumine na luz das estrelas 
Se aqueça nos raios do sol 
Se refresque na chuva que cai 
Sobre a sua cabeça 
Agradeça e respire do ar 
Se concentre diante do mar 
Se procure e se encontre depressa 
Ele está pra chegar 

Não se pode negar os sentidos 
Tão pouco tapar os ouvidos 
Pra fugir das verdades 
Que a própria consciência nos diz 

Não adianta tentar se esconder 
Nem tão pouco querer se enganar 
Se procure, se encontre depressa 
Ele está pra chegar 
Ele está pra chegar 

Vista-se no branco desse amor que vem do alto 
Busque o céu dos seus pensamentos 
Veja que a verdade e as palavras do profeta 
Nunca se perderam nos ventos 

Pare pra pensar 
Pense muito bem 
Olhe que esse dia já vem 
Pare pra pensar 
Pense muito bem 
Olhe que esse dia já vem 

Pare, pense 
Olhe que esse dia já vem 
Pare, pense 
Olhe que esse dia já vem 

Muito breve uma luz vai brilhar 
Dessa luz Ele então surgirá 
Se materializando ante os olhos 
Surpresos do mundo 

Não se pode fugir dessa Luz 
Dessa força chamada Jesus 
Se procure, se encontre depressa 
Ele está pra chegar 
Ele está pra chegar 

Pare pra pensar 
Pense muito bem 
Olhe que esse dia já vem 
Pare pra pensar 
Pense muito bem 
Olhe que esse dia já vem 

Pare, pense 
Olhe que esse dia já vem 
Pare, pense 
Olhe que esse dia já vem 

Pare, pense (Aleluia, aleluia) 
Olhe que esse dia já vem (Aleluia, aleluia) 
Pare, pense (Aleluia, aleluia) 
Olhe que esse dia já vem (Aleluia, aleluia) 

Pare, pense (Aleluia, aleluia) 
Olhe que esse dia já vem (Aleluia, aleluia) 
Pare pra pensar (Aleluia, aleluia) 
Pense muito bem (Aleluia, aleluia) 
Olhe que esse dia já vem (Aleluia, aleluia) 
Pare pra pensar (Aleluia, aleluia) 
Pense muito bem (Aleluia, aleluia) 
Olhe que esse dia já vem (Aleluia, aleluia)

Ele Está Pra Chegar - Roberto Carlos

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida Mazé,

Parabéns pela sua mensagem sobre o "Advento" Ela reflete e encerra tudo aquilo que muitos gostariam de fazer desde que haja uma profunda reflexão.
Refletir com o foco em renúncia e/ou mudança de comportamento é importante, mas é muito conflitante com os costumes da nossa sociedade.
Que cultivemos esse princípio de renúncia ao egoísmo, nos direcionando para um comportamento mais fraterno, de amor e ajuda espiritual. Reconheço minha ausência junto a seus problemas, mas oro muito pelo seu pronto restabelecimento.

Grande Beijo - Feliz Natal e Boas Festas

Francisco Silva

Mazé Silva disse...

Meu estimado maninho Chico...!!!

Que bom você veio aqui em meu blog e deixou seu primeiro comentário nesse cantinho, que é de grande importância para mim.

Obrigada por ter respondido o e-mail compartilhado onde a nossa mana Ir.Eneide deixou a mensagem para nós todos, os irmãos da família.
Ela sempre tem um espírito iluminado e nos encaminha para o lado do bem com sua fortaleza da alma.

Fiquei feliz, por teres gostado da minha mensagem e digo que depois de ter postado aqui, ainda tive uma outra crise, embora parecesse que estivesse bem mais forte, para dar continuidade a uma vida de esperança, reflexão e fraternidade.

Agradeço a sua mensagem espirituosa que aqui deixaste e eu compreendo e perdoo por sua distância em meus momentos difíceis.

Desejo pra ti, muitas realizações neste Ano de 2015, que inicia-se e que venha com muita paz, saúde e que Deus ilumine todos nós em nossa caminhada.
Espero que volte sempre que puder ao Elo Geográfico e que eu possa ter forças para continuar esse meu Projeto seguindo as etiquetas ou as propostas do site.

Um beijo enorme pra você meu irmão, que sempre esteve a frente de toda família como um membro primordial e que pelo seu coração enorme, sensível e fraterno, sempre ajudou a todos os irmãos nos momentos difíceis, já que nosso pai se foi tão cedo e jamais irei esquecer de suas atitudes e responsabilidades com todos da família. Que Deus abençoe e ilumine hoje e sempre a sua vida.

Beijos no coração, da mana que ama-te sempre...sempre....!!!

Mazé Silva...!!!

Cleutta Paixão disse...

Maze minua amiga querida, obrigada, gostei muito do texto, e claro de ser lembrada. Continue, realimente este blog sempre. Estremos aguardando novas postagens!

Beijos no, e de coração da amiga de todas horas!

Adbox