A Geografia Física
É uma Ciência da Terra (geociência) que estuda o clima, a vegetação e a fauna, o solo, os rios, os mares e oceanos, as paisagens e como tudo isso se formou e se distribuiu no espaço.
De uma forma mais geral, podemos dividir o objeto de estudo da Geografia Física em:
1 - litosfera
A litosfera (do grego λίθος [líthos] = "rocha" + σφαίρα [sfaíra] = "esfera") é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
2 - Hidrosfera
Hidrosfera (do grego ύδωρ [hydor] = "água" + σφαίρα [sphaira] = "esfera") é o conjunto de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre.
A atmosfera (do grego ἀτμός [Atmos] = "vapor de água, vapor, ar" + σφαῖρα [sphaira] = "bola, esfera"), é uma camada de gazes que cobrem a superfície da Terra graças à ação da força gravitacional.
4- Pedosfera
O pedosfera é uma parte da geosfera e descreve a interface entre a atmosfera e a litosfera. É uma zona fronteiriça da superfície da Terra em que a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera interagem entre si.
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres, ou seja, é a zona onde se encontra vida na Terra. Nela encontramos todos os seres vivos, suas interrelações e suas interações com o meio físico (litosfera, atmosfera e hidrosfera).
Diversas disciplinas se enquadram em maior ou menor grau no que chamamos de Geografia Física, dentre as quais:
Biogeografia
É o estudo da distribuição da biodiversidade no espaço e no tempo. Investiga onde vivem os organismos e sua abundância. Procura descobrir não apenas quais espécies vivem em uma determinada época e onde elas vivem, mas também o porquê de ela viverem onde vivem e não viverem em outro(s) lugares. Geralmente é possível explicar esses padrões de distribuição das espécies com base em fatores históricos como especiação, extinção, deriva continental, glaciação e captura fluvial.
Áreas de Suporte - Cartografia, Toponímia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Geologia, Pedologia, Glaciologia, Hidrografia, Oceanografia, Meteorologia, Antropologia Sociologia, Filosofia e Estatística.
Continentes
Antártica, África-Eurásia, América, Austrália, África, Eurásia, América do Norte, Oceania, Europa,Ásia, América do Sul.
África:
Eurásia:
Oceania: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.
.
Geografia humana
É uma ciência humana que se consagra ao estudo e a descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço que a compreende, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade bem como o estudo do homem em que vivemos nos sentido da relação do homem com o espaço, o homem espacializado.
.
.
Dentro de cada campo da geografia humana se pode utilizar diferentes abordagens filosóficas para a pesquisa; por isto um geógrafo humano pode ser um geógrafo urbano marxista ou um geógrafo urbano feminista etc. Tais abordagens são:
.
Uma grande pergunta na geografia humana é se existe uma unidade básica de estudos (ou escala "geral") para estudar/analisar o espaço), e quál seja esta unidade. A pergunta é cómo delimitar o espaço para que a sua análise seja mais fácil? Exemplos de escalas básicas de geografia humana podem ser:
A "região" contém uma ideia de homogeneidade (por exemplo a região amazônica está principalmente coberta por mata); a região como unidade básica nos estudos da geografia humana foi criticada por Pierre Bourdieu na sua obra Poder simbólico;
Território: o território sendo uma área de jurisdição duma autoridade (no caso do Brasil por exemplo município, estado e federação; o território contém a conceição tradicional de poder (geografia política); o território e é uma construção militar, jurídica e ideológica; o "fora do território" se chama extraterritorialidade ou territorios em disputa; o território é uma escala fundamental;Urbano.
Método
Como em todas as ciências, na geografia humana se utiliza métodos e conceitos que servem para soster teorias.
Segundo Ron Johnston, existem três grupos de métodos na geografia humana: o "positivista", o "humanistico-hermeneutico", e o "estrutural".
.
Como a geografia humana estuda a própria sociedade através do espaço (ou a espacialidade da vida social), as dimensões do estudo da geografia humana são as dimensões básicas da sociedade, ou seja a dimensão econômica, a dimensão política, e a dimensão cultural da sociedade, entre outras coisas; resultam a geografia econômica, a geografia política, e a geografia cultural, entre outros campos da geografia humana:
Geografia econômica, Economia, Geografia cultural, Antropologia, Geografia social, Sociologia, Geografia histórica, História, Geografia rural agronomia, Geografia ambiental Estudos ambientais, Geografia médica,Medicina e Saúde, Geografia política e Geopolítica, Ciencia política, Geografia estratégica, Geoestrategia, Urbanismo, Arquitectura, Ecologia humana, Geografía humana.
Geógrafos Importantes na Geografia Humana
Carl Ritter (1779 – 1859); Paul Vidal de la Blache (1845 - 1918) - Fundador da Escola Francesa de Geoploítica e possibilismo; Halford John Mackinder (1861 – 1947);
Carl O. Sauer (1889 – 1975) - Crítico do determinismo ambiental; Walter Christaller (1893 – 1969); Richard Hartshorne (1899 – 1992);
Torsten Hägerstrand (1916 - 2004); Waldo R. Tobler (*1930); David Harvey (*1935); Edward Soja (*1941); Doreen Massey (*1944); Nigel Thrift (*1949).
Milton SantosRitter (1779 – 1859); Paul Vidal de la Blache (1845 - 1918) - Fundador da Escola Francesa de Geoploítica e possibilismo; Sir Halford John Mackinder (1861 – 1947).
Fonte:
**Geopólitica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc...É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação.
Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder.
Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário