DESTAQUES

domingo, 10 de janeiro de 2010

Aeroporto de Frankfurt cancela mais de 200 voos por causa da neve

Previsão para o fim de semana era de mais nevascas

A neve e o mau tempo continuam afetando o sistema de transportes na Alemanha. No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, 226 voos foram cancelados.

Muitos passageiros permanecem no aeroporto enquanto tratores tentam limpar as pistas de pouso e decolagem.

A previsão é de que uma forte tempestade de neve atinja o país em breve. Os moradores foram aconselhados a comprar suprimentos essenciais para durar até quatro dias.

Muitos outros países foram afetados pela onda de frio na Europa. Quase 140 pessoas morreram congeladas nas últimas semanas na Polônia, e na Suíça, o tráfego de caminhões foi suspenso nos túneis dos Alpes, por causa da neve.

O Eurostar, que liga a Grã-Bretanha à França e à Bélgica, passando pelo Canal da Mancha, havia anunciado um serviço reduzido neste sábado.
A empresa de trens pediu aos passageiros que cancelassem ou adiassem suas viagens, se possível.

‘Paralisado’

Segundo o Departamento de Proteção Civil da Alemanha (BBK, na sigla em alemão), as fortes nevascas durante o fim de semana poderiam provocar cortes de energia e afetar gravemente o serviço de transporte público.


Mais de 300 acidentes de carro foram registrados no Estado de Baden-Wuerttemberg, no sudoeste, com mais de 40 pessoas feridas, segundo a agência de notícias Associated Press.

No Estado de North Rhine-Westphalia foram registrados 108 acidentes, enquanto na fronteira com a França, perto de Freiburg, centenas de caminhão passaram horas parados depois que as autoridades francesas fecharam as estradas por causa da neve.

Na sexta à noite, o aeroporto de Nuremberg foi fechado por algum tempo, depois que um avião da Air Berlin com 133 pessoas a bordo derrapou para fora da pista e ficou preso na neve. Ninguém ficou ferido no incidente.

A expectativa é de que fortes ventos e neve paralisem o tráfego em várias regiões da Alemanha. A falta do sal usado para derreter a neve nas ruas deve piorar ainda mais a situação em algumas regiões.

“O tempo previsto para o fim de semana pode levar a condições caóticas de trânsito e, potencialmente, deixar grandes áreas da Alemanha paralisadas”, advertiu o Auto Club Europa.

Os aeroportos convocaram funcionários extras e as operadoras ferroviárias advertiram para possíveis atrasos. A neve já chegou a mais de 30cm na ilha de Ruegen, no Mar Báltico, informou a rede de TV ZDF.

As autoridades recomendaram aos alemães que, além dos suprimentos, mantenham em casa combustível de cozinha alternativo para o caso de cortes de energia. Entre os produtos essenciais listados pelo BBK, está um rádio de pilhas para acompanhar a previsão do tempo.

Nos Alpes, os movimentados túneis Gotthard e San Bernardino foram fechados temporariamente para o tráfego de caminhões na sexta-feira, segundo informações do site de notícias Swissinfo.

Na Grã-Bretanha, o pior inverno em décadas aumentou a preocupação com as reservas de gás, depois que a temperatura chegou a -22C na Escócia.

A British Airways cancelou 54 voos do aeroporto de Heathrow no sábado. A expectativa era de atrasos em outros aeroportos. A empresa Easyjet também cancelou alguns voos.

Na Holanda, as autoridades usaram navios especiais para quebrar o gelo em rotas de navegação no canal Twente, nos portos de Almelo e Enschede e em Ijsselmeer.

A previsão é de mais neve forte no norte da Espanha e na França.


Nenhum comentário:

Adbox