DESTAQUES

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Caldeirão da Grande Nuvem, ou um estica-e-puxa cósmico

Os Enigmas do Universo pelo astrônomo Cássio Barbosa


Você consegue imaginar como seria uma maternidade só de bebês gigantes? Meio difícil, mas imagine agora que são estrelas-bebês-gigantes. Mais difícil? Então dê uma olhada nesta última imagem do Hubble. Voilà! Aqui está o maior berçário de estrelas de alta massa conhecido nas nossas vizinhanças.

A Via-Láctea forma um sistema com uma galáxia de Andrômeda que domina um aglomerado de galáxias próximas, chamado de Grupo Local. Essas duas galáxias são as maiores das redondezas e as que têm mais matéria desse sistema. Ao redor delas, dezenas orbitam e dezenas de outras galáxias satélites. Bem perto da nossa Via-Láctea duas galáxias existem irregulares que estão bem próximas: a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães.

Quem já as viu (é preciso um local bem escuro, no Hemisfério Sul) vê mesmo no céu duas manchas parecidas com nuvens. Essas galáxias estão sofrendo o puxão gravitacional da Via-Láctea e elas já algumas vezes um atravessaram. Tenho um colega que já sugeriu que as extinções em massa na Terra Poderiam estar Associadas a esses eventos, mas isso é outra história.

O fato é que esse puxa-repuxa que lembra bem um cabo de guerra deforma tanto as Nuvens de Magalhães quanto a Via-Láctea, mas como a massa das Nuvens é bem menor, como bem mais coitadas SOFREM. O gás contido nelas se comprime, esticado "é", esquenta e esfria por períodos de milhões e milhões de anos. Resultado? O maior berçário de estrelas de alta massa conhecido nas nossas vizinhanças!

A imagem do Hubble mostra o aglomerado de R136 Dentro do complexo de 30 Doradus. Cada um destes pontos azuis corresponde a uma estrela com dezenas de vezes a massa do Sol, algumas com mais de cem vezes! Cada uma delas EMITE um vento de partículas poderoso que vai limpando o meio em que nasceram, por isso esse formato de Buraco. No meio deste gás todo, mais estrelas estão se formando e depois de alguns milhões de anos depois Devem aparecer de limparem o meio em que estão.

O aglomerado tem por volta de alguns milhões de anos de vida e logo logo, esses pontos azuis vão começar a explodir. "Logo, logo" significa mais alguns milhões de anos, pois a vida dessas estrelas não chega a 5 milhões de anos às vezes. Imagina só essas estrelas explodindo como supernovas! Um belo show pirotécnico não céus do Sul.


Nenhum comentário:

Adbox