DESTAQUES

sexta-feira, 19 de março de 2010

Limoeiro sedia conferência sobre ciência e tecnologia em abril

Evento reúne amanhã 35 municípios da região do Jaguaribe em torno de discussões sobre o futuro da tecnologia no estado.

Diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil devem se encontrar amanhã para discutir a atualidade e o futuro do cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. É a Conferência Regional de CTI&ES.

Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um documento final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

A Conferência Regional de CTI&ES em Limoeiro é a primeira de uma série de quatro Conferências Regionais preparatórias para a Conferência Estadual, que será realizada em Fortaleza nos dias 8 e 9 de abril. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Também vão receber as Conferências Regionais os municípios de Crato (17/03), Tauá (24/03) e Sobral (31/03). A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCT, prevista para ser realizada de 26 a 28 de maio.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br).

René Barreira, secretário da Secitece, enfatiza a importância da participação de todos os municípios da região do Jaguaribe na Conferência Regional. “É necessário o envolvimento da região como um todo. Queremos estabelecer pontes, uma interface, de modo a promover a integração e articulação entre os subsistemas de Ciência e Tecnologia e Educação”, frisa.


SERVIÇO

Conferência Regional de CTI&ES
Local: Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE (Av. Dom Aureliano Matos, 2058)
Horário: a partir das 8h

Definida a data da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior. Segundo informou, nesta quinta-feira, 18, o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, ocorrerá nos dias 8 e 9 de abril próximo, em Fortaleza.

Antes, porém, estão se realizando as convenções municipais de Ciência e Tecnologia. Houve a primeira no Crato, nesta semana, e virão mais duas: dia 24, em Tauá; e dia 29 na cidade de Sobral.

Todas as conclusões obtidas nos encontros municipais vão estar em debate na conferência estadual e serão levadas, em documento, para apresentação na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior, em Brasília, de 26 a 28 de maio próximo, segundo o secretário René Barreira.
O Povo Online

Nenhum comentário:

Adbox