DESTAQUES

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Maré de Janeiro Anima Surfistas

Teve início a temporada de ressacas em Fortaleza. Promessa de muitas ondas e sustos a
quem se dirigir ao calçadão da Praia de Iracema. Para a turma do Poço da Draga, janeiro é
um mês todo de diversão

Em pé, observando os colegas, o jovem afirma estar guardando forças para hoje, noite de lua cheia, quando a maré promete ser ainda maior. Ele tem razão. Segundo a Tábua de Marés da Marinha Brasileira, as ondas que atingiram a costa de Fortaleza chegaram a 2,9 metros às 15h30min. Para esta quinta-feira, atenção surfistas, estão previstas ondas de até 3,1 metros por volta das 16h17min.

O pôr do sol na Ponte dos Ingleses ganhou um atrativo a mais na tarde de ontem. A força da ressaca do mar faz barulho e assusta quem está por perto. Destemidos, os meninos do Poço da Draga fazem a festa a poucos metros da construção. "É a maré de janeiro que chegou. É um mês todinho na praia, surfando", explica o estudante Manuel Inácio de 17 anos.

O estudante Diego Parente, 22, levou a namorada Suyane Albuquerque, 19, pela primeira vez à Ponte dos Ingleses. O que seria apenas um passeio romântico virou uma tarde repleta de aventura. ``Achava que iríamos curtir um por do sol calmo, mas vou acabar tomando um banho. O passeio ficou emocionante``, explica. Frequentador do local desde criança, Diego afirma que sempre é pego de surpresa pela ressaca.

Espetáculo para os olhos, transtorno para os negócios. O garçom Roberto Ferreira, 41, há dois meses trabalhando em uma lanchonete localizada no meio da Ponte dos Ingleses, tem uma opinião oposta à do turista. ``Para quem trabalha, a ressaca é ruim, porque espanta os clientes. Eles tiram fotos, mas consumir que é bom, nada``, desabafa.

Calçadão

O recém-reformado calçadão da Praia de Iracema foi tomado por pedras de cascalhos. Para Carlos Aragão, dono de um bar naquele local, a nova cobertura da calçada foi formada em tempo recorde. ``De manhã, o calçadão estava limpo. Às 14 horas, a maré começou a encher tudo de cascalho``, revela.

Para o comerciante, a temporada 2010 de swells promete. Ele lembra de um janeiro há cinco anos em que as ondas ``lavaram`` todo o calçadão``. De posse da tábua das marés, ele profetiza: ``Este ano pode ser o pior desde aquela época``.

SAIBA MAIS SOBRE A RESSACA DO MAR

A ressaca é uma elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade. As ondas são maiores do que as de costume.

Mesmo ocorrendo no litoral, o fenômeno está ligado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, que normalmente acontecem em alto mar.

Segundo os especialistas no assunto, a ressaca precisa ser encarada com preocupação quando não são tomadas medidas preventivas.

Moradores ouvidos por O POVO afirmam que os estragos poderiam ser piores no calçadão se a barreira de pedras no entorno da Praia da Iracema não tivesse sido construída.

ricardomoura@opovo.com.br

31 Dez 2009 - 00h32min

Vídeo: Jangadeiro "Ressaca da maré alta prejudica comerciantes"



Nenhum comentário:

Adbox