DESTAQUES

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Celebrando Galileu


Apesar de o Ano Internacional da Astronomia já estar nos seus momentos finais,
algumas atividades ainda continuam. Por exemplo, essa imagem fantástica foi
lançada pela Nasa para homenagear Galileu, que há 400 anos fazia uma das
primeiras observações de cunho científico do céus.


Esta imagem é uma combinação de registros dos Grandes Observatórios da Nasa, compostos por telescópios atualmente em órbita da Terra: o Chandra, que observa em raios X, o Hubble, que observa desde o ultravioleta até o infravermelho próximo e o Spitzer, que observa no infravermelho.


Na verdade ainda teria o Compton, mas esse já terminou sua missão e foi mandado para o fundo do mar, numa reentrada controlada na atmosfera. Este último telescópio era capaz de observar em raios gama.

Mesmo esses três telescópios ainda ativos já mostram sinais da idade, o Chandra completou recentemente 10 anos de serviço e seus detectores já não estão tão bons e o Spitzer exauriu sua carga de hélio líquido e não consegue mais ser mantido frio o suficiente para observar no infravermelho mais distante e agora está operando em sua fase “morna”. O próprio Hubble, se não fosse a última missão de reparos em maio, já estaria aposentado.

A região desta imagem cobre uma área do céu semelhante a uma Lua Cheia, apontada justamente para o centro da Via-Láctea. Neste panorama podemos evidenciar o caos que é esta região da galáxia, com muita poeira, gás e radiação.

Em um espaço tão reduzido, é possível encontrar estrelas se formando, estrelas jovens e quentes, antigas e frias, restos de supernovas, anãs brancas, enfim exemplos de todos os tipos de estrelas e fases de suas vidas.

Além delas, é possível notar o efeito de tanta coisa junta, as nuvens de gás e de poeira que obscurecem o centro da Via-Láctea são esculpidas e formam pilares e bolhas.

O centro da galáxia, propriamente, é a mancha branca à direita do painel. Dentro desse casulo está o buraco negro central de nossa galáxia, com massa de milhões de vezes a massa do Sol. Você pode acessar a imagem original em alta resolução aqui.


Vídeo com imagens belíssimas em homenagem à Galileu

Nenhum comentário:

Adbox