DESTAQUES

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CPLP: MINISTROS DE ASSUNTOS SOCIAIS E DO TRABALHO SE ENCONTRAM EM FORTALEZA


Integrantes da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, eles farão a décima reunião setorial

Da Redação (Brasília) - Ministros dos oito países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam da X Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em Fortaleza, no Ceará.

Entre os temas a serem debatidos estão: os impactos da crise mundial no mundo do trabalho e na previdência social; a cooperação nos setores da qualificação e do emprego; os indicadores de mercado de trabalho e economia informal, e a cooperação Sul-Sul. Estão previstas ainda visitas técnicas a projetos sociais.

O encontro é promovido no Brasil pela segunda vez. O primeiro ocorreu em 2001, no Rio de Janeiro. A escolha do país para sediar os debates sobre seguridade social e trabalho ressalta o importante papel do governo brasileiro na condução do processo de cooperação entre as nações da CPLP. O evento está sendo organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Previdência Social.

A reunião ocorrerá no Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar - 3.980, Praia do Mucuripe), com a abertura marcada para as 9 horas, do dia 22/2. Ao final do evento, na quarta-feira (24/2), após a aprovação da “Declaração de Fortaleza” – com as deliberações do encontro, haverá uma entrevista coletiva.

Reuniões setoriais – A CPLP é uma espécie de comissão de nações, criada em 17 de julho de 1996. A Conferência de Chefes de Estado e/ou de Governo é o órgão máximo. As Reuniões Ministeriais Setoriais são constituídas pelos ministros e secretários de Estado dos diferentes setores governamentais de todos os Estados-membros. Compete às Reuniões Ministeriais coordenar ações de cooperação nas respectivas áreas.

Na área de “Trabalho e Solidariedade Social”, as reuniões, a partir de 2000, aconteceram em Lisboa; Rio de Janeiro; Maputo (Moçambique); Luanda (Angola); Cidade da Praia (Cabo Verde); São Tomé (São Tomé e Príncipe); Bissau (Guiné-Bissau); Díli (Timor Leste) e Óbidos (Portugal).

Grande Debate

José Pimentel participa do Grande Debate na Tv O Povo

Fortaleza vai sediar, do dia 22 até o dia 24 deste mês, a Décima Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que vai tratar de assuntos relacionados ao trabalho, emprego e proteção social. O objetivo é discutir ideias e planos que possam impulsionar o desenvolvimento das economias locais.

A Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi o tema do Grande Debate dessa quinta-feira que teve a participação do ministro da previdência social, José Pimentel, e foi transmitido ao vivo também pela rádio O Povo /CBN.

Fonte:

Jornal O Povo Online

14/02/2010




Nenhum comentário:

Adbox