DESTAQUES

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia Mundial da Amamentação

Dia mundial da Amamentação

 *Matéria gentilmente enviada pela Ir. Eneide, amiga do Elogeográfico

6/8/2010, Sexta-Feira - Fortaleza - Ceará

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2010 no Albert Sabin


No dia 2 de agosto será feita a abertura da semana pelo secretário de saúde do Estado, Arruda Bastos, no recanto dos acompanhantes (que fica dentro do Hias) a partir das 9h.

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) foi escolhido como ponto de partida para as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2010, que será realizada de 1º a 8 de agosto. A abertura da Semana será no dia 2 de agosto, a partir das 9h, no recanto dos acompanhantes, no Hias, com a presença do secretário de saúde, Arruda Bastos.

Na oportunidade, serão homenageadas as 50 mães que atualmente doam leite materno às 20 crianças internadas no Centro de Tratamento Intensivo e Unidade Neonatal de Cuidados Especiais. Elas são atendidas pelo Banco de Leite que funciona no Hias desde 2004. Atualmente, a unidade dispõe de 10 litros de leite pasteurizado e sete litros de leite cru por dia, que são fornecidos aos recém-nascidos internados no hospital.

Além da ação no Hias, a Secretaria da Saúde do Estado realizará, dia 6 de agosto, o VIII Encontro Estadual de Hospitais Amigo da Criança e o II Encontro Estadual de Aleitamento Materno. Os eventos reunirão representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), dos Hospitais Amigos da Criança, além de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), das 8:30 h/m às 17 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 com o objetivo de incentivar e conscientizar sobre a importância da amamentação. Para este ano, o tema é “Amamentação: apenas 10 passos”, que facilitam o aleitamento a partir de práticas e orientações no período pré-natal, atendimento à mãe e ao recém-nascido, desde o trabalho de parto até o retorno ao domicílio.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida. A amamentação imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal (que acontece até o 28º dia de vida).

A amamentação na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Abertura da Semana Mundial de Amamentação

Dia: 02/08/10
Horário: A partir das 9:00 horas.
Local: Recanto dos acompanhantes, no Hospital Infantil Albert Sabin(Rua Tertuliano Sales, 544- Vila União).

30.07.2010

Assessoria de imprensa do Hospital Infantil Albert Sabin
Helaine Oliveira ( imprensa@hias.ce.gov.br / 85 3101-4198

6 comentários:

Mazé Silva disse...

Olá meu amigo Bottary!!!

Eu te agradeço imensamente pelo poster que fizeste sobre o aleitamento Matenrno atendendo ao meu pedido sobre esta matéria importante, pois nem eu e nem ela a minha mana Ir.Eneide que não teve condições de prepararar a matéria, tndo em vista, o Congrasso Nacional em Brasília dos Dirigntes das Santas Casas em todo País.

O vídeo também ficou uma maravilha!

Foi muito bem lembrado que esta Campanha aqui no Ceará teve a presença do Secrtário de Saúde e o Hospial Albert Sabin foi o escolhido para iniciar esssa campanha no dia 02 de agosto e e estendeu-se até o dia 08 do mesmo.

É bom ser lembrado que a Campanha
Aleitamento Materno terá suas homenagens não só para contemplar essas 50 mães que fazem doação para o Banco de Leite, para atender as crianças no Centro de tratamento intensivo Neonatal de cuidados especiais.

Vale lembrar que as campanhas sobre o Aleitamento Materno não será só no mês de agosto, mas durante o ano inteiro, ninguém poderá esquecer da eficácia do aleitamento Materno pra que a criança se torne mais imune as doenças já que o mesmo possui todos os nutrientes, proteínas para um crescimento saldável da criana.

Boa postagem!

Beijos da amiga.

Mazé Silva

Glória disse...

Legalll!!!

Anônimo disse...

Amiga Mazé,

Estou mostrando para minha norinha que vai ganhar um bebezinho agora em setembro, pela primeira vez e ficamos rindo do bebezinho se arrastando até chegar ao peito da mamãe.

Ela também vai dar o seu leite ao seu primeiro filho até ele fazer os seus 2 anos, pelo menos enquanto ela tiver leite pra dar.

Adoramos esta matéria.

Ela veio a propósito.

Diga à sua irmã, que gostamos por demais.

Mazé Silva disse...

Bottary meu amigo, que coisa linda estas imagens do vídeo?

É de arrepiar!!!

Imagino como a sua nora ficou emocionada em ler esta matéria e ver este vídeo tão lindo e importante!

Eu também vovô curuja, eu fiquei olhando e rindo esta bela criança tateando com a boquinha e arrastando-se até encontrar o que ela queria. o peito da mãe para sugar o alimento mais precioso para a vida do bebê!

Pois é bottry essa matéria chegou na hora certa!

Muito bom mesmo!

Beijos da amiga!!!

Mazé Silva

Eneide Silva disse...

Querida mana Mazé e amigo Bottary
Agradeço de todo coração ter aceito a sugestão de postar sobre este assunto do aleitamento materno.Somos todos responsáveis por estas crianças que serão o futuro do nosso país. Temos que cuidar desde a gestação e no nascimento tendo este cuidado de oferecer o alimento mais precioso para sua vida; o leito materno. Parabéns! o vídeo é lindo mesmo!
Abraços e continuemos incentivando o aleitamento materno a todas as mães que pudermos falar.

Bottary disse...

Ola! Irmã Eneide,

Pra mim foi com imenso prazer fazer esta matéria.

Se há algo que muito me agrada é saber que na inocência das crianças está a verdadeira simplicidade.

Se me permite dizer e parafraseando o próprio Cristo, " Deixai que venham a mim todas as criancinhas,...", pois quê, é bom por demais abraçá-las e brincar com elas.

A minha netinha me faz de palhaço e eu adoro ser o palhaço dela, ehehehe!!!


Um grande abraço!

Adbox