DESTAQUES

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Primeiro endereço de website totalmente em árabe já está disponível

Wbsite do Ministério das TIC do Egipto é o primeiro a disponilizar o seu endereço em árabe

O organismo responsável pela gestão da Internet - “Internet Corporation for Assigned Names and Numbers” (ICANN) - anunciou que está em funcionamento, desde ontem, o primeiro website cujo endereço é totalmente composto por caracteres de alfabetos não latinos.

Trata-se da página do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação do Egipto que, poucos meses após a aprovação dos primeiros domínios em caracteres não latinos, torna-se pioneira a disponibilizar o seu endereço em árabe, inclusivamente escrito da direita para a esquerda.

Egipto, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram os primeiros países autorizados a registar domínios de topo nos seus caracteres nativos. Esta mudança técnica implementada pela ICANN também permitirá o uso de caracteres tailandeses ou chineses, sendo que mais de 20 países já requisitaram aprovação de domínios nacionais.

Embora tenha sido anunciado que os domínios estariam disponíveis para uso imediato, a ICANN admite que pode demorar algum tempo até que todos os alfabetos funcionem correctamente. Além disso, alertou para o facto de nem todos os softwares estarem adaptados a esta nova realidade, pois ainda que possam direccionar o utilizador para o site correcto, na barra de endereços não surgirão os caracteres originais.



Alguns softwares não assumem os caracteres árabes no endereço


Rod Beckstrom, presidente da ICANN, classificou esta mudança como “histórica”, na medida em que este organismo trabalha há vários anos para implementá-la. Até agora, os endereços de websites podiam utilizar alguns caracteres de outros alfabetos, mas os códigos de países, como ".eg" (Egipto), tinham que ser escritos com caracteres latinos.

Ciência Hoje
10-05-2010

Nenhum comentário:

Adbox