DESTAQUES

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água -22 de Março de 2010


Para o professor Zee, um dos principais problemas a serem solucionados é a acessibilidade à água que se encontra debaixo do solo.

A maior reserva de água doce subterrânea do mundo está no aqüífero Guarani, localizado na região que engloba o centro-sul do Brasil, o nordeste argentino, o Paraguai e o Uruguai.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Ambiental e Agropecuária (Embrapa), a água no local é de ótima qualidade e suficiente para abastecer o país inteiro por dois milênios. "Para retirar a água que está subterrânea, é preciso investimentos em tecnologia avançada, o que gera um aumento do custo para quem vai consumi-la. Temos a maior parte do aqüífero Guarani sob o território brasileiro.

Mas a viabilidade do seu uso depende dos custos (de bombeamento) e da avaliação dos impactos e da poluição que seriam gerados", explica David.

“Para cada mil litros de água usados, outros 10 mil são poluídos.”

Apesar de ser ainda pouco aproveitada, a água mineral do aqüífero tem sido extraída por algumas empresas, fato que preocupa alguns ambientalistas.A água é um recurso natural reciclável. Na superfície ela se evapora, forma nuvens e volta à terra através de chuvas e neve, que escorrem para os rios, lagos e subsolo, fazendo um processo cíclico.

Entretanto, a poluição e a contaminação, além de outros fatores como a destruição de mananciais, o assoreamento de rios e lagos e a impermeabilização do solo, comprometem o volume de água potável e reutilizável. Para cada mil litros de água usados, outros 10 mil são poluídos. "Cerca de 20% da origem da água que usamos provém dos esgotos.

O tratamento eleva os custos. Muito poderia ser resolvido com a otimização do uso. Para dar um exemplo de utilização errônea: a água das torneiras, e até que usamos para beber, é a mesma dos vasos sanitários", observa David Zee.

O professor lembra que a mudança nos hábitos da população é de vital importância e não apenas um apelo exagerado dos ambientalistas: "O desenvolvimento de tecnologias, aliado aos costumes, pode aliviar bastante esse panorama negativo. Na Europa, que está mais atenta à questão da escassez da água, é comum minimizarem o consumo. Aqui, vemos muito desperdício e mau uso", diz.

E o tanto de água salgada que há na Terra não poderia ser convertida em água potável? "De fato, isso é possível. Mas mais uma vez nos deparamos com os custos - no caso, da dessalinização. Acredito, contudo, que é provável que este processo futuramente acabe se transformando numa solução, se não tentarmos logo reverter a situação atual", conclui David.

Faça a sua parte

Se cada ser humano do planeta fizer a sua parte e a água potável for devidamente preservada, não precisaremos nos preocupar com a sua falta. Confira algumas dicas básicas para evitar o desperdício:

- Escove os dentes e se ensaboe no banho com as torneiras fechadas. O mesmo vale para lavar a louça e para fazer a barba. Com a torneira aberta durante todo o "processo", o gasto ultrapassa os 20 litros. Se você não está usando a água naquele momento, por que deixá-la ir embora?

- Ao lavar o carro, utilize um balde. Um banho de mangueira de meia hora gasta mais de 500 litros de água, enquanto o uso de baldes consome cinco vezes menos. O mesmo acontece ao limpar a calçada.

- Use a máquina de lavar somente quando estiver cheia de roupas.

- Para molhar as plantas, regue só o necessário e, de preferência, nas horas menos quentes do dia (logo pela manhã é o ideal para as plantas e para evitar desperdício). E se a meteorologia prever chuva, a necessidade de água para regar diminui bastante.

- Evite banhos muito demorados e o uso de banheira.- Fique atento a possíveis vazamentos. Uma dica é conferir sempre a conta de água e investigar gastos abusivos e repentinos.- Verifique também as torneiras e feche-as bem. Torneira pingando, no final, acaba resultando em um grande prejuízo. São 46 litros desperdiçados por dia.


por Mônica Vitória

22/03/2010

MSN.Com


5 comentários:

LILIAN HAHN MARIANO DA ROCHA disse...

Oi Mazé

Passando pra mais uma vez te dar o parabéns pelo blog e pelas escolhas dos assuntos e temas que aqui trazes, sempre muito bons e educativos.

Se mais não passo e deixo registros bem sabes pq. Mas logo, logo tudo se define, ou seja, ou termina, ou termina o tempo. Qualquer que seja o termino, penso que muito aprendi. Não somos todos iguais e portanto ideias e objetivos tbem mudam e passam a ter significados diferentes a cada novo momento de nossas vidas.

Beijus

Lilian

Mazé Silva disse...

Oi minha amiga Lílian!!!

Desculpa o atraso em responder,pois são aqueles problemas que te falei que está dificultando o meu trabalho e até responder aos amigos que aqui vêm como você.

Lílian, muito obrigada pelos elogios, por gostares das matérias que eu posto, do blog, e, vai ficar melhor quando a Doutora Lílian, mandar umas matérias cinco estrelas. Rsrsrs. Sei, que és muito capacitada. Ficarei bastante feliz com a sua colaboração, quando puder lógico.

Eu sei amiga, que seu tempo é muito pouco, eu entendo, mas breve como falaste, vai dá pra melhor comparecer aqui.

Estou torcendo por ti sempre, pela conclusão da sua Tese, que sei vai ser brihante!!!

Um beijo no teu coraçao e depois eu te escrevo, ok?

Beijocas!!!!!!

Mazé Silva.

Bottary disse...

Olá! Amiga Mazé,
Doravante minha professora de Geografia Universal.
Muito me honra estar aqui conhecendo o seu Blog, que diga-se de passagem muito enriquecedor.
Obrigado pelo convite.
A frase acima diz que "o Elo Geográfico pretende ser um elo de ligação entre todos aqueles que acreditam que a distância, mais do que nos separar, pode nos unir".
Pois bem! Fiquei encantado com o blog, com suas riquezas Naturais-Universal, o que me fascina sobremaneira.
A Geografia Universal sempre me fascinou, não obstante ser formado no curso Técnico em Mecânica. Como técnico trabalhei numa mina subterrânea de chumbo e zinco, a noroeste de Minas. É algo fascinante o subsolo!
Aliás, tudo o que diz respeito à natureza; tudo que diz respeito ao Universo é encantador e sobremodo sublime.
Gostaria de lhe falar que, pra quem disse que sou filosófico e criativo, posso expressar-lhe que a recíproca é verdadeira.
A frase acima, se me permite dizer, representa a sua essência, haja visto que o raciocínio é um óbvio ululante, na medida em que nos dias de hoje, a distância é tão somente a medida mesmo entre dois pontos, não importanto se eles estejam aqui em BH ou em Fortaleza, não é mesmo?
Que legal, hein?
Estamos unidos não só na amizade internáutica, como também, por intermédio da eletrônica, cuja função universal é realmente esta, qual seja, a de que fala a frase: "...mais do que separar, pode nos unir."
Visitando o blog apenas na barra de rolagem, pude observar o quanto será enriquecedor para meu espírito, e, neste apecto, prometo a vc que estarei visitando-o em novas oportunidades e paulatinamente estudando o rico conteúdo.
Infelizmente não tenho capacidade de ser um colaborador, contudo serei um navegador-observador, tendo o imenso prazer de fazer comentários que me convierem.
Quanto à postagem " Dia Mundial da Àgua, de 22 de março, discordo do item molhar as plantas, uma vez que aprendi, numa de minhas aulas de Biologia, que o melhor horário para regar as plantas é o horário da tarde, ao pôr do sol, uma vez que a partir daí a planta estará absorvendo com maior propriedade o líquido.
O Brasil, segundo consta nas literaturas espiritualistas, será o celeiro do mundo e toda esta água existente no coração dele será abundante, em momento oportuno.
Claro que vai ainda aparecer - e já está acontecendo - pessoas voltadas para o bem da humanidade.
Quanto a custos, fui de uma empresa que só ficava no vermelho, mas quando todos se conscientizaram da real necessidade de mudança de paradigma, lemos o livro a Meta e iniciou um processo de mudança de comportamento agregando valor à produtividade de cada um, e, por conseguinte a todo o processo.
Com base nisto, posso assegurar=lhe que qualquer pessoa pode trabalhar procurando diminuir custos de processos. É só ler o livro "O Voo do Búfalo" que vão entender o estou falando.
Aquela água do aquifero Guarani nos espera, igual o pré-sal nos esperou.
O Vídeo com Sandy cantando foi excelente e muito criativo. A mensagem foi dada com muita propriedade.
Ah! Gostei muito de ver que vc tem um portuga como colaborador. O nosso ilustre amigo Armindo Guimaraes; aliás é outra pessoa da qual agradou-me sobremaneira tê-lo como Amigo, pois é uma pessoa sincera na sua maneira de ser. Estou aprendendo muito com ele.
Outra observação que faço relativo ao blog é o horário que está uma hora na frente em relação ao horário de Brasília, por quê?
Devo após este primeiro contato, enviar ao meu afilhado, que é professor de Geografia; à minha amiga Andrea em Paracatu, que é professora também, e a outros que tenho apreço, os quais, acredito vão gostar por demais navegar na imensidão deste Universo, por intermédio de seu trabalho.
No mais um grande abraço e fica com Deus.

Bottary disse...

Mazé,
Ia-me esquecendo. Vc teria um e-mail onde pudéssemos intercambiar acerca do assunto contido no blog?
Sei que aos poucos vou estar fazendo perguntas à minha professora, à parte, talvez.
O meu é: gbottary@yahoo.com.br
Obrigado!

Mazé Silva disse...

Olá meu querido amigo Bottary!!!

Achei engraçado e amável, quando disseste que serei sua Professora de Geografia Universal! Rsrsrs. e você o meu leitor universal!

Está sendo uma grande honra pra mim receber sua visita aqui no Elo e fico feliz em saber que tem alguém do nosso meio Robertocarlístico, que gosta e tem interesse pela tão vasta ciência que realmente como você falou Bottary nos fascina os enígmas do Universo e também gosto dos aspéctos naturais da Geografia.

A Geogrfia sendo uma ciência muito abrangente ela engloba um grande número de outras ciências e que muita gente não sabe que se eu estou falando de Geologia, estou trabalhando a Geografia.

Bottary, pra você foi uma grande experiência, em ter trabalhado numa
Mina de chumbo e Zinco. Então aí já entra estudos geológicos e geomorfológicos, por isso a Geografia é muito vasta de conteúdos, é linda em todos os aspéctos, quando se estuda com seriedade, seja problemas Sociais, Politicos e Econômicos, ou mesmo estudar a Astronomia, mostrando a grandeza e beleza do Unuiverso. É bom demais e fico feliz em saber que você gosta.

Que bom você irá divulgar o Bolg para algumas pessoas da sua
família que se interessam pelo assunto.

Achei interessante a história do livro que leram pra mudar os rumos ou objetivos da Empresa.

Não seja modesto, quando fala que não tem capacidade de ser um colaborador! Claro que tem, você é muito inteligente e sábio, talvez faça até melhor do que eu.
Quando tiver algum assunto que queira que eu publique no Elo
Geográfico,pode enviar sem problemas nenhum, vai ser um prazer ter matérias suas publicadas aqui.

Quando eu criei esse blog, eu passei um ano sem postar matérias, apenas iniciei com quatro ou cinco postagens por uns problemas de saúde, familiares. Antes, o nome era Mazé Silva, depois hove essa mudança para Elo Geográfico.

O grande amigo Armindo, que é meu digníssimo colaborador, me ajudou muito, com idéias, a questão da estética do blog, aprendi com ele como administrar um blog utilisando todos os artifícios e segredos que eu achava que era impossível.

Ele é muito conhecedor da parte histórica, mas também ele tem um conhecimento interdisciplinar, onde abrange todas as áreas de estudo. Somos amigos des 97, e nos conhecemos no Clube do Rei. Depois ele criou o blog Splish splash, antes era Armindo Guimarães e me chamou para ser sua colaboradora.

É como flalaste, a gente aprende muito com ele, além de ser uma pessoa que está sempre de bem com a vida, é carismático, humorístico e muitas outros valores. Gosto muito dele, é meu amigão do peito e adoro ele!!!!

Já ia esquecendo, o relógio do blog está uma hora adiantado, por causa do horário de verão, que terminou e eu não atualizei. Rsrsrs
Vou tirar um tempinho para ajeitar, ok? Bem lembrado meu amigo!!!

Sim o meu email é:

maze_silvaa@hotmail.com

Agradeço de coração todas as palavras lindas que escreveste com relação a mim e ao blog.

Volte sempre!!!
Beijos!!!

Mazé Silva

Adbox