DESTAQUES

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Entrvista na Rádio CBN com o Professor Astrônomo sobre o Achado de 32 Planetas fora do Sistema Solar

Divulgação da Nasa

Concepção Artística de um Exoplaneta


Encontrados 32 planetas fora do Sistema Solar

Descoberta do Observatório Meridional Europeu (ESO), no Chile, reforça esperança de vida extraterrestre

Mais astrônomos descobriram 32 novos planetas fora do Sistema Solar (também Chamados de exoplanetas). Como esses planetas orbitam uma Variedade de estrelas, esses novos achados reforçam a ideia de que eles são comuns na nossa galáxia e que o universo está repleto de possíveis palcos para a vida.

As descobertas foram feitas pelos telescópios do Observatório Europeu Meridional (ESO), baseado no Chile. Mas os cientistas não encontraram nenhum planeta do tamanho da Terra, que parecesse Habitável ou mesmo incomum. Mas o anúncio eleva o número de planetas já descobertos fora do Sistema Solar de um 400 mais.

Seis dos recém-descobertos planetas são algumas vezes maiores que a Terra, elevando o total das Chamadas "superterras" em mais de 30%. A maioria dos planetas descobertos até agora é muito maior, do tamanho de Júpiter (o maior planeta do Sistema Solar mais) ou. Dois dos planetas encontrados junto a essas estrelas Têm tamanhos próximos ao da Terra, disse o astrônomo Xavier Bonfils, do Observatório de Grenoble, na França.

Entre esses estão planetas gigantes gasosos estrelas orbitavam que pobres em metais, ou seja, compostas basicamente de hidrogênio e hélio. Até agora, a presença de planetas orbitando estrelas tais Considerada era incomum. Essa característica é Considerada pelos astrônomos especialmente interessante: cerca de metade dos novos exoplanetas encontrados tinha essa configuração.

TERRAS EM TODA A PARTE

O astrônomo Stephane Udry, da Universidade de Genebra, Disse que os resultados dão apoio à teoria de que uma formação de planetas é um fenômeno comum, especialmente ao redor de um certo tipo de estrela.

"Estou bem confiante de que há planetas semelhantes à Terra em toda parte", afirmou Udry, em entrevista via internet, de Portugal. "A natureza não gosta do vácuo. Se há espaço para pôr lá um planeta, lá haverá um planeta."

As descobertas foram feitas pelo Buscador de Planetas de Velocidade radial de Alta Precisão, instabilidades por que procura sutis nenhum movimento de uma estrela, que pueden ser CAUSADAS pela atração gravitacional de um planeta próximo. Nenhum dos novos planetas foi fotografado.

Deixem os seus comentários depois de ler o texto e ouvir uma entrevista com o Astrônomo Brasileiro Enos Picazzio.

Agradeço a sua participação.


16 comentários:

Manuel disse...

Olà querida Mazé!é realemente estranho essa descuberta de 32 planetas.E como diz o Prefessor Astranomo que ainda haverà muitas mais.Mas é certo como disse o frofessor que e nassa imaginaçao por vezes é que tem que recompor esses ditos planetas,porque apesar de termos uma tecnologia bastante avançada, nao hà ainda meios de poder afirmar se hà vida ou nao nesses planetas.E nao hà duvida Mazé, que ainda està aqui um grande mistério nesta matéria para descubrir.E nao serà melhor assim? e quem sabe!beijos e abraços

Mazé Silva disse...

Meu amigo Manuel!

Esse é um assunto bastante complexo e um dos astrônomos especialistas em pesquisa da estrutura do cosmus especialmente a geração de estrelas e galáxias formadas relativamente após o Big Bang.

Esse astrônomo o Ress, ele declara: não podemos dizer se há formas de vida no Universo, pois nem mesmo sabemos sequer como a vida começou na terra.

E mesmo se exista vidas por aí afora pelo Universo, não sabemos se ela evoluiu, para formas de vida complexas ou se encontraremos apenas habitados por besouros, formigas e coisas do gênero. Pode ser que sejamos a única vida encontrada na Galáxia.

Como é uma questão realmente importante e provavelmente ela será repondida, no decorrer desse século. Essa tarefa pode-se mostrar impossível.

É certo que poderemos descobrir, muitos outros planetas arredor de outras estrelas, mas não será fácil saber se existe vida neles.

Meu querido Manuel, gostei muito de seu comentário, está ficando cada vez mais aprimorado nos assuntos. Você é muito inteligente.

Beijos e abraços.

Mazé Silva

James Lima disse...

Mazé

O blog está muito lindo, muito bem feito. Tudo sobre a geografia mundial (e até fora do mundo). Meus parabéns.

Quanto à descoberta dos 32 planetas fora do sistema solar, eu acho isso muito bom, pois estamos progredindo rumo ao conhecimento total do universo.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Miriamdomar disse...

Olá Mazé
Como sempre, tem coisas muito interessantes no seu blog!
Incrível, a descoberta de mais 32 planetas!
Eles já têm nome?
Se já existem tantos planetas conhecidos, nem dá para imaginar quantos mais existirão ,fora do Sistema Solar!
Beijos da amiga
Miriam

Mazé Silva disse...

Olá James!

Nossa meu amiguinho, como estou feliz pela sua presença aqui no blog!

Amei você ter vindo aqui e deixar o seu comentário. Você sabe que gosto muito de você e tenho um carinho muito grande por ti.

Espero que volte mais vezes e teremos mais matérias sobre Astronomia que vai gostar, tenho certeza! Rsrsrsrsrs.

Obrigada por ter gostado do blog e eu nunca mais fiz uma visitinha no seu, pois estava trabalhando neste aqui e deu um trabalho danado, pra que é amador, mas a gente aprende as manhas, não mesmo?

Depois vou ver o nosso Roberto por lá. Rsrsrs

Um beijo carinhoso pra você!

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Olá Miriam!

Menina, pensei que não viesse ao meu blog! Rsrsrsrsr.

Estou feliz que você está gostando das matérias. E quanto aos planetas são coisas que nos deixa sempre perplexas com tantas descobertas na área da Astronomia e vem mais por aí viu?

Sim Miriam, sobre o nome dos planetas, muitos eles citam apenas características de sua formação, mas os últimos pelo meu conhecimento, receberam o nome de Kepler 4b,5b,6b,7b,8b, ests foram descobertos pelo Telescópio Kepler de grande precisão.

O Kepler foi lançado da estação espacial de Cabo Canaveral em 6 de março do ano passado. Ele está equipado com a maior câmera já lançada ao espaço.

Próximoas postagens terá mais assunto interessante de Astronomia.

Valei míriam pela sua presença, volte sempre!

Um beijo grande da amiga de sempre.

Mazé Silva

hermeson disse...

Tia Maze adorei o blog e a materia dos 32 planetas fora do sistema solar foi espetacular assim como todas as outras postagens a senhora esta de parabens!!!

HERMESON!!!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Maze de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!


Que materia maravilhooooooooosaaaaaaaaa!!!!

Adorei esta e todas as materias do seu blog sao super super super interessantes!!!!!!!!!

Por esta materia aih, nos deixa a entender como nos, seres humanos somos tao pequeninos em frente a este misterio profundo que e este cosmos!!!!!

Gosto muito daquele ditado

" Quanto mais sei, mais sei que nada sei. "

Muito verdadeiro!!!!!!!!!!!!!!

Aproveitando a ocasiao -

Parabens pelo seu dia Especial!!!!!!!! Continue assim sendo esta pessoa brilhante, super inteligente e que gosta de geografia - materia linda, diga-se de passagem!!!!!!!!!!!!!!

Muita paz interior, muita saude para que voce continue sempre transmitindo os seus conhecimentos e educando esses alunos que serao o futuro do nosso Brasil!!!!!

Carinhos!!!!!!!!!!!!!!!!

P.S. vou postar esta mesma mensagem no blog do maestro!!!!

C. Marley disse...

Nobre colega Mazé,

A minha visita inicialmente é para lhe desejar um feliz aniversário e que o Senhor do Universo lhe traga muita paz, saúde e felicidade.

Quero também deixar os meus parabéns pelo blog, que é uma excelente fonte de pesquisa e conhecimento.

Um grande abraço,

Mazé Silva disse...

Olá meu sobrinho Hermerson!

Meu filho desculpe a demora em responder o teu comentário, pois tive uns problemas e agora estou melhor voltei.

Que palavras marailhosas são as suas, muito obrigada, tá!

Beijos e abraços da tia,

Mazé Silva!

Mazé Silva disse...

Olá Marcia!

Fiquei tão feliz quando entrei no Elo que vi o teu comentário, pois lá no blog do Armindo eu pedi pra você deixar sua marca registrada aqui, mas já estou vendo. Que bom!

Obrigada mais uma vez pelos seus desejos de felicidades e tudo de bom na minha vida e eno meu aniversário

Eu retribuo com o mesmo pra ti, que é uma pessoa maravilhosa.

Beijos e abraços!

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Meu amigo Marley!

Agradeço de coração sua presença aqui no blog e fico feliz em receber os seus cumprimentos desejando tanta coisa boa que eu estou precisando realmente e só Deus pode nos conceder.

Obrigada pela presença ao Elo Geográfico e espero que volte sempre.

Beijos e abraços!"

Mazé Silva

Eneide disse...

Mazé! estou vendo que você também
é uma procuradora de planeta. Parabéns pelas pesquisas e também pelos amigos que comentam no seu blog.
Abraço da mana

Glória disse...

Sou fã dessa incansável pesquisadora...a verdade é que não estamos sozinhos nesse mundo e assim como há vida na terra não podemos descartar a hipótese de vida em outros planetas, beijo!

Mazé Silva disse...

Olá Minha mana Ir. Eneide!

Demorou a vir mas apareceu! Que bom você ter vindo e gostado!

É como dizes, estou agora a procurar planetas, apesar de não ser astrônoma, apenas Geógrafa, mas admiro muito essa ciência astronômica.

Obrigada e volte sempre!

Beijos da mana,

Mazé Silva

Mazé Silva disse...

Olá minha amiga querida Glória!

Muito bem o seu comentário e é como falastes, não é descatada essa possiblidade de ter vida em outros planetas, embora não seja humana.

As pesquisas estão aí cada vez mais avançadas com satélites de alta pracisão.

Minha amiga querida, que considero uma irmãzinha, gostei da sua vinda aqui e volte sempre!

Beijos grande!

Mazé Silva.

Adbox